icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Entendemos o melhor para processar uma placa de corte

Existe uma tábua de cortar em qualquer cozinha, e a aparência mais apresentável e confiável são os produtos de madeira. Essas tábuas são feitas de pedaços de madeira sólidos, cortes transversais, pequenos blocos colados ou compensados: a última opção é a mais barata, mas com uma vida útil mais curta.

Independentemente da tecnologia de fabricação, a pergunta permanece urgente: como processar uma tábua de cortar madeira, para que ela não se torne inútil? Somente impregnações especiais ajudarão a evitar rachaduras nos utensílios e o assentamento de fungos e mofo na madeira.

Para que serve o tratamento?

No cozimento diário, a tábua de corte é submetida a um estresse severo. É riscado regularmente com uma faca, um martelo de cozinha, a umidade penetra nos poros do material, sucos de vegetais e frutas; a partir deles, o detergente pode não ser completamente lavado. O período médio de operação dos utensílios de madeira é de cerca de um ano, após o que perde sua funcionalidade e atratividade.

Tomates no tabuleiro

O processamento especial da placa de corte com composições de óleo permite que você preencha os poros da madeira e evite molhar, inchar e deformar o produto. A impregnação também tem os seguintes objetivos:

  • prevenção da absorção de odores desagradáveis ​​com madeira;
  • prevenção de rachaduras, lascas, outros defeitos;
  • impedir a colonização do material por microorganismos nocivos;
  • impedir que apodrecer e toxinas microbianas entrem nos alimentos.

Com o uso periódico da impregnação, aumenta o prazo da possível operação da tábua, o que economiza seriamente dinheiro, porque esses produtos são caros. O processamento inicial deve ser feito imediatamente após a compra do utensílio, enquanto ele ainda não estiver envolvido no cozimento.

É importante não lavar o produto antes da impregnação, porque os óleos podem "reter" a umidade restante no interior das fibras de madeira. Para realmente prolongar a vida útil do quadro, você precisa processá-lo regularmente.

para conteúdos ↑

Variedades de ferramentas e regras de seleção

Você pode cobrir a tábua com óleo sintético e natural, o principal é que ela não contém componentes tóxicos e é absolutamente inofensiva para os seres humanos. O óleo deve ser resistente a altas temperaturas (água quente), não estrague sob a influência da temperatura ambiente e não ranqueie; caso contrário, a tábua de cortar terá um cheiro desagradável.

As dicas de impregnação são as seguintes:

  • não lubrifique tábuas de pinho com produtos de óleo de linhaça devido à baixa compatibilidade do material;
  • adequado para o processamento de utensílios de óleo produzidos pelo mesmo fabricante e vendidos como um conjunto;
  • compostos minerais são frequentemente vendidos em lojas de materiais de construção e longe de todos eles são adequados para fins alimentares;
  • as tábuas de carvalho mais fortes são melhor lubrificadas com uma mistura de óleo mineral e cera;
  • as placas de compensado fino também requerem tratamento de óleo; para esse fim, impregnações naturais são bem adequadas.

Impregnação da placa

para conteúdos ↑

Óleos vegetais

Tradicionalmente, os óleos naturais são utilizados no processamento de produtos de madeira - girassol, azeitona, nozes, linhaça, gergelim e outros. Sua principal vantagem é a preservação do meio ambiente e a segurança completa para a saúde. Mas qualquer óleo vegetal para placas de processamento tem um valor negativo significativo - sem a adição de conservantes, estraga, ganha um sabor rançoso, um cheiro.

O motivo é o aumento da produção de bactérias do ácido butírico - os habitantes do produto - ácido butírico, que dá esse sabor. Alguns fundos se deterioram após alguns meses, enquanto outros precisam de 9 a 12 meses para obter um "aroma" doloroso.

Óleos vegetais

Os óleos vegetais secam por um longo tempo. Dois ou três dias é melhor não pegar o tabuleiro - vai sujar tudo, deixar manchas de óleo. Como resultado, levará mais de uma semana para aplicar várias camadas de impregnação. Algumas pessoas escolhem o óleo de secagem para o trabalho, porque ele também é cozido com base em óleos, mas seu tempo de secagem não é muito menor e o desgaste é rápido.

para conteúdos ↑

Óleos minerais

O melhor óleo de placa é mineral. Quaisquer produtos sintéticos são feitos com base em produtos petrolíferos, enquanto impregnações especiais para tábuas de cozinha são cuidadosamente limpas, tornando-se seguras. Aqui estão os seus méritos:

  • falta de olfato, paladar;
  • disponibilidade em qualquer loja de conveniência, em farmácias;
  • a capacidade de aplicar em uma camada grossa (tudo é absorvido);
  • proteção ideal;
  • longa vida útil;
  • simplicidade de trabalho;
  • falta de cor;
  • melhorando a aparência do produto.

Óleo mineral

para conteúdos ↑

Óleos minerais populares

Ferramentas semelhantes são produzidas por muitos fabricantes. Para não cometer erros e obter uma composição realmente de alta qualidade, preste atenção às seguintes marcas:

  1. Hard Top Oil-265. Óleo mineral da Itália com uma longa vida útil, alta resistência ao desgaste, completamente seguro para os seres humanos. Adequado não apenas para tábuas de cozinha, mas também para cabos de facas, pontas de armas.
  2. RuChet-100. Óleo russo barato, à base de produtos petrolíferos e vaselina. É usado para proteger as tábuas de madeira contra umidade, bactérias, fungos, secura e rachaduras. Também adequado para untar facas, impregnar produtos de madeira compensada.
  3. Belinka-135. O óleo possui uma alta profundidade de penetração, confere aos objetos de madeira um brilho agradável. Serve por muito tempo, não requer aplicação frequente.

Óleos minerais populares

para conteúdos ↑

Cera de abelha

A cera natural é considerada um selante natural com propriedades antissépticas e antifúngicas. Pode ser usado independentemente ou adicionado a óleos, pois aumenta a resistência à umidade dos produtos de madeira, obstruindo os poros muito grandes.

A cera literalmente fecha rachaduras, lascas, pequenas rachaduras, aumentando seriamente a vida útil das tábuas de corte. Distingue-se pela capacidade de criar uma película protetora mais forte do que o óleo, e também dá um cheiro agradável às coisas.

Cera de abelha

para conteúdos ↑

Outros meios

Para evitar danos às tábuas de madeira, o óleo de coco, que é raro para latitudes médias, pode ser usado. Ele contém uma grande quantidade de gordura, mantendo suas propriedades por um longo tempo e não se torna rançoso, mesmo à temperatura ambiente. A manteiga de cacau tem aproximadamente a mesma qualidade, no entanto, o preço desses produtos é bastante alto. Você também pode usar vaselina para processar tábuas de cozinha: é barato e é vendido em qualquer farmácia.

parafina líquida

para conteúdos ↑

Como avaliar a qualidade do óleo mineral

Para comprar um óleo realmente útil, você precisa ler atentamente as instruções e esclarecer as seguintes características:

  1. Resistência à água. Um bom remédio não só penetra nos poros, mas também repele a água, mesmo em contato direto com ela. Se a resistência à umidade for insuficiente, a podridão da madeira continuará, o produto entrará em colapso.
  2. Simpatia ambiental. A composição não deve conter não apenas componentes nocivos, mas também não deve emiti-los quando aquecidos, ser quimicamente inerte, não levar à formação de compostos perigosos com componentes químicos domésticos.
  3. Penetração suficiente. Algumas ceras, esmaltes têm apenas um efeito superficial, e o óleo deve penetrar com precisão na estrutura da árvore.
  4. Incolor.Um bom óleo não muda de cor, o padrão da madeira, embora se necessário, pigmentos podem ser adicionados a ele para colorir o produto.
  5. Falta de cheiro. Um produto de qualidade não possui odores estranhos, embora algumas formulações contenham certos perfumes.

Óleo no quadro

para conteúdos ↑

Como fazer uma mistura em casa

Se você não puder comprar a impregnação necessária para as pranchas da loja, isso pode ser feito em casa, com suas próprias mãos. A receita mais simples é esta:

  • compre vaselina em uma farmácia;
  • comprar cera de abelha em uma loja especializada;
  • combine 4 partes de óleo e 1 parte de cera cortada em pedaços;
  • derreta a massa em banho-maria, mexendo para dar uniformidade;
  • resfrie o produto à temperatura ambiente;
  • use para o processamento de madeira, mantenha na geladeira.

É indesejável substituir a cera de abelha por parafina, estearina - esta última obstrui fortemente os poros da madeira, o que viola seriamente sua permeabilidade ao vapor e pode causar apodrecimento.

para conteúdos ↑

Como impregnar adequadamente

Se o painel for novo, ele é imediatamente tratado com óleo em 2 a 3 camadas, e cada uma delas é aplicada somente após a absorção da anterior. Os utensílios são secos em uma área bem ventilada. A prancha velha é pré-preparada: lixada cuidadosamente com o melhor pano de esmeril para remover todas as rugas grandes. O produto está completamente seco - mesmo uma pequena quantidade de umidade não deve permanecer dentro da madeira.

Após a secagem, as tábuas são abundantemente aplicadas com pincel, cotonete ou gaze sobre toda a superfície e, após 20 minutos, o excesso é apagado. Os movimentos são realizados apenas ao longo das fibras do material. Aplique impregnação em 2-3 camadas 10 a 12 horas após cada uma anterior.

Impregnação de tábua de cortar

As placas de madeira compensada também precisam de cuidados especiais. Ao contrário dos sólidos, eles são feitos de finas folhas de madeira coladas, portanto, são mais sensíveis à umidade. Com a abordagem errada, as placas de compensado incham rapidamente, o molde se instala entre as falhas.

Esses produtos são tratados com óleos minerais com a adição de cera de abelha, aplicando a ferramenta com um rolo, uma escova macia, depois de colocar a prancha na posição horizontal. Esse trabalho é realizado pelo menos uma vez por mês.

Quadro enegrecido

Para que a tábua de madeira dure mais, as seguintes dicas são seguidas durante a operação:

  • após cada uso, lave os utensílios com uma quantidade mínima de detergentes, limpe a umidade restante com uma toalha e seque bem;
  • não permita uma longa estadia do quadro na água;
  • dependendo da intensidade do uso, a prancha é tratada com óleo a cada 2-5 meses;
  • fortemente danificado por facas, o produto é primeiro retificado, polido, dando-lhe suavidade, e só depois submetido a imersão em óleo.

Se você não ignorar as regras para cuidar de tábuas de madeira, trate-as regularmente com óleo de alta qualidade e sempre seque-as, não precisará gastar dinheiro em utensílios caros. O quadro permanecerá seguro para a saúde, funcional e bonito, transformando o interior da cozinha!

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas