icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Impregnação de madeira - por que e como realizá-la?

A placa impregnada é um tipo especial de madeira, que está se tornando cada vez mais popular na construção. Não existem muitos fabricantes dessas impregnações, e o preço é mais alto que o da madeira comum. A impregnação de madeira pode prolongar seriamente sua vida útil e proteger de maneira confiável contra a deterioração.

Existe algum dano por impregnação?

A impregnação envolve a impregnação de madeira com uma composição especial (Wolmanit CX-8, Tanaligh E 3494 e algumas outras). Como resultado, podridão, danos ao molde e outros tipos de decomposição no ambiente são evitados. Para o tratamento de madeira natural, um conservante especial solúvel em água à base de malaquita e ácido bórico é usado com mais frequência.

Madeira tratada para evitar a deterioração
Madeira tratada para evitar a deterioração

Devido à composição, a solução de impregnação não é tóxica, não emite substâncias voláteis. Se compostos anteriores de cromo e arsênico foram usados ​​para impregnar madeira, os compostos modernos são considerados ecologicamente corretos e inofensivos para seres humanos, animais e meio ambiente. É por isso que a árvore impregnada é amplamente usada para o cultivo de uvas e, nos países escandinavos, geralmente está em todo lugar em contato com a terra, a água. Após a impregnação, a madeira não mancha a pele, não cheira. As impregnações dessa tecnologia possuem todos os certificados necessários e foram testadas com relação ao impacto na saúde humana.

para conteúdos ↑

Detalhes de impregnação

Durante a impregnação, a madeira é impregnada com uma solução biocida anti-séptica, fungicida e sob pressão em câmaras de vácuo hermeticamente fechadas. Eles contêm material pré-seco, o modo de fornecimento de fluido é controlado por um computador. Após um certo período de tempo, a solução é removida da câmara, após a qual o vácuo é criado novamente até a árvore secar completamente. Os produtos acabados são imediatamente embalados e enviados para venda.

Impregnação de madeira em câmara de vácuo
Impregnação de madeira em câmara de vácuo

A impregnação aumenta significativamente a vida útil da madeira, tornando-a praticamente ilimitada. A placa será resistente à umidade, portanto pode ser usada para equipar estruturas ao ar livre em qualquer clima. Os produtos de madeira impregnados mais populares são:

  • canteiros de flores, bancos, escadas;
  • pavilhões e mandris;
  • cercas, coberturas;
  • terraços, caminhos;
  • caixas de areia e playgrounds;
  • amarrações, pontes;
  • revestimento exterior de casas;
  • vigas de suporte de carga, varandas, sótãos;
  • estacas, ligas, colunas para plantas.

As soluções usadas para impregnar são chamadas impregnadas. Eles podem atuar como preparativos para o tratamento profundo ou superficial, servir como solo básico. A maioria das soluções é à base de água. No entanto, preparações à base de óleo e solventes orgânicos estão à venda, mas não são ambientalmente amigáveis.Por meio desse tipo, apenas a madeira técnica é impregnada, destinada à fabricação de postes, cercas, dormentes para a ferrovia.

Tecnologia de impregnação de madeira
Tecnologia de impregnação de madeira
para conteúdos ↑

Metas de impregnação

Fungos específicos causam podridão da madeira ao longo do tempo. Os esporos desses microorganismos estão em qualquer árvore. Eles permanecem em estado passivo até que sejam criadas condições favoráveis: o produto entra em um local quente e úmido. A parte de madeira de alburno, que se torna um excelente local de reprodução de cogumelos, é mais suscetível à decomposição. Uma árvore morta e sadia geralmente não apodrece, pois os microrganismos não podem se desenvolver nela.

Durante a impregnação, a estrutura da madeira porosa é saturada com substâncias anti-sépticas que impedem ou interrompem a reprodução de fungos, micróbios putrefativos e mofados e outras bactérias que causam danos ao material. O uso de impregnações, além de prevenir a podridão, resolve esses problemas:

  • hidrofobicidade aumentada;
  • a exclusão da população da árvore com pragas;
  • garantir resistência ao fogo;
  • otimização de força;
  • aumentar a vida útil dos edifícios.
Deck impregnado
Deck impregnado

Após a penetração, a impregnação preenche os poros da madeira e a torna resistente à maioria dos fatores adversos.

para conteúdos ↑

Profundidade de impregnação

A impregnação é chamada de processamento profundo da madeira com anti-sépticos, quando o alburno é impregnado com uma solução de 95% (pelo menos). Também capturado a 0,2-0,5 cm do núcleo, que é adjacente ao alburno.

A camada nuclear não precisa ser processada, pois está sujeita à chamada impregnação natural. Existem fenóis que têm um efeito anti-séptico e prolongam a vida da árvore. Antes do início da impregnação, o material deve ser seco; caso contrário, a umidade na seção de seiva irá interferir na penetração da impregnação no espaço intercelular.

Somente a parte externa do log é impregnada
Somente a parte externa do log é impregnada
para conteúdos ↑

Decadência nos cortes e no interior

Com estrita adesão à tecnologia de impregnação, exclui-se o apodrecimento das placas por dentro. O único risco é encontrado ao processar colunas de madeira redonda nas quais o alburno é pouco seco. Devido à grande espessura, a madeira não pode ser completamente saturada; portanto, suas camadas inferiores permanecem teoricamente podres quando em contato com o solo.

Apodrecer a madeira em cortes de serra após impregnação é quase impossível. Se você deve tocar constantemente o chão, é recomendável cobrir a superfície de contato com impregnação de óleo para proteção adicional. Outra opção é aplicar selante na extremidade da serra para evitar a destruição.

Composição para proteção de pontas de madeira
Composição para proteção de pontas de madeira
para conteúdos ↑

Materiais para processamento

A tecnologia de impregnação é aplicada a materiais que são mais frequentemente afetados por fatores prejudiciais e propensos à deterioração:

  • tábua de chão;
  • terraço, varanda;
  • espaços em branco para móveis de jardim;
  • madeira para mandris, coberturas, sótãos;
  • material para cercas;
  • madeira.
Cerca impregnada da placa
Cerca impregnada da placa
para conteúdos ↑

Variedades de composições

Dependendo dos componentes, dos recursos da ação, todas as impregnações são divididas em vários grupos.

Para proteção profunda

A maioria dos compostos é projetada especificamente para impregnação profunda de madeira, o que implica em tecnologia de impregnação. Essas soluções devem ser seguras, ambientalmente amigáveis, não conter componentes cáusticos e tóxicos. Esses fundos penetram nas camadas profundas do material, preenchem os poros, fornecendo o nível de proteção mais confiável e mais alto.

À prova de intempéries

Tais soluções aumentam adicionalmente a resistência da madeira, o que ajuda a aumentar sua resistência a fatores atmosféricos. Após a secagem, a árvore não terá medo:

  • chuva, neve, granizo;
  • diferenças de temperatura;
  • flutuações climáticas;
  • mudança de estação;
  • radiação ultravioleta;
  • nevoeiros;
  • alta umidade;
  • aquecimento contínuo.
Composição impregnante para estabilização da madeira
Composição impregnante para estabilização da madeira

Sem impregnação, a madeira deteriora-se rapidamente devido à influência de tais fatores e, após o processamento com compostos especiais, o material não racha, seca e apodrece por muitos anos.

para conteúdos ↑

Anti-sépticos

Quase todas as formulações contêm componentes anti-sépticos (por exemplo, ácido bórico). Eles inibem a reprodução de fungos, fungos, bactérias e também impedem o aparecimento de besouros, vermes, outras pragas e parasitas. Os biocidas não apenas impedem o desenvolvimento de processos putrefativos, mas também interrompem as mudanças em andamento.

Conservante de madeira lavada
Conservante de madeira lavada

A madeira de coníferas requer proteção especial: esses materiais são destruídos rapidamente. Portanto, ao construir estruturas de ruas e estruturas de tábuas de abeto ou pinheiro, madeira e outras madeiras, recomenda-se impregnar antecipadamente.

para conteúdos ↑

Retardadores de chama

Uma árvore seca suporta bem a combustão, portanto é praticamente indefesa diante de um incêndio. Para reduzir a propagação do fogo, para reduzir a geração de fumaça, componentes especiais são incluídos na composição da série de impregnações - retardadores de chama que evitam o fogo e reduzem a taxa de transição do fogo para novas áreas.

Composição impregnante à prova de fogo Neomid 450
Composição impregnante à prova de fogo Neomid 450
para conteúdos ↑

Formulações combinadas

As mais populares na tecnologia de impregnação são as soluções combinadas, incluindo anti-sépticos, biocidas, retardadores de chama, substâncias repelentes à água que podem penetrar nas camadas mais profundas. Eles podem lidar com qualquer madeira serrada, especialmente madeira, tábuas para vigas, pisos e revestimento de paredes. A impregnação Senezh é conhecida por sua densificação da estrutura da árvore, cria uma película hidrofóbica e prolonga seriamente a vida útil do material.

Conservante de madeira combinada
Conservante de madeira combinada
para conteúdos ↑

Métodos de impregnação profunda

A tecnologia industrial é complexa e praticamente impossível de reproduzir em casa. Para impregnar a madeira, é necessária uma instalação especial do tipo autoclave, na qual a composição será fornecida sob pressão no vácuo de 0,07 a 009 MPa. A duração do processo é de 3-6 horas.

Com suas próprias mãos, você pode impregnar das seguintes maneiras:

  1. Mergulhando. A madeira é mergulhada em um recipiente com uma impregnação, com idade de 2 horas a 7 dias (dependendo da espessura), e depois é cuidadosamente seca.
  2. Método difuso. O medicamento é misturado com areia 5: 1. Essa massa é polvilhada com tábuas, madeira e depois envolvida em filme. Após 10 dias, a madeira estará pronta para secar, antes da qual o filme será removido.

para conteúdos ↑

Tratamento de superfície

A eficácia de tais métodos é muito menor, porque as camadas profundas de madeira permanecerão desprotegidas. No entanto, muitos mestres praticam tipos de superfície de impregnação de madeira, que reduzem a taxa de danos ao material por podridão, impedem o assentamento de pragas:

  1. Coloração. A solução é aplicada com pincel, rolo na madeira colocada horizontalmente. Normalmente, o agente penetra a uma profundidade de 3-5 mm. Para aumentar a eficiência, é recomendável processar 2-3 vezes.
  2. Esfregar. É usado em madeira com uma superfície áspera difícil de pintar. A solução é esfregada com tampões duráveis, esponjas em 2-3 camadas.
  3. Pulverização. Usado para pisos, fachadas, áreas inacessíveis. A profundidade de penetração da solução é mínima - até 1-2 mm.
Tratamento à prova de fogo de estruturas de madeira com uma pistola de pintura
Tratamento à prova de fogo de estruturas de madeira com uma pistola de pintura
para conteúdos ↑

Sugestões do fabricante

À venda, existem impregnações de impregnação russas e estrangeiras. As marcas mais populares são Tex, Senezh, Healthy House, Olympus, Optimist, que são produzidas na Rússia. De composições estrangeiras em demanda:

  • Belinka;
  • Pinotex;
  • Tikkurilla;
  • Dufa;
  • Maxima;
  • Alpina.
Impregnação acrílica para madeira Maxima
Impregnação acrílica para madeira Maxima

O processamento de madeira pode ser feito sob encomenda, este serviço é praticado por muitas empresas de exploração de madeira de médio e grande porte. Custo por metro cúbico de madeira impregnada equivale a 18-30 mil rublos ou mais, dependendo do tipo de árvore. O alto custo é devido a um sério benefício para o usuário, porque a vida útil dos edifícios e estruturas aumentará significativamente.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas