icolorex-pt.technoluxpro.com/PuttyEstuque

Como fazer um “mapa-múndi” na parede com gesso decorativo

A aplicação de gesso texturizado é uma ótima maneira de criar um revestimento de parede atraente, incomum e confortável de usar. Existem muitas composições à venda com uma variedade de texturas e efeitos, portanto, a preparação para a imaginação de um designer pode ser impressionante.

Um dos acabamentos mais interessantes e bonitos é o reboco decorativo do “mapa do mundo”, criado pela combinação de diferentes componentes e externamente se assemelha aos contornos dos oceanos e continentes.

Variedades de gesso e exemplos de aplicação no interior

O gesso do “mapa do mundo” é produzido por diferentes fabricantes - nacionais e estrangeiros. Na embalagem, deve ser marcado adequadamente: nesse caso, você pode ter o efeito desejado na parede. Uma textura peculiar aparece na superfície ao aplicar uma mistura de cal com vários outros componentes. Como resultado, aparecem "ilhas", "mares e oceanos" - um revestimento de semi-relevo que imita a superfície do globo. De ângulos diferentes, o gesso parece diferente, mas sempre cativante e elegante.Gesso decorativo para um mapa do mundo

Para a fabricação do material, apenas componentes ecológicos são usados. A base é cal cortada. Também estão incluídos:

  • areia de sílica;
  • lascas de mármore fino;
  • óleo de linhaça;
  • silicatos.

Os contornos dos continentes, mares e ilhas parecem incríveis no interior. O emplastro de mapa-múndi texturizado está disponível em diferentes tons e também é facilmente colorido e pintado, para que possa ser selecionado para praticamente qualquer solução de design. Todas as transições de cores são suaves, suaves.

O material em si é caracterizado por alta qualidade e capacidade de "respirar", por isso não viola o microclima natural da casa. As paredes com gesso aplicado a elas não sofrem fungos e bolores, e o revestimento é absolutamente seguro e pode ser usado mesmo em quartos de crianças.

para conteúdos ↑

Mãe de gesso pérola

O material com um toque de madrepérola é ótimo para o interior da sala ou corredor. Com ele, você pode fazer as experiências mais ousadas, combinar tintas e criar uma variedade de padrões. O gesso pérola é adequado para muitos estilos de interiores - do clássico ao exótico, antigo e respeitável. Mesmo nos estilos modernos (techno, hi-tech, moderno), esse material parecerá apropriado, portanto, pode ser chamado de universal.Mapa do mundo de gesso pérola

Para criar um padrão de estouro de pérola, é importante escolher a combinação certa de cores. É necessário garantir que as tonalidades individuais não se ocultem, se encontrem exatamente nas zonas pretendidas e não bloqueiem as vizinhas. Muitas cores podem ser misturadas, obtendo tons novos e únicos.

para conteúdos ↑

Gesso fosco

O material com efeito fosco é frequentemente usado em salas espaçosas com janelas grandes, onde uma grande quantidade de luz cai nas paredes.Por motivos diferentes, esse revestimento será diferente. Por exemplo, em uma parede de tijolos, o estuque fosco está desfocando, não parece muito brilhante.Mapa-múndi de estuque fosco

Em uma superfície de concreto, as tonalidades foscas ficam mais próximas da cor original, especialmente se o gesso for aplicado a uma base preparada.

para conteúdos ↑

Gesso brilhante

Uma mistura com um efeito brilhante é uma solução interessante para um quarto, cozinha, sala de estar. O brilho é alcançado através da introdução de cargas especiais e pigmentos misturados com prata, ouro e outros tons metálicos. No quarto das crianças, esse gesso pode ser usado para criar imagens fabulosas e estouros incomuns. As ilhas brilhantes do “mapa do mundo” expandirão visualmente o espaço, como se fossem se distanciar.Mapa do mundo de travertino

Ao experimentar, você pode recriar na parede o efeito da antiguidade ou heterogeneidade dos materiais. Além disso, usando alguns emplastros, eles fazem uma imitação de pedra travertina, que também parece luxuosa e cara e lembra um “mapa do mundo”.

para conteúdos ↑

Ferramentas Aplicáveis

Para aplicar gesso nas paredes, você precisará de várias ferramentas e suprimentos:

  • espátulas metálicas de diferentes tamanhos;
  • espátula de aço ("veneziano");
  • rolo de estaca curta;
  • rolo de espuma;
  • regra
  • esponjas e panos;
  • retificadora;
  • espátula;
  • borlas;
  • papel de areia;
  • recipiente para a mistura;
  • primer.

Mapa do mundo de ferramentas de estuque

Vale a pena preparar imediatamente equipamentos de proteção individual (luvas, roupas de proteção, respirador) e uma escada, se você tiver que trabalhar em altura.

para conteúdos ↑

Preparação da fundação

Se a parede exigir ocultar pequenos defeitos, o gesso do “mapa do mundo” é perfeito para esse fim. Asperezas grosseiras, lascas e rachaduras não podem ser revestidas com gesso decorativo, portanto devem ser eliminadas com antecedência. Da superfície, é necessário remover os restos do revestimento antigo para evitar que ele caia após o acabamento. Se possível, limpe a parede na parte inferior. Caso contrário, você pode fixar a malha de reforço colando-a na argamassa de cimento.Preparando paredes para rebocar um mapa do mundo

Na ausência de irregularidades graves, você pode lavar todos os contaminantes com água e detergente, limpar as manchas de graxa com um solvente e também moer a parede com um lixa ou esmeril. Após a limpeza, é recomendável aplicar uma composição antifúngica e, à medida que seca, escorvar as paredes em 1-2 camadas. Use solo especial com a adição de areia fina, aplicando-a com um rolo de espuma. Os elementos metálicos devem ser tratados com uma composição anticorrosiva para que não apareçam manchas de ferrugem no gesso no futuro.

para conteúdos ↑

Técnica de estuque

O trabalho de reboco é realizado a uma temperatura dentro de + 5 ... + 35 graus, umidade - menos de 80%. Eles não permitem uma queda de temperatura inferior a +5 graus, especialmente para valores negativos. O gesso é diluído com água de acordo com as instruções, misture cuidadosamente com um misturador de construção.

Primeira camada

Na maioria das vezes à venda, há estuque branco como a neve, que pode ser colorido ou pintado após a secagem. Para realizar a primeira camada, uma solução é desenhada com uma espátula diretamente do recipiente no qual foi misturada, transferida para uma espátula, distribuída em uma camada de 1,5-2 mm sobre a superfície da parede.

Primeira camada do mapa-múndi de estuque

Moa o material com uma espátula ou régua larga para que as juntas não apareçam, evitando forte pressão. O revestimento não é muito liso - ele deve se parecer com um “casaco de pele”, facilitado pela estrutura granular do material.

para conteúdos ↑

A segunda camada e a criação do "mapa"

O gesso continua a ser aplicado em uma segunda camada após a secagem da primeira. Coloque-o em pequenas ilhas da seguinte maneira: pegue um pouco de argamassa com a ponta da espátula, bata na parede, esfregue-a, criando o efeito de uma pequena área. Eles tentam tornar as margens das ilhas desiguais: para que no futuro pareçam naturais. Eles não permitem a aparência de formas geométricas claras, caso contrário, o "mapa do mundo" não funcionará.

Durante a operação, a espátula deve sempre permanecer limpa, uma vez que se formam arranhões no gesso quando aparecem pedaços secos.Além disso, não forme "continentes" enormes, pois pequenas ilhas e "estreitos" entre eles parecem mais impressionantes. Pequenas inclusões formadas por pequenos traços de uma espátula também ficam lindas. Você pode discar na espátula a mesma solução e uma quantidade diferente de solução - a escolha é a principal.

Como rebocar um mapa do mundo

Depois de preencher a área necessária com as ilhas e as lacunas entre elas, elas começam a brilhar - esmagando as paredes com uma espátula. A ferramenta é conduzida ao longo de uma camada seca, tornando a pressão em algumas áreas mais forte e mais fraca em outras. A espátula deve ser feita de aço-liga forte - outro dispositivo não é adequado para o brilho, pois causará escurecimento do gesso. Como resultado deste procedimento, as bordas das ilhas são suavizadas e não haverá arestas duras nelas. Geralmente produz brilho duplo com um pequeno intervalo. Na presença de grande rugosidade, é feito o lixamento.

Para aprimorar o efeito do "mapa do mundo", faça o seguinte:

  • põem uma espátula um pouco mais de solução;
  • pressionando levemente a superfície da parede e removendo a ferramenta, repita em várias áreas até o gesso passar completamente para a superfície;
  • como resultado, zonas adicionais com um casaco de pele são criadas na parede;
  • após a secagem, alise as novas áreas com uma espátula.
para conteúdos ↑

Concluir acabamento

Nesta fase, uma textura bonita com uma primeira camada granulada e um padrão interessante da segunda camada serão claramente visíveis na parede. Para dar uma certa tonalidade ao revestimento previamente não pigmentado, ele fica manchado. Uma camada de tinta geralmente fica mais escura, a segunda é mais clara. Além disso, é usada uma cera de gesso, verniz ou tinta especial para esse fim. A cera é melhor aplicada com uma esponja usando movimentos circulares para tratar uniformemente toda a superfície. As ilhas costumam ficar mais escuras do que manchas ásperas.Reboco decorativo

para conteúdos ↑

Consumo de gesso

Os emplastros texturizados são aplicados com uma camada igual ao tamanho da fração de sua carga. Cada camada do gesso “mapa do mundo”, em regra, não tem mais de 2 mm de espessura. O consumo de material para uma camada tão fina é pequeno. Em média, são gastos 1,6-1,8 kg de massa por 1 metro quadrado de parede. Assim, uma embalagem de 25 kg é suficiente para cerca de 15 metros quadrados de superfície.

Outros métodos de reboco

Um "mapa-múndi" na parede pode até ser feito com um pincel. A ponta da ferramenta é mergulhada em gesso, que é diluído para um estado mais líquido que o normal. Eles tocam a ponta do pincel na parede, deixando uma solução e depois esfregam um pouco com uma espátula. Para que a foto não seja do mesmo tipo, algumas “ilhas” são aplicadas com um pano, outras com uma esponja.

Além disso, um "mapa do mundo" pode ser obtido usando ferramentas pneumáticas. Uma solução é pulverizada na parede sob pressão e o revestimento da espátula é modificado. Geralmente "ilhas" ao usar o método mecanizado são grandes.

O "Mapa do Mundo" também é chamado de baixo-relevo original na parede, aplicado com gesso à base de gesso. Para o trabalho, você precisa de gesso diluído e um estêncil pronto, ou imagens desenhadas manualmente. O trabalho é feito desta maneira:

  • nivele a parede com massa, criando o plano principal;
  • aplique um primer de penetração profunda;
  • transfira o desenho para a parede (de preferência nas células, para que seja mais preciso);
  • impor uma mistura de gesso, criando continentes e ilhas;
  • executar várias camadas de gesso para construir montanhas, outros objetos de alívio;
  • se necessário, nos locais mais grossos, eles reforçam com parafusos;
  • após a composição secar, leitos de rios, desfiladeiros e outros elementos são feitos com qualquer ferramenta conveniente - como sugere a fantasia;
  • no final do trabalho, são realizadas retificação de parede, priming e pintura.
para conteúdos ↑

Fabricação de material DIY

Normalmente, os rebocos decorativos são adquiridos como misturas secas, que são diluídas com água em recipientes de acordo com as instruções. Se você quiser economizar dinheiro, você mesmo pode fabricar o material, sua qualidade não sofrerá. É necessário pegar areia de calcário e quartzo de alta finura e conectá-las. Se você tomar muito limão, o revestimento pode rachar rapidamente. Para dar resistência à composição, é adicionado gesso. Para obter material para decorar salas com alta umidade, é introduzida uma pequena quantidade de cimento.

Gesso "mapa do mundo" - uma solução original para uma casa ou apartamento. Combina bem com outros materiais de acabamento, permite diversificar o interior e oferece uma enorme possibilidade de imaginação do designer.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas