icolorex-pt.technoluxpro.com/PuttyEstuque

Reboco de gesso "Prospectors": características e técnica de aplicação

Gesso "Prospectors" é um dos materiais mais populares entre os profissionais. É ideal para acabamento de salas com um nível normal de umidade, proporcionando uniformidade, maciez e teto aos tetos e paredes e elimina todas as falhas.

Noções básicas de materiais

O estuque de estuque é produzido por um conhecido fabricante nacional. Apesar do sortimento da empresa incluir emplastros em ligantes de cimento e polímero, além de materiais decorativos, é considerada a mistura de gesso mais procurada para trabalhos internos.

Uso de gesso para uso interno
Uso de gesso para uso interno

A restrição do escopo de aplicação deve-se ao fato de o gesso não tolerar umidade, portanto misturas sem aditivos resistentes à umidade não podem ser aplicadas a superfícies do banheiro, chuveiro, vaso sanitário ou outros locais úmidos. No entanto, alguns "Prospectors" de gesso incluem modificadores especiais, sendo adequados mesmo para salas de frente com alto nível de umidade.

O gesso é amplamente utilizado durante os trabalhos de construção e acabamento ao organizar novos edifícios e casas particulares. É igualmente adequado para restauração, reparo de quaisquer residências, escritórios ou locais públicos. A argamassa é adequada para:

  • rachaduras de vedação e rachaduras;
  • lascas de graxa;
  • processamento de tetos, nichos, arcos, divisórias;
  • acabamentos de parede antes de aplicar rebocos decorativos;
  • tratamento de superfície antes de colar telhas.
Decoração de parede com gesso
Decoração de parede com gesso

O gesso é ideal para paredes de tijolo, concreto de gesso, concreto e concreto armado, concreto aerado, concreto celular, concreto de espuma. Cabe perfeitamente em outros rebocos de gesso e cimento. Devido à sua uniformidade, estrutura refinada e versatilidade, o material pode ser usado em vez de massa. É muito fácil aplicar esta mistura de construção, porque é plástica e dúctil, por isso é apreciada por mestres e profissionais iniciantes.

para conteúdos ↑

Composição e paleta de cores

O componente adesivo básico do gesso é o gesso branco ou cinza - um material mineral leve mas forte. Para otimizar as propriedades da mistura inclui outros minerais, cargas, modificadores, plastificantes, aditivos.

À venda, você pode encontrar o estuque Prospectors em cinza ou branco, às vezes é realizada uma mistura de construção rosa, e essa sombra não aparece devido à introdução de pigmento, mas devido à cor especial do gesso natural. Se necessário, o material pode ser tingido após diluição ou misturar o pó com pigmento seco.

Mistura seca branca de gesso

para conteúdos ↑

Características técnicas e propriedades do gesso

Gesso "Prospectors" pode ser aplicado manualmente ou mecanizado. Ele se encaixa perfeitamente com uma camada fina e bastante grossa: o principal é que ela esteja entre 5-50 mm. A espessura ideal da camada é de 15 mm. Ao usar reforço adicional, o intercalar pode ser aumentado até 80-100 mm. Sujeito às normas indicadas, o gesso não ficará rachado, não será descascado após a secagem.

As principais propriedades da mistura de estuque são as seguintes:

  • permeabilidade ao vapor - a capacidade de transmitir vapor de ar e manter um microclima saudável em casa;
  • indicador ideal de absorção de umidade - em salas com um nível normal de umidade, o gesso pode absorver e reter uma certa quantidade de água sem prejudicar a qualidade do acabamento;
  • respeito pelo ambiente, ausência de componentes prejudiciais na composição, conformidade com todas as normas sanitárias e de higiene, possibilidade de uso mesmo em quartos de crianças, escolas e instituições pré-escolares;
  • suavidade e uniformidade do revestimento, sem necessidade de massa posterior;
  • garantir um alto nível de ruído e isolamento térmico;
  • alinhamento perfeito de qualquer base, adequado para acabamentos decorativos (fricção com brilho, textura, alívio, desenho, pintura).
As principais propriedades do gesso
As principais propriedades do gesso

As especificações do material são fornecidas abaixo:

  • proporções aproximadas de água e mistura seca - 0,5-0,7: 1;
  • consumo por 1 quadrado. m área com uma espessura de camada de 1 cm - 8-10 kg;
  • a vida útil da solução final é de 20 a 50 minutos;
  • temperatura durante a operação - de +5 a +30 graus;
  • força adesiva com a base - acima de 0,5 MPa;
  • resistência à compressão - 2,5 MPa;
  • embalagem - sacos de papel de 15 kg, 30 kg;
  • A vida útil é de 6 meses.
para conteúdos ↑

Tecnologia de aplicação

As instruções exatas para trabalhar com Prospectors são fornecidas em cada embalagem do produto. Para obter um revestimento de alta qualidade, siga estas instruções rigorosamente.

Preparação de superfície

Primeiro você precisa preparar cuidadosamente a base. Para fazer isso, remova o gesso velho, descasque, limpe a sujeira, o pó e polir o influxo de misturas de construção. As manchas de óleo são lavadas com solventes. Os elementos metálicos (por exemplo, fixadores) são revestidos com soluções anticorrosivas especiais para que não enferrujam no futuro. Caso contrário, manchas de ferrugem aparecerão através da camada de gesso.

Para melhorar a adesão do gesso à base e remover o pó, aplique 1-2 camadas de primer, deixe secar bem. Se a superfície não absorver bem a umidade, use uma cartilha de contato de concreto. Para substratos altamente absorventes, o Universal Prospectors é mais adequado. Depois que a composição seca, eles imediatamente avançam para o estágio principal do trabalho.

Priming de superfície
Priming de superfície
para conteúdos ↑

Preparação da solução de trabalho

Um recipiente grande e conveniente feito de plástico, água limpa, bem como uma broca com um bico misturador ou um misturador de construção especial são preparados para a diluição do gesso. É determinada uma parte do gesso, que pode ser gasta em meia hora, e esse volume de fundos é preparado. O excesso provavelmente começará a solidificar e será irreparavelmente danificado.

A água é vertida no recipiente, medida estritamente de acordo com as recomendações do fabricante. O gesso é vertido no líquido em partes, a massa é batida com um misturador até que até os menores pedaços desapareçam. Após alguns minutos, a composição é amassada novamente, após o que estará pronta para uso. Nenhum componente adicional, exceto disponível, é adicionado. A exceção é o pigmento seco ou um corante diluído em água para composição decorativa (o líquido deve ser incluído na norma geral para a diluição do gesso).

Mistura de gesso
Mistura de gesso
para conteúdos ↑

Reboco de superfícies

Se você planeja aplicar uma espessa camada de gesso, a superfície é reforçada com uma malha de fibra de vidro especial. O reforço de tetos já é realizado com uma espessura de camada superior a 2 cm.

Aplicação manual

Para aplicar a solução, use uma espátula, uma espátula larga e uma regra. Em bases verticais, aplique o produto em pilhas na parede e mova a ferramenta de baixo para cima. Se a superfície tiver uma direção horizontal, bem como ao trabalhar com o teto, mova a espátula ou a espátula para si mesmo e, em geral, passe pela camada de gesso. Se você planeja aplicar o gesso em várias camadas, o primeiro pode ser puxado com uma espátula dentada para melhorar a adesão à parede. Em qualquer caso, a superfície está alinhada com a regra.

40 minutos após o nivelamento do gesso, os influxos salientes e as "ilhas" são cortados pela mesma regra. Os caroços são preenchidos com solução fresca, alisada com uma espátula. Para preparar a base para papel de parede ou pintura, é feito um bom acabamento: o ralador do prédio é molhado com água, a superfície é bem limpa. Com o esmagamento de alta qualidade, a base não pode ser massa, mas apenas preparada.

para conteúdos ↑

Aplicação mecânica

Para aplicar a argamassa mecanicamente, você precisa de uma arma especial. Sua capacidade é preenchida com gesso, após o qual o produto é pulverizado com tiras de 7 cm de largura e até 70 cm de comprimento e cada tira subsequente é ligeiramente sobreposta à anterior. Normalmente, com um método mecanizado, cole as paredes em apenas uma camada.

O teto também pode ser tratado com uma pistola de gesso. O acabamento começa do lado da parede, que fica à maior distância da janela. Quanto maior a velocidade da pistola, mais fina será a camada de gesso. Não termine o teto com gesso a mais de 2 cm, caso contrário o material poderá descascar. Depois de distribuir a mistura de construção com uma arma, ela é nivelada com uma regra e um ralador.

Reboco por máquinas mecanizadas
Reboco por máquinas mecanizadas

No caso de usar um método mecanizado, é imperativo monitorar a conformidade com os regulamentos de segurança. Equipamentos de proteção individual (luvas, macacão, óculos de proteção, respirador) excluirão danos aos olhos, pele e órgãos respiratórios durante o trabalho. Você não pode ignorar o uso deles!

para conteúdos ↑

Vantagens e desvantagens do gesso

Entre as vantagens da marca de gesso "Prospectors", vale destacar:

  • excelente qualidade, uniformidade, suavidade e ductilidade;
  • facilidade de aplicação em substratos sólidos;
  • resistência a rachaduras, delaminação durante a secagem e durante a operação;
  • melhoria das características de isolamento térmico da sala, redução de ruído;
  • a capacidade de preencher pequenas saliências e fendas profundas, buracos;
  • longa vida útil;
  • excelente tolerância a influências externas;
  • preço razoável, embalagem conveniente.

As desvantagens incluem um consumo bastante grande de material por metro quadrado de cobertura. Será necessário trabalhar com gesso rapidamente, caso contrário ele se deteriorará. Este ponto pode parecer difícil para iniciantes. Cada camada subsequente deve ser aplicada somente depois que a anterior secar completamente, e a segunda camada deve ser mais fina e mais clara que a primeira e assim por diante. A camada de acabamento deve ser a mais fina possível, caso contrário não será durável. Tais requisitos rigorosos para a metodologia também podem "assustar" um mestre não muito experiente.

para conteúdos ↑

Preço do material

O custo da embalagem do gesso Stuarteli é de 280 a 350 rublos, um preço bastante acessível para 30 kg de mix de construção de alta qualidade. Este material tem desvantagens, mas, no entanto, é bloqueado por suas inúmeras vantagens e excelente desempenho.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas