icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Restauração de móveis de bricolage com cera

Móveis de madeira são incrivelmente populares entre os usuários. É fabricado com material natural e ecológico, cheira bem e dura muito tempo. Não menos prático, embora baratos sejam produtos de aglomerado, laminado, MDF e outras bases combinadas.

Apesar de sua durabilidade, qualquer móvel se deteriora com o tempo, se deteriora e perde a atratividade. Para atualizar sua aparência e ampliar seu serviço, foi desenvolvida a cera para móveis - uma composição universal que oculta pequenos defeitos e protege as superfícies da umidade.

Aplicação de cera

A cera para móveis é entendida como um produto profissional à base de ceras naturais, resinas e outros componentes, destinados ao processamento de madeira e madeira serrada, bem como produtos acabados e estruturas feitas deles. Na maioria das vezes, a cera é usada para restauração de móveis: esse é seu objetivo direto, prescrito nas instruções.

Cera dura

É perfeito para o processamento de móveis de gabinete, seus elementos de madeira, proporcionando os seguintes efeitos:

  • ocultação de danos, chips;
  • fechar rachaduras de qualquer profundidade;
  • dando um brilho bonito;
  • melhorar a tonalidade natural ou a tonificação dos móveis;
  • preenchendo vazios;
  • melhorar as características de qualidade da madeira.

O escopo do material não se limita ao reparo de móveis. Sua composição é perfeita para trabalhar com outros tipos de produtos e revestimentos.

Cera para móveis para restauração

A ferramenta pode ser usada para esses fins:

  1. Processamento de piso. Se houver rachaduras na superfície de madeira, a cera para móveis deve ser comprada para preenchê-las. Também é adequado para esfregar no parquet danificado, laminado, porque qualquer revestimento de piso se desgasta durante o uso, especialmente com carga aumentada.
  2. Reparação de itens de decoração. Com a ajuda da cera, você pode atualizar a "aparência" de molduras, caixões, casas de chá, várias caixas e gavetas de madeira, figuras e jóias. Para produtos de tamanho pequeno, é mais conveniente usar um produto em forma de lápis. Ele removerá rapidamente a rede de rachaduras, pequenos arranhões, devolverá o brilho e a apresentabilidade.
  3. Restauração de janelas e portas. Janelas rachadas e velhas e folhas de portas podem ser completamente reparadas com cera para móveis, além de proporcionar um tom mais saturado ou alterar a tonalidade natural.

para conteúdos ↑

Tipos de compostos

A cera para móveis é colorida (pigmentada) e incolor. Além disso, esses produtos diferem na forma de liberação, embora a composição seja quase a mesma - eles contêm carnaúba e cera de abelha, resina de madeira, linhaça, azeite de oliva, óleo de secagem e óleos essenciais.

Suave

A cera, que lembra a vaselina comum na textura, é melhor usada para remover lascas, arranhões, rachaduras e amassados ​​de tamanho significativo em superfícies horizontais.É adequado para substratos de madeira e laminados, cobre perfeitamente vestígios de elementos de fixação, móveis, máscaras de cantos abaixados em bancadas e outros produtos.

Cera macia

O material macio é vendido na forma acabada, embalado em frascos, baldes, tubos. É espremido na base ou espalhado com uma espátula, o excesso é removido com um pano ou feltro.

A maioria das formulações moles apresenta baixa resistência a fatores ultravioletas e atmosféricos e, portanto, não são adequadas para uso externo. Sua cor pode ser alterada independentemente, diluída com cera transparente ou misturada em vários tons.

para conteúdos ↑

Sólido

Composições na forma de lápis de diferentes espessuras, bem como na forma de giz de cera, as canetas são geralmente usadas para a eliminação rápida e conveniente de aparas, arranhões, rachaduras em bases verticais, inclinadas e horizontais. Eles são ótimos para molduras, portas, móveis, decoração de casa. A textura densa e a resistência a efeitos adversos, mudanças de temperatura, tornam as ferramentas adequadas mesmo para uso externo. Alguns deles devem ser derretidos antes do uso, outros são aplicados como giz de cera sem preparação.

Lápis de cera

para conteúdos ↑

Líquido

A composição de tais produtos, além de resinas naturais, pode conter componentes sintéticos que permitem manter a fluidez. Você pode aplicar o material com um pincel, pincel, ele penetra facilmente em quaisquer rachaduras, arranhões, lascas, orifícios. A cera não seca por muito tempo, é bem absorvida, não deixa resíduos na pele após a secagem. Externamente, lembra óleo de secagem ou uma mancha de cera. Devido à natureza da estrutura, é melhor usá-lo apenas em bases horizontais ou levemente inclinadas.

para conteúdos ↑

Seleção de ferramenta

Ao comprar cera, você precisa ser guiado por várias regras. Antes de tudo, um problema específico é levado em consideração: se um pequeno arranhão aparecer nos móveis, é mais fácil removê-lo com um lápis de cera, se houver um chip grande, você deverá comprar um material parecido com pasta (macio). Além disso, ao escolher, a tonalidade do produto é cuidadosamente considerada - ela deve ser adequada à cor do produto, caso contrário, ela se destacará na forma de um local.

Cera para móveis

As ceras para uso ao ar livre devem ter poderosas propriedades repelentes à água e conter componentes que os impeçam de desaparecer devido à radiação ultravioleta. Para a restauração de uma superfície grande ou para uma reforma completa de móveis, vale a pena comprar cera em um grande recipiente, o que é muito mais lucrativo.

para conteúdos ↑

Instrução de uso

Para trabalhar com uma composição macia, será necessária uma espátula de borracha, feltro, uma faca afiada para abrir a embalagem. Primeiro, prepare a superfície para que fique limpa e os poros da madeira se abram.

O local defeituoso é limpo de verniz (se aplicado anteriormente) com um solvente, lavado de impurezas, completamente seco. Para melhorar a absorção da composição são passados ​​com base em lixa (na direção das fibras do material).

Depois que eles agem dessa maneira:

  • abra a embalagem com cera;
  • eles coletam a ferramenta com uma pequena espátula;
  • impor a composição no local do dano, fechando-os uma rachadura, arranhão;
  • esfregou com feltro;
  • o excesso é cuidadosamente limpo com a mesma espátula ou faca;
  • deixe um meio para secar por uma hora;
  • polir a superfície novamente para dar brilho.

Como regra, uma cera dura em forma de lápis é usada para tratar um arranhão sem preparação prévia. Algumas ferramentas envolvem fusão preliminar e subsequente infusão em uma rachadura ou outro defeito. Nesse caso, você precisará de um ferro de soldar ou de um secador de cabelos para trabalhar. Se não houver essas ferramentas, você pode usar um queimador a gás ou um isqueiro. O material aquecido é aplicado na área problemática, nivelada com uma espátula, após a secagem, polida com um pano macio. O excesso de composição é removido com uma faca cega.

para conteúdos ↑

Prós e contras do uso de cera

A cera para móveis não permanece na superfície, mas penetra na estrutura da madeira ou de outros materiais à base de madeira. Não estraga a textura, impregnando os poros da árvore, repelindo a umidade e reduzindo a taxa de destruição do material. Outros benefícios do uso de cera:

  • agradável ao toque aveludado após a secagem;
  • aprimorando a cor e a expressividade da imagem;
  • a presença de várias tonalidades, a capacidade de alterar o tom natural de uma coisa;
  • preenchimento confiável de todos os defeitos - lascas, rachaduras, arranhões.

As desvantagens de tais fundos são poucas. Comparadas aos vernizes, as ceras têm menos poder protetor e precisam renovar sua camada com mais frequência. Algumas espécies se deterioram com a ação da radiação ultravioleta, queimam, portanto, o trabalho de restauração precisará ser realizado regularmente.

Restauro de móveis

para conteúdos ↑

Faça você mesmo

Existe uma receita simples para fazer cera para móveis com suas próprias mãos. Você precisa tomar 100 g de cera de abelha, moer e derreter em banho-maria. Digite 50 g de aguarrás, continue aquecendo a massa para um estado homogêneo. Adicione 25 g de resina e uma quantidade arbitrária de própolis (para dar um cheiro agradável ao produto). Após o resfriamento, a massa pode lubrificar os móveis e polir bem com panos.

A qualidade da cera caseira não é inferior à cera da loja. Com sua ajuda, você pode facilmente restaurar a aparência de móveis velhos e danificados, economizando seriamente nos serviços dos artesãos!

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas