icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Maneiras acessíveis de estabilizar a madeira em casa

Madeira - um material nobre, há muito tempo é usada na fabricação de vários produtos: móveis, decoração, louças, coisas úteis no lar. Uma cor nobre, um aroma agradável, um belo padrão de fibras - as qualidades da madeira, pelas quais ela ficou famosa. Mas há uma desvantagem significativa que não pode ser descartada. A umidade é destrutiva para este material, pois causa grandes danos: leva à separação, inchaço e deformação das fibras. A estabilização da madeira ajuda a evitar isso.

Trata-se de processamento manual com compostos especiais. Eles fortalecem as fibras, as tornam mais duráveis, duráveis, fortes. O principal é que a estabilização protege a madeira da umidade de maneira confiável: mesmo o contato prolongado com o líquido não causa danos. A árvore se torna como pedra, preservando o charme natural.

O que é estabilização da madeira?

Este processo é um tipo de conservação. Na estrutura da madeira, os processos internos param. O produto permanece para sempre como era no momento da estabilização.

Processo de estabilização da madeira

Devido ao alto custo dos consumíveis, tempo e complexidade, esse procedimento praticamente não é aplicado em escala industrial, mas é ótimo para o processamento de pequenos itens:

  • móveis;
  • artesanato;
  • brinquedos;
  • itens de interior / exterior;
  • lidar com facas.

Estabilização de madeira com epóxi

para conteúdos ↑

Os principais objetivos da estabilização

A principal tarefa é proteger a madeira dos efeitos negativos da umidade. Após a impregnação, as fibras tornam-se imunes a todos os tipos de líquidos e tratamentos químicos. Eles não aumentam, não perdem suas características operacionais, mantêm sua forma e cor.

Este procedimento não é apenas impregnação, mas o preenchimento de todo o espaço disponível entre as fibras. Para isso, são utilizados compostos protetores que obstruem os poros.

Estabilização a vácuo de madeira

A estabilização ajuda a melhorar as qualidades de consumo da madeira. O melhor efeito pode ser alcançado com composições com a capacidade de polimerizar. Na maioria das vezes, para esse fim, aplicam-se:

  • resinas naturais;
  • polímeros;
  • tintas e vernizes;
  • todos os tipos de óleos.
para conteúdos ↑

Propriedades do material curado

A imersão adequada em casa ajuda a alcançar os seguintes resultados:

  1. A madeira ganha maior resistência.
  2. A densidade das fibras aumenta. Menos vazios e cavidades aparecem na estrutura.
  3. Os produtos tornam-se imunes a influências externas, mudanças bruscas de temperatura, aumentando o nível de umidade relativa.
  4. A superfície ganha resistência à radiação ultravioleta. Não desbota sob a luz direta do sol, permanecendo surpreendentemente bonito.
  5. Artesanato e móveis são insensíveis aos efeitos da chama a curto prazo. Aquecimento forte não leva a deformação.
  6. A alta densidade evita a penetração de óleos e todos os tipos de solventes na estrutura.

Equipamento de estabilização de madeira

Apesar disso, a madeira estabilizada permanece maleável. Pode ser serrada, triturada, cortada, retificada, polida. Isso amplia as possibilidades para a fabricação de produtos decorativos.

para conteúdos ↑

Benefícios do procedimento

Ao contrário de outros métodos de processamento de madeira, a estabilização permite obter um efeito duradouro. O envernizamento, por exemplo, cria uma camada protetora apenas na superfície. E preencher os poros com composições com propriedades de polimerização fornece processamento completo em toda a estrutura, fortalecendo-a por dentro e por fora. Como resultado, a madeira obtém proteção mais efetiva contra fatores externos.

Há outro fator interessante. A madeira estabilizada em sua estrutura é mais como uma pedra natural. Seu padrão de corte é semelhante ao mármore. Afeta o processo de preenchimento dos poros com um agente especialmente selecionado.

para conteúdos ↑

Compostos estabilizadores de madeira

O resultado desejado pode ser alcançado com vários materiais e composições. Alguns são mais baratos, outros são mais caros. Para determinar facilmente a ferramenta ideal, você deve considerar cada opção em detalhes.

Resina epóxi

Adequado para quase todos os tipos de madeira, exceto as coníferas. Antes da impregnação, é necessário verificar a fluidez normal do material (a velocidade e a densidade do enchimento dos poros dependem disso). O resultado desejado pode ser alcançado com uma solução de resina alcoólica, mas sua preparação é um procedimento trabalhoso.

Resina epóxi para estabilização da madeira

Se o processo de polimerização ocorrer em uma câmara de vácuo, é possível ferver resina epóxi. Esta é sua propriedade natural, juntamente com baixa fluidez.

para conteúdos ↑

Vidro líquido

É usado ativamente na vida cotidiana, pois é acessível e não causa dificuldades com o uso. Depois vidro líquido de processamento de madeira uma película protetora é formada em sua superfície, resistente a vários corantes.

Esta composição é usada para estabilizar produtos decorativos, elementos estruturais que não estão sujeitos a processamento adicional por compostos de proteção no futuro. O vidro líquido protege a madeira do mofo e bolor. É caracterizada pela resistência a influências externas, incluindo radiação UV, aumento da umidade e altas temperaturas.

Vidro líquido para estabilização de madeira

para conteúdos ↑

Salmoura

A maneira mais barata, mas menos prática, de estabilizar uma árvore em casa. As proporções são as seguintes:

  • 1 colher de sopa de sal comum (independentemente da moagem);
  • 1 litro de água.

Para estabilizar, é necessário ferver um produto de madeira por 2-3 horas.

Óleo de secagem

Uma solução ideal para estabilizar artesanato em madeira. Óleo de secagem contém em sua composição óleos vegetais que foram submetidos a um processo de tratamento térmico. Isso proporciona maior resistência à umidade, bem como à luz solar direta. Para que a viscosidade do óleo de secagem fosse suficiente para o processamento da madeira, um solvente é adicionado a ela.

Óleo de secagem para estabilização da madeira

Esta composição fornece proteção contra a influência de fatores adversos:

  • decadência;
  • deformação;
  • desgaste gradual.

Se você deseja estabilizar itens de mobiliário e decoração, é melhor escolher o óleo de secagem com base em componentes naturais. Compostos alquídicos e compostos são adequados para o processamento de produtos ao ar livre.

para conteúdos ↑

Composição para a câmara de vácuo

Essa tecnologia é boa, pois fornece impregnação completa de madeira. Os meios penetram profundamente na estrutura das fibras, saturando-as e dotando-as de propriedades protetoras. A uma pressão de 12 kg / sq. A impregnação de cm pode penetrar a uma profundidade de 0,3 a 5,0 cm, dependendo do tipo de madeira, idade, densidade e vários outros fatores.

Estabilização de madeira no vácuo

Para esse fim, é usada uma ferramenta chamada "Anacrol-90". Falaremos sobre isso mais tarde, mas, por enquanto, vamos destacar outra composição para estabilizar a árvore.

para conteúdos ↑

Seiva de bétula

Perfeito para polimerização. A seiva de bétula não contém componentes nocivos, toxinas, substâncias cancerígenas e, portanto, é segura de usar. Para uma penetração profunda, é recomendável usar uma câmara de vácuo, e você pode corrigir o resultado secando a uma temperatura de +90 graus Celsius.

Para obter um belo efeito decorativo, você pode adicionar corantes naturais à seiva de bétula. Isso expandirá as possibilidades de estabilização.

Seiva de bétula

para conteúdos ↑

Polímeros

As composições poliméricas são excelentes para o processamento de produtos de madeira, pois possuem alto poder de penetração e polimerização natural, o que ocorre rapidamente. À venda, há um grande número de ferramentas adequadas para esse procedimento. Reunimos os mais eficazes.

Anacrol-90

Esta é uma composição especial projetada exclusivamente para estabilizar madeira em uma câmara de vácuo, que você pode fazer usando:

  • bomba de vácuo;
  • compressor
  • manômetro;
  • tubos e torneiras;
  • recipientes de plástico.

Líquido de estabilização de madeira Anacrol 90

"Anacrol-90" é uma impregnação de poliéster, que é convertida em um polímero termoendurecido sob a influência de alta temperatura. Devido a essa composição, a madeira se torna insensível a fortes choques e aos efeitos de fatores ambientais negativos. Além disso, adquire resistência a produtos químicos.

para conteúdos ↑

100term

Meios feitos com base em polímeros termoendurecíveis. É um líquido transparente de média viscosidade. Ótimo para processamento de madeira. Para maior conveniência de transporte e armazenamento, é fornecido em latas. Adequado para uso industrial e doméstico.

Fluido de Estabilização 100term

para conteúdos ↑

Burawid

Esta ferramenta contém pigmentos ópticos responsáveis ​​pela polimerização da madeira. O "Burawid" possui uma ligeira viscosidade, devido à qual penetra facilmente até em poros minúsculos.

Esta composição ajuda a evitar a contaminação biológica da madeira. Além disso, Burawid enfatiza o padrão de fibra natural, tornando-o mais expressivo e bonito.

Polímero para estabilização de madeira Burawid

para conteúdos ↑

Pentacryl

É feito em uma base alquídica. No fabrico deste produto, adicione pigmentos e corantes solúveis em gordura, o que permite saturar os produtos de madeira e dar-lhes uma cor expressiva profunda. Com a ajuda do Pentacryl, o processo de polimerização prossegue externa e internamente, enquanto a composição não contém componentes nocivos e, portanto, é seguro para uso doméstico.

Pentacryl para madeira

para conteúdos ↑

Processo de estabilização

Este procedimento requer uma preparação cuidadosa e, além disso, as propriedades do agente selecionado devem ser levadas em consideração. A tecnologia de estabilização depende diretamente da composição da impregnação. Por conveniência, serão considerados os métodos de polimerização mais populares.

Processamento passo a passo da madeira “Anacrol”

Primeiro, você precisa de um recipiente no qual a peça de trabalho selecionada será completamente colocada. Deve ser preenchido com Anacrol-90 para que o produto de madeira seja enterrado nele. Depois disso, é necessário criar condições de vácuo até que as bolhas de ar deixem de se destacar e apareçam no líquido.

Em seguida, deixe a peça de trabalho na impregnação por 20 minutos e crie uma pressão excessiva de cerca de 2 a 4 atmosferas. Nesta fase, você precisa de um compressor ou uma bomba especial.

Madeira tratada com Anacrol

No final deste procedimento, você precisa esperar meia hora e depois repeti-lo. Se a peça de trabalho afundar na água, não haverá poros vazios nela. Se aparecer, é recomendável repetir o tratamento com Anacrol novamente. A etapa final é a secagem, que pode ser realizada em um forno comum a uma temperatura de + 90 ... +100 graus Celsius. Para obter um efeito especial, você pode adicionar pigmento colorido ao Anacrol-90.

para conteúdos ↑

Tratamento de resina epóxi

Esse processo é semelhante ao descrito acima, mas a diferença de fluidez deve ser levada em consideração. O epóxi é muito viscoso na estrutura, portanto deve ser diluído com álcool. Além disso, a polimerização leva muito tempo, então você precisa ser paciente.

Ao processar madeira, recomenda-se que a resina não ferva quando é criado um vácuo. Caso contrário, a peça de trabalho pode ser danificada e o resultado será imprevisível.

para conteúdos ↑

Impregnação de óleo

Este procedimento é muito mais simples, mais conveniente e mais econômico em termos de custos. Óleo você pode usar qualquer:

  • sementes de gergelim;
  • noz;
  • linhaça;
  • tung.

A impregnação a frio é muito conveniente e prática, adequada para peças pequenas. Para fazer isso, basta absorver completamente a madeira. A dificuldade reside no fato de o processo de polimerização levar de 3 a 14 dias, dependendo da raça selecionada. Todo esse tempo, a peça de trabalho deve ser mantida imersa em óleo.

Impregnação para estabilização da madeira

para conteúdos ↑

Aceleração da polimerização

Às vezes, o processo de preservação da madeira é demorado, mas você pode recorrer a um truque. Primeiro você precisa secar cuidadosamente o espaço em branco de madeira. Isso removerá o excesso de umidade e os poros abertos aceitarão mais facilmente a composição para posterior polimerização.

Composição de limpeza

Se o produto selecionado contiver impurezas, aditivos ou até pequenos detritos, isso poderá danificar a polimerização e estragar a peça, o que é inaceitável. Portanto, é recomendável filtrar a composição primeiro. Para este fim, é adequada uma gaze comum, dobrada várias vezes. Isso atrasará as impurezas e, na saída, fornecerá um produto limpo adequado para a preservação da madeira.

Mudança de cor

Ao adicionar corantes naturais, você pode obter um efeito incrível. O processo é adequado para escurecer a madeira, bem como para criar manchas de cores incomuns em sua estrutura (não apenas na superfície). Para isso, são recomendados pigmentos concentrados. Anacrol será uma ótima escolha.

Árvore estabilizada

para conteúdos ↑

Erros de pintura automática

Muitos iniciantes cometem muitos erros no processo de estabilização da madeira. O erro será aplicar a composição com um pincel. Portanto, sua quantidade não será suficiente para penetrar profundamente nas fibras, e o processamento em si será superficial, de baixa qualidade. Com o tempo, rachaduras podem aparecer no interior do produto, levando à deformação.

Ao trabalhar com uma câmara de vácuo, adira a uma pressão permitida de 2–4 atm e não a exceda. Não é recomendado secar a árvore a temperaturas acima de +100 graus Celsius.

Em nenhum caso, não precisa se apressar. Seja paciente e prepare-se para a estabilização levar um único dia. Mas essa abordagem ajudará a alcançar o resultado perfeito.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas