icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Como lidar com uma bancada de madeira?

O nivelamento da mesa na cozinha é uma parte indispensável dos móveis de cozinha, está sujeito a um constante estresse mecânico e é danificado ao longo do tempo. Portanto, os proprietários de móveis de cozinha fazem uma pergunta indissolúvel: - Como cobrir a bancada para que ela não perca a apresentação por muitos anos?

Bancada de cozinha

Na cozinha, a parte superior da mesa ou a área localizada na parte superior dos armários do fone de ouvido é usada como área de trabalho para cortar alimentos e cozinhar, bem como um local para colocar eletrodomésticos e utensílios de cozinha.Essa área de trabalho deve ser resistente a choques e vários danos mecânicos, aos efeitos da temperatura, radiação ultravioleta e água.

para conteúdos ↑

Características de bancadas de madeira

Os conjuntos de cozinha são feitos com várias matérias-primas, como madeira. Pode ser natural, ou seja, sem uma composição especial aplicada por cima ou revestida com verniz ou tinta.

A tabela apresenta dados sobre tabelas de madeira.

Recurso Descrição do produto
Construção civil
  1. A massa da matéria-prima é serrada, retificada e um agente de proteção é aplicado. Esse item vai durar muito tempo e tem uma aparência atraente, mas é bastante caro.
  2. Placas finas de matérias-primas se unem. Um folheado fino, mas caro, é colado em cima deles. Tais mesas têm vida curta e não são muito caras.
Material O material de madeira pode ser qualquer coisa, mas principalmente cereja, nogueira, carvalho e bordo são usados. Árvores exóticas são usadas com menos frequência (teca, pau-rosa).
Móveis acabados Os itens acabados de móveis para a cozinha podem ter várias formas: retângulo, oval, círculo, forma angular.

Bancada de madeira

As vantagens das bancadas de madeira são:

  • um grande número de várias formas;
  • aparência atraente;
  • facilidade de trabalho de restauração;
  • Este material é ecológico e quente.

As desvantagens das bancadas feitas de matérias-primas de madeira são:

  • facilidade de fogo;
  • facilidade de poluição;
  • pode ser arranhado com facilidade;
  • tem um custo bastante caro.

para conteúdos ↑

Maneiras de proteger a bancada da cozinha

A área de trabalho da sala em que os alimentos são cozidos é exposta a vários líquidos; portanto, para servir por muitos anos, deve ser protegida da água.

Existem várias maneiras de fazer isso:

  1. Aplique óleo para processar itens de madeira, que são absorvidos pelo material e evitam que as fibras inchem quando molhadas. Os seguintes produtos industriais podem ser usados ​​para uma superfície de madeira: OSMO TopOil, Belinka, Adler Legno ou muitos outros. Para processar a área de trabalho em conjunto com esta substância ou mesmo em vez dela, é usada cera especial. Mas você deve se lembrar que essa ferramenta precisará ser atualizada com o tempo, ou seja, aplicada novamente.
  2. Para processá-lo várias vezes com um verniz especial para aviões de madeira. Se desejado, é adicionado um pouco de pigmento para que as fibras profundas da árvore fiquem mais escuras e o próprio plano para cozinhar se torne expressivo.

Aplique verniz com um pincel

para conteúdos ↑

Revestimento de óleo para utensílios de cozinha

O óleo protege os móveis da influência não apenas da umidade, mas também das influências químicas, naturais e domésticas. Este produto industrial é principalmente incolor e pode ser vegetal, mineral ou sintético.

Tais revestimentos diferem entre si pelo método de secagem:

  1. Seca completamente, endurece após a secagem, não pode ser lavada com água e a aparência original dos móveis processados ​​permanece por muito tempo.
  2. Absolutamente não secar ou secar pela metade, impregna profundamente a madeira. É feito com ingredientes naturais. É removido aplicando ação mecânica.

Antes de aplicar essa ferramenta, o plano tratado é completamente limpo de todos os contaminantes e seco. Se necessário, tinta ou verniz antigo deverá ser removido. E se houver defeitos, eles devem ser nivelados com uma massa especial e depois lixados com lixa.

O óleo é aplicado com uma escova ou tecido sem fiapos; é aplicado em todo o comprimento das fibras. A primeira camada deve secar por doze horas e, em seguida, uma nova camada é aplicada. Seu número total nesta composição depende do método pelo qual o próprio produto será aplicado. Se você usar um pincel, dois tratamentos serão feitos. E ao usar um pano, você precisa fazer três ou quatro camadas. Depois de absorver completamente a composição, toda a área tratada deve ser bem limpa com um pano macio e limpo.

Tratamento de óleo na bancada

O revestimento apresentado possui várias propriedades positivas:

  1. Não altera a cor do avião para trabalhar com alimentos, enfatiza seu "desenho".
  2. Deixa a troca natural original de umidade na superfície e evita o aparecimento de fungos; portanto, a aparência original da área tratada não muda por muito tempo.
  3. Se temperaturas elevadas agirem do lado de fora do sujeito para esse processamento, o produto não delaminará e não fluirá.
  4. O óleo para móveis é ecológico, portanto, o contato de ingredientes alimentares com a superfície na qual a composição descrita está presente não prejudica a saúde humana.
  5. O óleo esconde pequenos arranhões, áreas desgastadas e manchas deixadas pelos pratos.
  6. Se houver necessidade de atualizar áreas contaminadas, você poderá remover apenas parte deste revestimento e aplicá-lo novamente nas áreas desejadas.
  7. O óleo é adequado até para madeira envelhecida que contém poros, pois é profundamente absorvido, confere elasticidade e evita a secagem.
para conteúdos ↑

Atualizando a área de trabalho de madeira

Não importa o quão organizada seja a área de trabalho na sala de cozinhar, ela ainda perde sua aparência original ao longo do tempo. Em seguida, você pode comprar um novo fone de ouvido ou tentar atualizá-lo. A coloração é a maneira mais fácil de atualizar.

Para manchar a área de trabalho, faça o seguinte:

  • limpar a bancada com lixa ou polidora;
  • encobrir todos os defeitos com massa especial;
  • andar na superfície tratada com tinta de resina alquídica, a primeira aplicação dessa tinta servirá como primer;
  • se desejar, você pode decorar o avião para o trabalho na cozinha (desenhe algo você mesmo ou usando estênceis).

Você pode decorar a parte de trabalho dos móveis da cozinha usando a técnica de decoupage. Essa técnica consiste no fato de que os guardanapos decorativos são colados ao item atualizado e depois passam várias vezes com verniz.

Bancadas velhas de decoupage

Outra forma de atualização é o uso de um filme de material autoadesivo, que permite dar à aparência atualizada a aparência de uma superfície de madeira, pedra, mármore, couro ou metal. Antes de colar, a parte processada dos móveis deverá ser bem lavada, limpa a seco e sempre desengordurada.

Antes de usar um filme autoadesivo, determine as dimensões da área que precisa ser atualizada para cortar adequadamente o filme. Pedaços deste filme devem ser cortados um pouco maiores que a própria mesa. Após colar o filme, não deixe tubérculos ou dobras. A suavização do filme é realizada com um raspador de plástico.

para conteúdos ↑

Cuidados com a tábua de cortar

Qualquer que seja o material coberto pela bancada da cozinha, é melhor cortar a comida, afinal, não nela, mas na superfície da placa de corte. As matérias-primas para a criação da placa de corte podem ser diferentes. As tábuas de cozinha são criadas usando plástico, vidro ou madeira especial (geralmente escolhido, pois é um anti-séptico natural).

Você precisa embeber uma nova placa para cortar, para a qual o óleo é adequado. Esta impregnação irá protegê-lo de líquidos, alimentos e bactérias que entram nele.

A camada de óleo da placa deve ser inofensiva à saúde e resistente a vários danos. Se você usar óleo à base de girassol ou azeitonas para cobrir a superfície de corte, depois de algum tempo poderá se deteriorar, e essa placa precisará ser jogada fora. Meios baseados em cocos ou estradas de linho, mas não permitirão que o plano de corte se torne inútil.

O óleo mineral é uma boa opção para revestir uma placa de corte. Para fazer isso, limpe a tábua com ela, aguarde até que a composição seja absorvida e limpe-a com um pano seco. O procedimento deve ser repetido uma vez a cada trinta dias.

A cera de abelha pode ser adicionada a esse revestimento da tábua de corte para dar uma densidade ao revestimento. A cera aumenta a resistência à umidade e impede o envelhecimento da placa de corte. Depois de aplicar a substância oleosa e a cera, você deverá deixar o produto secar e polir a parte externa da prancha para obter um brilho.

Você também deve estar ciente da desinfecção da placa de cozinha. Para desinfetar as tábuas, use estes métodos:

  • água quente e um detergente contendo surfactantes;
  • vinagre
  • peróxido de hidrogênio;
  • limpadores de banho de cloro.
para conteúdos ↑

Restaurando bancadas de madeira

Sob a influência negativa do líquido e da alta temperatura, a parte superior da mesa pode ficar mais alta, solta ou delaminada, após o que a superfície de madeira deve ser restaurada.

A recuperação é realizada da seguinte forma:

  • você precisa remover todas as áreas danificadas;
  • secar e moer a parte externa restaurada da mesa;
  • faça uma mistura contendo serragem e cola de acetato de polivinila;
  • encher com a mistura todos os lugares vazios da mesa que apareceram após a moagem; para esse efeito, também é adequado o betume para madeira;
  • deixe o item restaurado sob pressão até secar por cerca de um dia;
  • assim que a mesa estiver completamente seca, ela deve ser protegida com um agente contendo silicone, oleado ou envernizado em toda a área do objeto.

Para remover pequenos arranhões, você pode limpar a área problemática com chá preto bem moído, uma semente de noz, uma mistura de vinagre com um extrato de azeitonas e também usar óleo de máquina.

Se houver arranhões profundos no plano de madeira, é utilizada uma lixa para lixar e depois moer. E para dar os efeitos de brilho e brilho, você terá que aplicar feltro.

Como resultado do exposto, pode-se concluir que, para manter a bancada da cozinha em madeira em boas condições, é melhor cobri-la com um composto à base de óleo com a adição de cera. E para salvar a prancha para cortar produtos, ela também seria boa em fazer uma aplicação dessas. Esses itens permanecerão por muito tempo, sujeitos a atualização oportuna de seu revestimento protetor.

Comentários e críticas (4)
  1. Alexander

    Olá Obrigado pelo artigo útil! Por favor, informe o melhor para cobrir a bancada de carvalho para protegê-la da umidade, mas para que a cor da bancada não mude após o processamento. Há uma mesa de carvalho claro, e eu quero evitar o seu escurecimento e partida em marrom. Isso é possível em princípio? Obrigada

    1. krasko

      Se sua bancada se deitar por uma semana, o próprio carvalho escurecerá um pouco. Se você quiser deixar a cor atual, não poderá processar nada, nada de ruim acontecerá.

  2. Nikita

    Olá Diga-me qual é a melhor árvore para fazer uma mesa de jantar e qual revestimento é melhor processá-la para servir por um longo tempo.

  3. Antonina

    Boa tarde, restaurando uma mesa feita de cerejeira sólida (como pelo menos o vendedor declarou), espanhol, o verniz rachado. Estou tentando remover o verniz antigo com uma retificadora vibratória. Está muito lento. Existem maneiras mais rápidas? E a segunda pergunta: o que cobrir então para que a bancada recupere sua cor vermelha? Durante o processo de moagem, a madeira clara é exposta, embora inicialmente a mesa tenha um belo tom avermelhado. Obrigada

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas