icolorex-pt.technoluxpro.com/Materiais especiaisProteção de madeira

Escovar - dê à árvore uma aparência original

Escovar a madeira é uma das maneiras de dar ao material uma aparência mais decorativa. A madeira escovada é amplamente utilizada pelos designers, é usada para construção, reparo e criação de itens de interiores. A tecnologia pode ser feita com suas próprias mãos e sem tempo e custos financeiros desnecessários.

O que é escovar

Esta é uma tecnologia de envelhecimento artificial da madeira. Escovar é um tratamento decorativo de madeira com um pincel rígido que remove as fibras macias e expõe o padrão natural das fibras duras. Após esse impacto, o material terá uma superfície de relevo com uma estrutura pronunciada de anéis de árvores.

O processo de escovar uma árvore com um moedor

A essência da escovação é simular o processo de envelhecimento natural da madeira. Na primavera, quando a árvore cresce rapidamente, muitas fibras macias e soltas se formam em seu tronco. Após um corte de serra, eles são sujeitos a abrasão rápida e intemperismo. Anéis sólidos que crescem no verão e no outono são mais duráveis, resistentes a fatores prejudiciais. As fibras macias são facilmente removidas com uma escova, como resultado, a superfície da madeira adquire o relevo inerente ao material antigo.

Ao escovar, a profundidade do tratamento e o grau de remoção dos tecidos moles podem variar. A escova é capaz de penetrar de 0,5 a 3 mm e até mais. Normalmente, o tratamento mais profundo é realizado para dar à madeira um forte efeito de envelhecimento. O ideal é a escovação de 0,5 a 1 mm, que fornece ao produto um leve toque vintage.

para conteúdos ↑

Tipos de escovação

Existem duas maneiras de fazer o trabalho que têm resultados diferentes:

  1. Mecânico É uma versão clássica da tecnologia quando a madeira é tratada com um pincel rígido e depois pintada e polida. A superfície acabada é em relevo.
  2. Chemical. Implica o processamento de madeira com compostos especiais (ácidos ou álcalis) que corroem as fibras macias. O relevo do tabuleiro acabado será menos pronunciado.

Alguns mestres usam um método combinado de escovação. Primeiro, a madeira é tratada quimicamente em bruto, removendo uma parte significativa das fibras macias. Em seguida, eles terminam mecanicamente, concluindo o processo de escovação.

Duas maneiras de escovar madeira

Por profundidade (grau) de processamento, a madeira escovada pode ser a seguinte:

  1. Estruturado. Esse processamento é superficial, foi projetado para enfatizar os anéis anuais e a aparência natural da árvore.
  2. Fortemente estruturado. Escovar cria sulcos profundos ao longo das linhas naturais das árvores.
  3. Retro. Possui uma profundidade média de processamento, combinada à coloração com compostos especiais, para dar a "aparência" de um material usado há muito tempo.
  4. Retro 3d. Permite obter um material muito envelhecido com nós fortemente estressados, chanfros irregulares.

Tecnologia de envelhecimento de uma árvore Retro 3D

para conteúdos ↑

Âmbito de aplicação

A tecnologia de escovação é amplamente utilizada na decoração de uma placa de parquet maciça de engenharia. O envelhecimento também é relevante para painéis de parede e teto, revestimento, vigas, escadas de madeira.A madeira escovada é usada na fabricação de móveis - armários, mesas e cadeiras, cômodas, etc.

Vantagens e desvantagens da tecnologia

O processo natural de envelhecimento inevitavelmente reduz a resistência da madeira. A realização de escovação artificial permite aumentar a força da madeira, evita a destruição, a deterioração e o aparecimento de fungos. Por propriedades, a escovação realizada não é inferior ao processamento de madeira com anti-sépticos, mas apenas se a tecnologia for rigorosamente seguida.

Escovar um feixe - envelhecimento artificial de uma árvore

Outras vantagens da técnica:

  • aumentar a vida útil do material;
  • a exceção da população da árvore por insetos;
  • aparência elegante e exclusiva;
  • a capacidade de criar muitas coisas bonitas, revestimentos;
  • imitação de variedades caras de madeira;
  • enfatizando a naturalidade do material;
  • a possibilidade de usar em diferentes estilos de interiores.

Existem algumas desvantagens na escovação. Se você não aplicar um composto de proteção, os poros da madeira estarão abertos e, em locais com tráfego intenso ou em salas empoeiradas na árvore, a sujeira se acumulará regularmente.

para conteúdos ↑

Instruções de escovação

Ao fazer a lição de casa, você deve seguir rigorosamente a sequência de ações, o que garante um excelente resultado. Se você violar as recomendações, a madeira será danificada. Na fase preparatória, o nível de umidade da madeira deve ser verificado. Um material muito seco é umedecido por pulverização com uma pistola de pintura. A madeira fresca e úmida é levemente seca.

para conteúdos ↑

Árvore adequada

Faia, bordo, pêra, amieiro não são adequados para o envelhecimento, pois diferem em uma estrutura de madeira pouco pronunciada. O resultado da escovação em tais rochas não será bonito, uma vez que pequenas fibras não produzirão um efeito estratificado. Ideal para trabalhar rochas com uma estrutura multicamada e um padrão natural único:

  • abeto;
  • cedro;
  • larício
  • carvalho;
  • pinheiro.

A tecnologia de escovação também é ineficaz em relação à madeira de plantas tropicais, que não possui divisão em anéis anuais: isso se deve ao clima. Quanto à divisão em rochas duras e moles, a escovação pode ser realizada independentemente de tal diferenciação.

Tecnologia de escovação em diferentes tipos de madeira

O envelhecimento de madeira compensada, painéis folheados e folheados é aceitável, o que permite melhorar o relevo e criar uma superfície mais expressiva.

para conteúdos ↑

Ferramentas para o trabalho

Para escovar, são necessárias ferramentas especiais. Em casa, costumam usar dispositivos portáteis baratos e vendidos em qualquer loja de ferragens. Para escovação mecânica, é útil um revestimento - uma escova de metal áspera com uma pilha de latão e aço. Ele foi projetado para remover fibras macias da camada superficial da madeira, enquanto os tecidos duros permanecem intactos.

Ao escolher um pincel, é importante prestar atenção a esses pontos:

  1. Peça final. As melhores ferramentas têm um final largo, em forma semelhante a um rolo. Eles permitem que você processe uniformemente a madeira.
  2. A espessura do fio. A pilha de pincéis deve ser 7 a 10 vezes mais fina que as fibras macias do material, portanto, esse parâmetro deve ser comparado com o tipo de madeira.
  3. A forma das cerdas. As cerdas retas lidam melhor do que as cacheadas. Se estiverem dobradas, as pontas podem ser cortadas por conta própria.
  4. Rigidez da escova. Quanto menor o fio, mais difícil será a escova. Na fase difícil, vale a pena usar ferramentas com as cerdas mais rígidas.

Ferramentas de escovação especiais

Kratsovka remove uma porção significativa de fibras macias da madeira. Depois disso, é necessário usar dispositivos para eliminar a rugosidade, para os quais usar escovas de nylon com pó abrasivo pressionado nas cerdas.O custo desses produtos é bastante alto, muitos os substituem por uma lixa com grãos finos. Essa substituição é indesejável, mas pode ocorrer. Para o polimento final de escovas de madeira com sisal ou lã, são excelentes.

Nas ferramentas manuais, você também pode precisar de:

  1. Formão. A ferramenta permite aplicar sulcos profundos, se necessário por design. Com a ajuda de um cinzel, rachaduras artificiais, lágrimas, vários padrões são realizados.
  2. Lixa com grão grande. É usado, se necessário, para enfatizar ainda mais o padrão natural da madeira. Durante a operação, a lixa é pressionada ao longo das fibras com pressão.

Se a produção em massa de madeira envelhecida for planejada ou o escopo do trabalho for grande o suficiente, vale a pena substituir as ferramentas manuais por elétricas. Uma máquina de escovar especial com controle de velocidade é mais adequada. Também utilizaram brocas, esmerilhadeiras com cabeças de escova especiais.

Ferramentas manuais para escovar - cinzel e lixa

para conteúdos ↑

Coloração ou coloração de madeira

Após o processamento da madeira com pincéis, a etapa de acabamento é realizada - revestindo a superfície com tinta, tinturaria, mancha para melhorar o efeito decorativo. A tonificação ajuda a melhorar o contraste da imagem, a textura da madeira. O processo é realizado com uma escova ou esponja macia.

A maneira mais fácil é pintar madeira escovada com uma mancha de madeira, que penetra rapidamente nas fibras macias restantes e lentamente nas duras. A composição é abundantemente aplicada à superfície e os excessos são rapidamente removidos para deixar áreas claras com tecidos duros. Aparência particularmente original de madeira com uma mancha de ouro ou prata, lindamente brilho ao sol. Você também pode aplicar as seguintes técnicas:

  • recortes de pintura com um tom escuro e cristas com um tom claro;
  • revestindo a camada superior com verniz escuro, calhas - leves;
  • patinação - a pintura racha com a tinta mais escura.

Mancha de madeira escovada

No processo de coloração, eles monitoram o "comportamento" das vilosidades da madeira. Se subirem fortemente para a superfície, será necessário lixar com lixa de grão fino. A madeira totalmente seca é envernizada para preservar sua aparência apresentável por um longo tempo e melhorar suas propriedades operacionais. A escovação permite dar uma aparência incomum e luxuosa a qualquer produto de madeira. A realização de escovação em casa está disponível para todos e ajuda a reduzir seriamente o custo do trabalho de construção, decoração e design.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas