icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Processamento de madeira de vidro líquido

Os materiais de construção em madeira têm muitas vantagens - confiabilidade, durabilidade, inofensividade. Eles retêm bem o calor, são resistentes a fatores ambientais adversos, são pouco suscetíveis à expansão quando a temperatura muda e parecem atraentes em edifícios acabados. Mas com o tempo, essas propriedades são parcialmente perdidas. O uso de silicato de sódio para processamento de madeira torna o material mais durável e à prova de fogo.

A necessidade de proteger a madeira

Os materiais de madeira usados ​​nas construções de estruturas e coberturas são higroscópicos. Eles absorvem a umidade do ar, úmem, mofam e gradualmente perdem sua força. A destrutividade da ação do ambiente externo em estruturas de madeira depende de:

  • do aumento do teor de umidade no ambiente;
  • na quantidade e volume de precipitação;
  • a partir da taxa de decadência;
  • da probabilidade de incêndio;
  • da exposição a produtos químicos;
  • de insetos vermes.

O processamento prolonga a vida útil da madeira

O uso de vidro líquido evita os efeitos adversos da umidade e outros fatores, prolonga a vida útil das estruturas de madeira. É recomendável usar uma composição de revestimento nas áreas mais expostas à umidade:

  • porões e instalações de escritórios;
  • em locais de acumulação de condensado de sistemas de aquecimento e ventilação;
  • em sótãos onde a umidade penetra durante a chuva;
  • nas vigas do piso regularmente expostas à precipitação.

O vidro líquido não é absorvido pela madeira. Ao aplicar o produto na superfície, forma-se uma camada protetora que serve para impermeabilizar o material de construção e desinfetá-lo como anti-séptico. Isso elimina a probabilidade de desenvolvimento de microflora patogênica na estrutura da madeira e a entrada de umidade dentro dela.

O silicato de sódio não é absorvido pela árvore

para conteúdos ↑

Características do vidro líquido

O segundo nome da substância é cola de silicato. É uma solução aquosa de silicatos de sódio ou potássio. Com revestimento de eletrodo, essa composição é substituída por silicatos de lítio. O material foi recebido pela primeira vez no século XIX. Agora, existem várias maneiras de fabricar um produto industrialmente. Seus parâmetros dependem da proporção de componentes que não afetam a qualidade. No entanto, para alguns usos, é preferida uma composição específica.

O vidro líquido alcalino se dissolve na água. A acidez é de 10 a 13. A saturação e consistência da composição são devidas à sua concentração, temperatura e proporção de elementos. O material à base de sódio entra em estado líquido a uma temperatura superior a 600 graus. Um filme espessado de silicato de sódio é capaz de se dissolver na água e, sob a influência da umidade e dióxido de carbono no ar, perde suas propriedades.

Graças à impermeabilização, isolamento térmico e qualidades retardantes de fogo, o produto encontra aplicação em vários campos:

  • produção de materiais de construção resistentes a ácidos e água;
  • impregnação especial de superfícies de tecido;
  • fabricação de tintas refratárias;
  • fortalecimento do solo solto.

O uso de copo d'água na construção

A cola de silicato cola materiais celulósicos. É utilizado na produção de eletrodos e no processo de perfuração.

Importante! De acordo com as instruções, o produto é incompatível com substâncias orgânicas, exceto açúcares, álcool e uréia.

para conteúdos ↑

As especificidades do trabalho com vidro líquido

Uma proteção real contra a umidade é realizada no caso de revestimento de cola de silicato com uma camada de 0,1 mm. Você deve primeiro se familiarizar com as regras de trabalho com um agente químico que pode levar à sensibilidade individual da pele, irritação do sistema respiratório e lesões térmicas nos olhos. É por isso que, ao trabalhar com este material, são necessárias precauções de segurança. Geralmente use conservantes:

  • luvas de trabalho especiais;
  • máscara individual;
  • óculos de segurança para os olhos;
  • macacão.

Ao trabalhar, use equipamento de proteção

Ao trabalhar, você precisa de um pincel ou rolo, além de uma ferramenta de retificação para limpeza preliminar da superfície.

para conteúdos ↑

Preparação do processamento de madeira

A indústria produz cola de silicato de primer na forma líquida. A consistência da geléia é considerada a norma. A estrutura mais espessa do produto não permitirá que ela seja absorvida pela madeira - apenas congelará na superfície. Como resultado, as propriedades protetoras da cola de silicato são perdidas. Várias empresas manufatureiras produzem um produto de densidade desigual.

Antes do uso, dependendo da viscosidade inicial, o produto é diluído com água de acordo com as instruções: geralmente duas, três ou quatro vezes. Especialistas experientes são capazes de determinar o grau de diluição com grande precisão.

Preparando o copo de água para o trabalho

para conteúdos ↑

Processamento de madeira

A preparação da madeira é realizada na faixa de temperatura de -20 a +40 graus. Para garantir a espessura necessária do revestimento com vidro líquido (100 μm), deve haver pelo menos duas camadas do produto. A segunda camada é aplicada após secagem absoluta da primeira.

O trabalho é executar as seguintes etapas:

  • familiarização com o manual;
  • cumprimento do regime de temperatura;
  • organização de segurança pessoal;
  • alinhamento da superfície de trabalho;
  • cultivo de cola de silicato com água da torneira.

O silicato de sódio diluído é aplicado à superfície polida suavizada usando um rolo de pintura ou pincel de volume, deixado secar completamente e cobrir com o produto novamente. Se necessário, o procedimento deve ser repetido.

O consumo da composição está associado à qualidade da superfície a ser preparada: quanto melhor é lixada, menos material é consumido para o seu revestimento. Por outro lado, para pisos menos lisos, os custos do produto aumentarão. O período de solidificação do vidro líquido é devido à pureza da solução ou aditivos incluídos em sua composição. Varia de 10 minutos a meio dia. A maioria dos aditivos é retardante de chamas.

Atenção! Geralmente tratado com revestimento de madeira recém-feito. Isso aumenta sua durabilidade, preserva as tonalidades naturais e a aparência do material.

para conteúdos ↑

Seleção de produtos

A estrutura, densidade e custo do material dependem do método de sua produção e dos componentes utilizados. De acordo com a técnica mais elementar, uma substância é obtida a partir de uma matéria-prima contendo silicone conectada a uma mistura alcalina a certa pressão e temperatura.

Existem vários tipos de copo d'água para superfícies heterogêneas. Antes de escolher um produto, geralmente familiarize-se com suas características e determine sua conformidade com a cobertura desejada. Para superfícies de madeira, o adesivo de silicato à base de sódio é comumente usado. A informação na embalagem deve ser examinada:

  • onde o produto é fabricado;
  • prazo de validade;
  • medidas de precaução.

Tipos de vidro líquido

para conteúdos ↑

Produtores de commodities

Três amostras do produto são ideais para revestir uma árvore:

  1. O "especialista" produzido pela Descartes é um produto de sódio. Ele foi projetado para aumentar a durabilidade e a confiabilidade da madeira, protegê-la da umidade, mofo, fungos, insetos de fogo e minhocas. O produto não é tóxico, não contém solventes, distingue-se pela ausência de odor pungente, pronto para uso - não precisa ser diluído, tolera congelamento sem perda de qualidade. O tempo de secagem completa a 20 graus e a umidade normal é de cerca de um dia.
  2. O vidro líquido translúcido "Omega" com uma composição de sódio é produzido na forma acabada pela empresa de São Petersburgo "Aist". A ferramenta é caracterizada pela ausência de solventes. Protege a madeira dos efeitos de fatores naturais negativos e do fogo.
  3. Uma solução alcalina aquosa de silicatos de sódio da Kubanzheldormash é um líquido viscoso cinza claro. O produto fornece um revestimento resistente à luz e durável, com qualidades repelentes à sujeira e retardantes de fogo.

Composição de Kubanzheldormash

O silicato de sódio é usado em áreas expostas a fatores naturais agressivos - fora e dentro de edifícios. O revestimento de madeira com vidro líquido é eficaz para prolongar a vida útil do material, protegê-lo dos efeitos nocivos de fatores ambientais e preservar a aparência da estrutura.

Comentários e críticas (2)
  1. Vladimir

    este copo líquido será lavado da árvore após a primeira chuva, é cola de escritório e na África não há mais nada

    1. Alexander

      Processado
      costuras interpanel com vidro líquido após o enchimento com argamassa em arranha-céus, observei alguns anos - nada é lavado, apenas fica mais forte e um pouco de revestimento branco aparece.
      As suposições devem ser expostas como suposições, mas não como declarações ....

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas