icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Óleo-cera para proteção de madeira: 8 receitas para fazer a composição

A madeira tem muitas vantagens, mas também tem desvantagens. É uma sensibilidade para ambientes úmidos. Em contato com o líquido, as fibras de madeira não tratadas incham e se deformam e, após exposição prolongada, começam a apodrecer. É possível evitar isso? Sim, e cera de óleo para madeira é usada para isso.

Esta é uma composição que é vendida pronta ou feita com suas próprias mãos. A segunda opção é preferível para aqueles que não têm medo de experimentos e gostariam de experimentar maneiras diferentes de processar superfícies de madeira.

Benefícios do óleo de cera

Anteriormente, na maioria das vezes, o verniz de iate era usado para esse fim e protegia perfeitamente a madeira dos efeitos nocivos da umidade. A composição torna a cor da árvore bonita e saturada, e a estrutura das fibras é pronunciada.

Cera para madeira
Óleo de cera de madeira

Mas o verniz tem falhas. É apagado e rachado e, portanto, deve ser atualizado regularmente (a cada 5-6 anos, dependendo da intensidade da operação). A remoção da camada antiga é um processo complexo e a aplicação de um novo revestimento está associada a dificuldades consideráveis. O verniz é tóxico e, portanto, devem ser observadas precauções.

Comparado a ele, o óleo-cera tem várias vantagens:

  1. Fácil de aplicar. Mesmo composições feitas à mão são facilmente esfregadas em uma superfície de madeira.
  2. Não toxicidade. Esses produtos incluem componentes cáusticos e, portanto, ao trabalhar com eles, é preciso ter cuidado. Mas na maioria das vezes, o óleo de cera é feito de ingredientes naturais - não tóxico e seguro para a saúde humana.
  3. Permeabilidade ao vapor. Se o verniz entupir firmemente os poros e todos os tipos de orifícios, a cera de óleo os preservará. A madeira respira, o que leva à ventilação natural e evita processos de podridão.
  4. Praticidade. Quando aplicadas adequadamente, essas formulações oferecem excelente proteção contra mudanças bruscas de temperatura, umidade e mofo.
  5. Penetração profunda. O verniz permanece na superfície dos produtos de madeira, enquanto a cera de óleo passa profundamente na estrutura da fibra e fornece proteção mais confiável.

Se antes, ao substituir as tábuas do piso, era necessário remover toda a camada de verniz e aplicar novamente, agora isso pode ser evitado. Você apenas coloca uma prancha nova e a cobre com a mesma composição usada para processar o piso. Isso fornece uma estrutura uniforme para todo o revestimento.

Piso de madeira

As fibras da madeira durante a depilação permanecem livres, sem restrições. Se as tábuas do piso forem instaladas no sistema de piso radiante, com a queda de temperatura na superfície da árvore, não haverá rachaduras, pois ela pode aumentar e diminuir o volume sem deformar.

para conteúdos ↑

Escolhendo o óleo de cera

O critério principal é a composição do produto, quais componentes estão incluídos nele. O resultado final e o tom da madeira dependem diretamente disso.

A ferramenta consiste em:

  • óleos (linhaça, azeitona ou jojoba);
  • cera de abelha;
  • tingimento para saturação de cores;
  • solvente, que torna o produto não tão espesso (quanto menor sua fração de massa, mais rápido o endurecimento).

Depilação

Se você comprar um produto pronto, verifique se não há solventes agressivos nem benzeno. É necessário levar em consideração o tipo de madeira, pois isso depende tanto da taxa de absorção quanto da despesa do produto. À venda, existem compostos para madeira de lei, madeiras macias e exóticas.

A cera de óleo geralmente contém aditivos que tornam a superfície brilhante e brilhante. Parece espetacular, e essa ferramenta é adequada para trabalhos em interiores. Mas tenha cuidado, pois o revestimento fica escorregadio ao processar com um composto.

para conteúdos ↑

Métodos de cozimento

É hora de falar sobre como cozinhar óleo-cera em casa e quais componentes são necessários para isso. Para maior comodidade, forneceremos a fração mássica da proporção de ingredientes. Siga esta recomendação e poderá preparar um produto de qualidade para o tratamento de revestimentos de madeira.

para conteúdos ↑

Cera, aguarrás e resina

Esta composição é ideal para móveis, pois permite criar uma película protetora especial, graças à qual o pó não prejudica a superfície da árvore, um revestimento característico não se forma no topo.

Isso foi possível graças à adição de aguarrás. Torna a composição não tão espessa que simplifica a aplicação e permite que você trabalhe com a superfície o quanto for necessário.

A proporção:

  • cera de abelha - 4 partes;
  • terebintina - 2 horas;
  • resina - 1 hora

Pintura de piso

É necessário derreter a cera para um estado líquido, adicione resina esmagada. Misture os componentes e aguarde até que eles se dissolvam completamente, despeje a aguarrás e misture.

para conteúdos ↑

Parafina, gasolina, resina

Este composto é adequado para uso ao ar livre. Se você possui um terraço de madeira, um mirante, um banco e um dossel, ele os protegerá dos efeitos nocivos de fatores externos. O produto contém gasolina e é usado em locais onde não há altos requisitos ambientais.

A proporção:

  • parafina - 55%;
  • gasolina refinada - 40%;
  • resina - 5%.

Parafina, gasolina, resina

A gasolina pode ser substituída por acetona purificada. Custa mais, mas desaparece mais rápido sem deixar cheiro. Ao preparar o produto, observe as medidas de segurança, especialmente ao derreter a parafina. Mantenha um recipiente de gasolina longe do fogo.

É melhor cozinhar o produto ao ar livre, o que ajudará a evitar a concentração de vapores. Se isso não for possível, e você forçado a misturar os ingredientes em casa, tome cuidado para ventilar a sala.

para conteúdos ↑

Cera, óleo de linhaça, aguarrás, resina

Uma ferramenta popular para o processamento de pequenos produtos de madeira. Estes são pequenos móveis, pratos, todos os tipos de artesanato em madeira e assim por diante. Afeta o grande consumo de materiais, o que está associado a custos financeiros consideráveis.

Ferramentas de cera

A proporção:

  • cera de abelha - 25-30%;
  • óleo de linhaça refinado - 35-40%;
  • terebintina - 20-30%;
  • resina - 5%.

Se não houver óleo de linhaça ou for caro, você poderá substituí-lo por azeitona ou girassol. Certifique-se de que ele esteja limpo e isento de impurezas ou qualquer tipo de sedimento, pois isso degradará a qualidade da composição. Todos os ingredientes são misturados e aquecidos, após o que o produto está pronto.

para conteúdos ↑

Cera, óleo de linhaça, própolis

A própolis é usada não apenas para fins médicos e cosméticos. Sua composição enriquece a madeira, tornando-a "viva" e forte. A própolis é conhecida por suas propriedades penetrantes e adesão à cera, portanto a mistura é de alta qualidade.

A proporção:

  • cera de abelha - 1 parte;
  • óleo de linhaça - 4 horas;
  • própolis - 2 horas

A desvantagem é o alto custo, devido ao próprio preço da própolis. Se, no entanto, você decidir cozinhá-lo, certifique-se de que o óleo de linhaça seja limpo, pois, caso contrário, impurezas desnecessárias aparecerão na composição.

A tecnologia de cozimento é simples e direta. A cera e a própolis derretem, após o que é derramado óleo sobre eles, e toda a mistura é bem misturada. Esta ferramenta é adequada para o processamento de utensílios de madeira.

Peças de Própolis

para conteúdos ↑

Cera, óleo de linhaça, banha de porco

A gordura de porco gasto também é excelente para o processamento de madeira. Afeta o aumento do teor de gordura, o que cria uma película protetora. Na sua forma pura, ninguém esfrega pisos ou utensílios de madeira com graxa, por isso é usado como um dos componentes.

A proporção:

  • cera de abelha - 3,4 partes;
  • óleo de linhaça - 10 horas;
  • smalets - 1 hora

Misturas à base de banha ou própolis superaquecida têm quase o mesmo efeito, mas são produzidas com banha muito mais barata. Nos dois casos, a composição deve ser aplicada pelo menos 2 vezes, aguardando a primeira demão secar completamente. Isso ajudará a alcançar o resultado desejado.

para conteúdos ↑

Usamos azeite

Outra receita popular e fácil de cozinhar que é útil ao processar madeira. Para fazer isso, você precisará de:

  • azeite de oliva - 7 colheres de sopa;
  • cera de abelha - 2 colheres de sopa.

Você precisa pegar a cera e esmigalhá-la completamente, e depois amasse em uma massa homogênea. Depois disso, é misturado com azeite e infundido em banho-maria. A mistura deve ser derretida, depois removida do fogo e mexa até ficar homogênea.

Essa composição é armazenada em um prato de vidro com tampa, pois quando entra em contato com o ar, começa a endurecer e a perder suas propriedades.

para conteúdos ↑

Cera de óleo de jojoba

Se você encontrar este óleo maravilhoso, considere-se com sorte! Tem propriedades surpreendentes e é benéfico para a madeira. Uma mistura à base deste óleo protege as fibras da deformação e evita o inchaço.

Óleo de jojoba

Componentes

  • óleo de jojoba prensado - 150 mg;
  • cera de abelha - 50 mg.

Ao preparar a composição, é necessário observar proporções - 1: 3. Isso ajudará a obter a consistência ideal e a preservar as propriedades naturais do óleo.

Os componentes são derretidos em banho-maria e bem misturados. A composição é armazenada em um frasco de vidro por até 2 anos, não perde suas propriedades. Portanto, você pode usá-lo periodicamente para atualizar e fortalecer a cobertura de madeira.

para conteúdos ↑

Cera de carnaúba para madeira

Por último, mas não menos importante, a receita certamente lhe interessará. Hoje à venda você encontra cera de carnaúba. Possui propriedades milagrosas e afeta perfeitamente o estado da madeira: fortalece, fortalece as fibras e é imune à umidade.

A grande dificuldade na preparação de um produto à base de cera de carnaúba é que ele derrete a alta temperatura e, portanto, é usado principalmente para fazer mástique em casa.

Cera de carnaúba

Para o produto, você precisará de:

  • coloque os flocos de cera de carnaúba em um recipiente de metal, cubra com uma tampa e aqueça em fogo baixo;
  • adicione óleo (linhaça ou cânhamo) na proporção de 2: 1 (ou seja, 2 partes de óleo por 1 parte de cera);
  • aqueça a mistura até derreter;
  • mexa bem;
  • despeje em um recipiente de vidro.

Com armazenamento prolongado, o mastique resultante endurece. Você precisará aquecê-lo ao estado líquido e adicionar uma pequena quantidade de óleo purificado, após o qual poderá aplicá-lo com segurança à madeira.

para conteúdos ↑

Tecnologia de aplicação de cera de óleo

Como aplicar o produto preparado em uma superfície de madeira? É necessário limpar completamente o produto. Não deve haver detritos pequenos, poeira, tinta ou poluição. O mesmo se aplica às manchas oleosas.

Aplicação de óleo de cera
Depilação com parquet

A mistura é aplicada com um pincel. Certifique-se de que a barba por fazer não afofe e não deixe vilosidades na superfície. A cera de óleo é aplicada em uma camada fina sobre todo o revestimento do produto, e a formação de flacidez e costuras deve ser evitada. A superfície deve ser uniforme e lisa.

Produtos grossos geralmente deixam excesso nas cerdas do pincel, que endurecem rapidamente. É assim que os coágulos se formam.Se você perceber isso, limpe periodicamente o pincel e remova os torrões.

Depois de aplicar a primeira demão, deixe secar completamente. Tome seu tempo e seja paciente. Se você não esperar um tempo suficiente e começar a testar a cera, as impressões digitais permanecerão na superfície.

O procedimento acima precisa ser feito 2-3 vezes. Assim, a superfície de madeira pode ser impregnada com a solução e seus componentes penetram nas pequenas rachaduras inacessíveis, enchendo-as e protegendo-as da umidade.

O polimento de uma superfície de madeira pode ser feito com um pano de algodão comum. Se em casa houver uma retificadora, use-a, mas evite discos e materiais abrasivos, pois eles danificam a superfície da árvore e deixam marcas e arranhões característicos nela.

O procedimento de processamento não é difícil. Um pouco de prática, e você pode aplicar óleo-cera em produtos de madeira.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas