icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Métodos exclusivos de envelhecimento do revestimento do tipo faça você mesmo

O uso de materiais de acabamento ecológicos se tornou literalmente uma tendência nos últimos anos. Ao escolher a madeira natural, você pode ter certeza de que ela não emite substâncias nocivas e não prejudica a saúde dos entes queridos.

A ripa escovada é uma das variedades de painéis de parede de madeira com características técnicas únicas e altas qualidades estéticas.

O que é uma ripa escovada

Este é um quadro para trabalhos de interior e decoração de fachadas de casas, edifícios, estruturas. O revestimento escovado desempenha as mesmas funções que o normal e difere do último apenas na aparência. Além do nome padrão, geralmente é chamado de envelhecido mecanicamente, texturizado ou texturizado.

Revestimento em larício escovado

Traduzido do inglês, "brush" é um pincel. Para obter madeira escovada, a placa é seca em módulos térmicos e as fibras macias são removidas de sua superfície com escovas de metal especiais, deixando as sólidas intactas. Como resultado, a placa adquire um padrão único e se torna mais durável e resistente ao desgaste, porque são os tecidos de madeira macia que começam a envelhecer primeiro.

Decorar casas com esse material tem uma aparência luxuosa, confere aristocracia e respeitabilidade à habitação.

para conteúdos ↑

Possui revestimento escovado

A escolha do tipo de revestimento depende das necessidades do usuário, condições operacionais específicas e recursos financeiros.

Tipos e tamanhos

O revestimento escovado possui diferentes texturas, cores, padrões e varia em tamanho, presença ou ausência de um chanfro. De acordo com o tipo de compostos, o material pode ser classificado em:

  • softline;
  • casa de fazenda;
  • forro do euro;
  • acalmar
  • casa de bloco;
  • Americano
  • revestimento frente e verso.

Dependendo do tipo e qualidade da madeira, o material é dividido em quatro classes:

  1. Extra. Este é um revestimento sem nós de qualidade premium com uma superfície perfeitamente lisa. Exclui-se a presença de rachaduras pequenas, locais não planejados e malformações da madeira.
  2. Classe A. Material de alta qualidade, sem incluir o núcleo. Na superfície, existem nós com mais freqüência do que um em 1,5 metros do comprimento da prancha. É permitida a presença de pequenos bolsos e fendas nas extremidades (até 2 peças). Para revestimento de espécies coníferas, é permitida uma salinidade não superior a 10%.
  3. Classe B. Nas pranchas, pode haver até 4 nós para cada 1,5 metro de comprimento, 2-3 rachaduras ou bolsas de alcatrão. Não é proibida a formação de pequenas lacunas durante o processamento da madeira, podendo haver locais afetados por insetos (não mais que 5%).
  4. Classe C. Praticamente não há restrições nos parâmetros; aberturas de nós, rachaduras, bolsas de resina, áreas de discrepância com a cor geral são permitidas, não deve haver apenas podridão óbvia.

Placa escovada em cores diferentes

Outro parâmetro importante do revestimento é o seu tamanho (comprimento, espessura, largura).O material está disponível em diferentes versões em largura, enquanto o comprimento das pranchas tem um passo de 10 cm. A espessura ideal do revestimento para decoração de interiores é de 12,5 mm, para trabalhos externos - de 15 a 20 mm.

As lamelas grossas podem suportar facilmente o seu próprio peso e a massa de materiais de isolamento. Quanto maior o material, maior a probabilidade de sua deformação sob temperatura e umidade. Placas estreitas têm melhor resistência ao estresse físico e mecânico.

Um revestimento escovado pode ser sólido ou emendado quando peças de madeira de 15 a 75 cm de tamanho são conectadas a uma placa.A junta é feita em um microchip especial, adicionalmente revestido com cola e fixado sob pressão. As lamelas fundidas são sempre bastante grossas (a partir de 15 mm), portanto, mais caras e pesadas. Ao comprar, é importante descobrir que tipo de cola foi usada: substâncias tóxicas são estritamente proibidas para decoração de interiores.

para conteúdos ↑

De que é feito o material?

Muitas variedades de madeira são adequadas para escovar. É importante que o material tenha uma textura bonita e sua superfície seja maleável. O revestimento de madeira macia é mais adequado para escovação, que contém a quantidade ideal de óleos essenciais e resinas que impedem a absorção e a deterioração da umidade. Esse material pode ser usado para decorar fachadas, banheiros, banhos de vapor e sua vida útil é muito alta (várias décadas).

Prancha de lariço escovado

Na maioria das vezes, para revestimento escovado, esses tipos de madeira são usados:

  • abeto - usado para criar uma tábua redonda, ótima para decoração de interiores;
  • pinheiro - é a opção mais barata, mas tem baixa densidade, por isso é arranhado;
  • larício - possui uma textura bonita, ideal para fazer tábuas escovadas, mas vendida a um preço alto;
  • cedro - possui altas propriedades de isolamento térmico, adequado para trabalhos externos e internos.

As madeiras de lei são menos adequadas para escovar, pois não possuem um padrão de corte tão nítido, têm menos resistência e são mais caras de produzir. Para a fabricação de revestimento, você pode usar tília, amieiro, carvalho.

para conteúdos ↑

Âmbito do revestimento

O forro originalmente processado se tornará uma decoração real do interior, dará uma aparência nobre. O material é adequado para estilos de países, retrô, vintage, clássico, Provence e várias outras tendências de estilo.

Forro escovado no interior

Mais frequentemente, a placa escovada é usada para acabamento de salas de aula, salas de jantar e cozinhas, terraços, varandas, salas de estar. É montado em paredes, pisos, tetos, vigas e tetos. Além disso, o revestimento é perfeito para banhos, saunas, fachadas e qualquer ambiente que exija proteção adicional contra umidade e frio.

para conteúdos ↑

Benefícios do revestimento escovado

A popularidade de uma placa escovada é baseada nas muitas vantagens que distinguem este material:

  • durabilidade, alta resistência ao desgaste;
  • a possibilidade de uso em locais com alta umidade;
  • adequação para uso exterior e interior, para decorar quartos de crianças;
  • inofensividade, respeito pelo meio ambiente;
  • cores variadas, aparência e textura agradáveis;
  • altas propriedades de isolamento térmico.

Ripa escovada no interior do quarto

para conteúdos ↑

Forro escovado DIY

Se desejar, você pode escovar a placa pronta em casa. Isso reduzirá o custo de compra de material envelhecido, que nas lojas de construção sempre tem um preço mais alto.

Escovação mecânica

Para o trabalho, você deve escolher placas com o padrão desejado. Será mais fácil escovar forro de abeto ou pinheiro, e o cedro e o larício, devido à sua alta densidade, são bastante difíceis para o processamento manual. Você também precisa comprar uma escova com pêlos metálicos que possam remover fibras macias e deixar sulcos bastante profundos. Com uma grande quantidade de trabalho, é melhor comprar uma retificadora com a cabeça da escova apropriada ou perfurar com uma bola abrasiva especial.

Escovação mecânica do revestimento

Também é necessário:

  • papel de areia;
  • impregnação de preservação de madeira;
  • pincel;
  • um trapo.

Depois de tirar o pó do revestimento, coloque as tábuas em uma bancada ou em uma mesa comum e fixe-as para que fiquem imóveis. As lamelas são tratadas com uma escova, pressionando-as uniformemente e realizando sulcos com uma profundidade de 2-3 mm. Butts trabalham com mais cuidado.

Para obter faixas largas e profundas, é usado um moedor com um disco de pedra. Em seguida, a serragem é novamente removida e a lixagem da madeira é feita com papel de areia para nivelar e remover as fibras finas. A trituração é feita com uma escova de nylon e o processamento manual fornece um resultado mais eficaz.

Ao final do trabalho, o revestimento é revestido com impregnação de esmalte, o que confere decoratividade e protege o material da influência de fatores negativos. Para tornar a textura brilhante e atraente, é necessário aplicar um verniz transparente à prova de umidade ou uma mancha à base de cera ao material. Se você deseja fornecer uma tonalidade mais interessante, um óleo para impregnação com a cor dissolvida é aplicado ao revestimento.

Revestimento de revestimento com impregnação de esmalte

para conteúdos ↑

Técnica com fogo

Um método de envelhecimento que consome menos tempo é considerado a queima de madeira. É uma espécie de escovação e envolve o uso de um queimador a gás ou maçarico. As desvantagens da metodologia são o perigo de implementação e a escassez do revestimento acabado, de acordo com o esquema de cores.

Primeiro método de escovação

De materiais e dispositivos, você precisará de:

  • placa;
  • cera
  • trapos;
  • lixa com grão fino;
  • queimador de gás;
  • cilindro de gás.

O trabalho é realizado na rua ou em uma espaçosa despensa. Os queimadores de chama passam pelas fibras, criando o padrão necessário. Depois de polir as placas, cubra-as com uma camada de cera e polir com panos.

Escovar madeira

para conteúdos ↑

Segundo método de escovação

Essa tecnologia exigirá um moedor com uma cabeça de escova para escovar e um maçarico. A madeira é queimada com fogo a uma profundidade de 1-2 mm, para que a superfície fique quase preta. Em seguida, eles removem a camada superior com uma máquina, atingindo o padrão desejado de linhas, moem a base com lixa e tonalidade, verniz.

Técnica de revestimento de óleo

A placa escovada é revestida com óleo para aprimorar o contraste do padrão. Escolha óleos sintéticos de proteção especiais para uso externo. O procedimento será o seguinte:

  • abra um frasco de óleo, misture bem o líquido com uma espátula estreita (a agitação é excluída, pois muitas bolhas aparecerão no óleo);
  • faça pinceladas secas na madeira, levando uma quantidade mínima de óleo na escova;
  • esfregue o líquido na superfície, obtendo absorção completa;
  • o forro é seco por 5 horas;
  • moer o material com uma lixa nº 150;
  • remova a poeira da base com um pincel limpo;
  • cubra o revestimento com um composto protetor.

Técnica de revestimento de óleo

para conteúdos ↑

A técnica de obter o efeito de "tinta velha"

Para executar esta técnica, você precisa comprar a marca de óleo preto "Lobasol", bem como qualquer óleo colorido (você pode usar o OSMO 2708). Também é necessário:

  • pincel;
  • trapos;
  • espátula de borracha.

O óleo preto é aplicado ao revestimento com uma espátula em uma camada grossa; após 15 minutos, o excesso é removido com um pano sem fiapos. Usando um pano semelhante, polir a base. Após um dia, o óleo colorido é aplicado em uma segunda camada. Após 10 minutos, eles pressionam a madeira com uma espátula de borracha, removendo resíduos não absorvidos. Em outro dia, o revestimento estará pronto para a aplicação da bio-composição protetora.

Tinta de envelhecimento em madeira

para conteúdos ↑

Revestimento de fachada com ripas escovadas

Para finalizar a fachada, você precisará estocar tempo e paciência - esse processo não é rápido. Primeiro, você precisa se certificar de que todos os tijolos, elementos das janelas e portas estejam firmes. Você pode fixar o revestimento em pregos, parafusos autorroscantes, grampos, kleimers, enquanto o método específico de fixação deve ser selecionado com antecedência para preparar a ferramenta:

  • para parafusos autorroscantes - broca, chave de fenda;
  • para pregos - uma pistola pneumática especial para pregar;
  • para grampos - um grampeador de construção;
  • para Kleimers - um martelo ou chave de fenda, broca, chave de fenda, além disso - pregos ou parafusos autorroscantes.

A casa é revestida com tábuas de madeira

Além disso, para serrar painéis, você precisará de um quebra-cabeça elétrico, fita métrica, quadrado, lápis, barra para compactar o revestimento e o nível. Os lamelos podem ser conectados verticalmente, horizontalmente, diagonalmente ou combinar essas técnicas. O procedimento será o seguinte:

  • prenda o filme de barreira de vapor com suportes, de modo que suas partes estejam 10 cm afastadas;
  • cole as bordas abertas do filme com fita dupla face;
  • faça uma caixa de ripas de 20 * 40 mm com um passo de 40-50 cm, fixe-a com parafusos e buchas;
  • na presença de irregularidades nas paredes, coloque pedaços de madeira compensada;
  • colocar lajes de lã mineral, poliestireno, prendendo o passador com pregos e, por cima, com outra camada de barreira de vapor;
  • faça marcações e fixe o revestimento, atuando na direção de baixo para cima.

para conteúdos ↑

Erros na instalação do revestimento

Na maioria das vezes, mestres inexperientes não deixam lacunas ao colocar o forro. Como a temperatura e a umidade do ambiente são indicadores variáveis, o tamanho das lamelas muda regularmente; portanto, na ausência de intervalos de 1-2 mm, o revestimento pode entortar.

Outro erro "popular" é a negligência da umidade e a bioproteção do revestimento escovado. Nesse caso, os painéis individuais terão que ser trocados periodicamente, porque sem um anti-séptico eles podem apodrecer. Às vezes, os iniciantes têm pressa em montar o material e esquecem-se de verificar a posição das lamelas por nível, como resultado de alguns dos elementos ficarem distorcidos.

Para evitar problemas, é necessário estabelecer estritamente de acordo com a tecnologia e usar apenas revestimento de alta qualidade, e a fachada durará muitos anos!

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas