icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Pintura de fogo: queima de madeira para melhorar suas propriedades

Edifícios de madeira sem proteção adicional não podem se orgulhar de durabilidade significativa. Traços de deterioração podem aparecer neles rapidamente, então você deve aplicar várias tecnologias contra o desenvolvimento de mofo e micróbios. Muitos deles não são ecologicamente corretos, e essa madeira é usada apenas ao ar livre. A queima de madeira é um método absolutamente seguro que foi inventado há muitos anos. Permite preservar permanentemente as qualidades naturais do material e dar-lhe uma aparência incomum.

Tecnologia de queima de madeira: histórico

A madeira queimada é popular há muito tempo em vários países, enquanto em outros está apenas começando a ficar na moda. O Japão é considerado o local de nascimento da técnica, onde foi utilizado o chamado languor de cedro: eles queimaram a árvore em fogueiras, depois removeram a fuligem, lavaram e aplicaram óleo de tungstênio. Isso permitiu dar ao material brilho, uma nobre tonalidade preto prateado e aumentar a vida útil de até 80 anos. A história da tecnologia remonta ao início do século XV, quando, ao queimar plantações de cedro para fins de combate a incêndio, as propriedades únicas da madeira resultante foram acidentalmente observadas.

Madeira Serrada Queimada pelo Fogo

Na ilha de Naosami, no Japão, e agora uma árvore queimada é amplamente utilizada para a construção de vários objetos, e também é amplamente utilizada para decoração de interiores. A técnica é conhecida há muito tempo na Europa, América, onde era praticada junto com madeira serrada impregnada com resina quente. Se os tarugos de madeira anteriores eram queimados com chama aberta usando tochas, agora fornos a vácuo especiais são usados ​​para esse fim.

para conteúdos ↑

Alterações estruturais na madeira devido à queima

À medida que as camadas subcorticais crescem, novos poros se formam na madeira. Isso causa a morte de células fibrosas e leva a um aumento na porosidade da estrutura. O resultado é uma propriedade invariável de qualquer higroscopicidade da madeira, ou a capacidade de absorver e fornecer água quando a umidade do ambiente muda.

A árvore tem uma textura irregular devido à presença na composição de polímeros celulósicos, resinas, açúcares e outros componentes orgânicos. Além disso, o material possui alta inflamabilidade, tendência a multiplicar fungos e outros microorganismos que vivem constantemente no interior e começam a se multiplicar ativamente com a menor umidade.

Alterações estruturais na madeira devido à queima

Para reduzir todas as desvantagens listadas da madeira, mantendo-a ambientalmente amigável, a tecnologia de queima usando aquecimento por autoclave (termólise) ou aquecimento por creosoto é capaz.

Durante o trabalho, o material é aquecido a + 300 ... + 400 graus, o que permite destruir formações instáveis ​​de hemicelulose.Uma vez que estes últimos são a causa do aparecimento de gases combustíveis de pirólise, sua remoção reduz imediatamente a inflamabilidade da árvore.

A queima de madeira em casa tem um efeito menos pronunciado e remove menos compostos instáveis. No entanto, isso é suficiente para melhorar as propriedades operacionais do material. Além disso, a queima leva ao entupimento parcial dos poros com resina e fuligem, estreitando os canais na camada externa de madeira, para que bactérias, luz solar e umidade praticamente não penetrem no interior. Após a torrefação, a árvore solta também adquire propriedades de combate a incêndio, torna-se imune à deterioração e é menos destruída pela chuva e pelo vento.

para conteúdos ↑

Tipos de queima

A qualidade e a aparência da madeira queimada podem variar dependendo da tecnologia específica que foi aplicada. Os seguintes tipos de queima são diferenciados pela profundidade da exposição:

  1. Cheio. É uma queima de madeira a uma temperatura de cerca de +400 graus em um forno a vácuo. Essa madeira não é muito procurada, porque seu volume diminui 2 vezes e, inicialmente, características de alta resistência diminuem com o tempo. Normalmente, uma árvore após a queima completa vai para a fabricação de móveis caros, elementos decorativos e outras peças.
  2. Deep. Um tipo popular de tratamento térmico da madeira. Pode ser usado em relação a material novo e usado, permite envelhecer artificialmente pranchas, projetar lindamente uma viga. Durante a queima em fornos abertos, toda a espessura da madeira é aquecida uniformemente e a superfície fica escura (de grafite a carvão). A profundidade de queima permitida da madeira é de 20 mm.
  3. Superficial. Geralmente usado em casa, implica uma profundidade de queima de material de até 5 mm. O método é facilmente viável com um queimador de gás ou maçarico convencional.

Tipos de queima de madeira

para conteúdos ↑

Vantagens e desvantagens da queima de madeira

A principal vantagem da técnica é que ela não requer impregnação, anti-sépticos, que às vezes não são ecologicamente corretos e podem até conter componentes tóxicos. Outros benefícios da queima de madeira:

  • a capacidade de fazer você mesmo;
  • falta de habilidades especiais, ferramentas caras;
  • proteção do material contra vento, umidade, mofo, germes, insetos, radiação ultravioleta;
  • rentabilidade;
  • segurança contra incêndio (a re-ignição é quase impossível);
  • prevenção confiável de cáries;
  • garantindo resistência ao desgaste, aumentando a vida útil.

As desvantagens incluem apenas a complexidade do processo, que é realizada sem a disponibilidade de equipamentos industriais, porque você precisa gravar manualmente cada placa, depois limpar e processá-la. No entanto, a textura única, a aparência original e as características técnicas exclusivas da madeira queimada nivelam todas as falhas possíveis e aumentam a popularidade da tecnologia.

Queimando tábuas com queimador

para conteúdos ↑

Disparar em casa - é possível?

Para queimar a madeira, você deve seguir rigorosamente os conselhos de especialistas e o algoritmo do trabalho. Como não há fornos a vácuo em casa, os aparelhos mais acessíveis devem ser preparados com antecedência. Como fonte de chama para queima, você pode usar:

  • queimador de gás;
  • maçarico;
  • secador de cabelo para construção;
  • garrafa de gás com bico.

Ferramentas de limpeza de madeira também serão necessárias. Se você planeja trabalhar com pequenas barras, tábuas, pode usar uma escova de metal. Para madeira serrada grande, é melhor preparar uma retificadora, trituradora, perfurar com o bico apropriado. Para nublar convenientemente os restos de queima, você precisa comprar um fleitz (um pincel com uma pilha macia).

Processamento de madeira japonesa pelo fogo

A queima é realizada ao ar livre, longe de objetos que podem pegar fogo, especialmente de papel, trapos, têxteis, papelão e madeira compensada. Certifique-se de tirar quaisquer soluções, composições e outros produtos químicos.

Para cumprir os regulamentos de segurança, eles trabalham com luvas, óculos de proteção e um extintor de incêndio é mantido nas proximidades.É aconselhável trabalhar em uma superfície de metal ou pedra, que não tenha medo de aquecimento.

para conteúdos ↑

Escolha de espécies de madeira para requisitos de queima e material

Madeira dura (cereja, amieiro e outros) não deve ser demitida. Em alguns casos, a faia e o raio são acionados, uma vez que possuem densidade suficiente e são capazes de suportar o calor. O trabalho é mais frequentemente realizado com coníferas. Cedar é mais adequado para esta finalidade, você também pode usar abeto, pinho, larício.

As coníferas se distinguem por uma variedade de padrões e, após a queima, adquirem uma estrutura única. Quanto mais nós, curvas complexas estiverem na madeira, mais decorativo será o resultado. É importante que a árvore esteja úmida, mas não contenha mais de 15% de umidade. Você também pode queimar produtos de madeira prontos, folheados de coníferas.

A escolha da madeira para assar

para conteúdos ↑

Preparação de material para queima

A madeira fresca não precisa ser cuidadosamente preparada para o processamento, porque a chama removerá todos os solavancos, agindo no princípio da retificação. Só é necessário cortar grandes saliências, nós e também remover a resina - se seus riscos acenderem durante a operação, todo o efeito será arruinado. Madeira muito molhada terá que ser seca, caso contrário, a umidade a deformará durante a evaporação, lascas e rachaduras aparecerão.

A madeira velha é preparada com mais cuidado. A partir dele é necessário remover os restos de tinta, verniz, esfolamento, para que durante o disparo não se formem manchas e não haja fogo. Se a árvore foi previamente saturada com manchas, pode ser queimada de acordo com as regras gerais. A madeira serrada revestida com óleo de secagem não está sujeita a queima.

para conteúdos ↑

Maçarico de madeira

Para esta opção, você precisará de um maçarico que foi previamente aquecido o máximo possível. Se o aquecimento for insuficiente, uma espessa camada de fuligem aparecerá na superfície. O fogo é direcionado estritamente perpendicular à posição das pranchas, movendo a lâmpada lentamente, uniformemente, prestando atenção à mudança de cor e estrutura do material. O tempo de exposição é escolhido de forma independente: depende do efeito desejado e da espessura da peça de trabalho.

Maçarico para queima e escovação de madeira

Após o término da queima, é realizada a moagem primária do produto. Para fazer isso, as tábuas são colocadas em um banco ou outro suporte conveniente, cuidadosamente tratadas com um moedor e, em seguida, limpe a sujeira com uma escova. No final do trabalho, eles são impregnados com verniz, óleo de secagem.

para conteúdos ↑

Queima de madeira com um queimador de gás

Para um mestre, trabalhar com uma tocha é considerado mais conveniente e fácil do que com um maçarico. O efeito será mais atraente, pois a chama do queimador penetra mais profundamente na estrutura da árvore. Porém, no processo de disparo, é importante garantir que o fogo não esteja muito próximo da madeira, caso contrário eles queimarão pontos. Chamas de fogo amarelas fortes não são permitidas. Deve ser calmo, oblongo e azulado.

Comece a trabalhar de cima para baixo. Passe um queimador sobre o produto como uma mancha com um pincel: suave e uniforme. Repita o procedimento 2-3 vezes, após pulverizar o material com água de um frasco de spray. Enquanto esfria, a madeira é tratada removendo a camada queimada solta. Passe um moedor apenas ao longo das fibras para não danificá-las. Ao mesmo tempo, eles usam a flauta para varrer a fuligem, especialmente removendo cuidadosamente as partículas profundas.

Queima de madeira com um queimador de gás

A qualidade do trabalho é verificada limpando a madeira com um guardanapo. Se você deseja dar ao material uma aparência antiga, faça uma escovação com um pincel. Além disso, para o envelhecimento artificial da madeira, é possível aplicar pigmentos especiais ou acabamentos especiais.

para conteúdos ↑

A árvore queimada precisa de proteção extra?

A madeira queimada tem muitas vantagens, e uma delas é o aumento da resistência.Portanto, o material pode ser deixado em sua forma original após a remoção dos depósitos de carbono. No entanto, artesãos experientes sempre realizam um processamento adicional da árvore, porque depois dela o nível de segurança será ainda maior.

Geralmente, após a queima, o produto ou madeira é tratada com óleo, o que ajuda a melhorar as propriedades decorativas e de desempenho da madeira. Depois disso, o verniz transparente de nitrocelulose com propriedades protetoras ou uma mistura de verniz com cera artificial é aplicado com mais frequência. Para o processamento de madeira de fachada usando uma solução de cera sintética em aguarrás.

Envernizamento de madeira após queima

para conteúdos ↑

A escolha do óleo para madeira

O linho, o cânhamo ou o óleo de tung é um revestimento ideal para revestimento queimado ou outra madeira para decoração de interiores. O líquido é aplicado com uma escova ou pistola (dependendo da escala do trabalho). Você pode usar óleos sintéticos coloridos que dão à árvore uma aparência mais nobre, imitando raças valiosas. Uma mistura de cera incolor com óleo fornece um excelente resultado, o que ajuda a enfatizar a estrutura da árvore e protegê-la contra danos externos.

para conteúdos ↑

O uso de madeira demitida

A madeira serrada calcinada acabada e seus produtos são muito apreciados pelos construtores e designers. Portas, janelas, gazebos e terraços, bancos e mesas, móveis de jardim e edifícios técnicos são feitos dessa madeira. Após o disparo, a árvore é perfeita para construir cercas, outras cercas, decorar pisos e varandas e decorar casas.

Mesa e bancos de madeira queimada

para conteúdos ↑

O uso de madeira queimada em interiores

A madeira queimada é perfeita para muitos estilos de interiores, especialmente para o país. Após o envernizamento ou coloração especial, ele pode ser aplicado em estilos retrô, vintage, provence e outros, que envolvem o uso de móveis e itens de decoração envelhecidos artificialmente. Na maioria dos casos, nos interiores de apartamentos e casas, você pode ver esses produtos em madeira queimada:

  • caixões;
  • painel;
  • baguetes;
  • cadeiras e mesas;
  • armários;
  • armários.

O uso de madeira queimada no interior

Além disso, a decoração completa das paredes com madeira queimada ou o design de vigas, tetos parece bonito no design das instalações. A aparência única do material proporcionará uma aparência luxuosa para toda a casa.

para conteúdos ↑

Criando fachadas a partir de uma placa queimada

Ao criar fachadas de tijolos ou casas de madeira, essa madeira é usada com muita frequência. Após a queima, o material se torna mais durável e durável, portanto, com envernizamento adicional ou imersão em óleo, ele servirá sem reclamações por muitos anos. Estética, originalidade e respeito pelo meio ambiente são as principais qualidades da madeira queimada, tornando-a um dos materiais mais populares na construção.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas