icolorex-pt.technoluxpro.com/TintasTipos de tintas

Método de aplicação e características técnicas do esmalte PF-115

O esmalte PF 115 é um material alquídico para pintura (LKM), desenvolvido nos tempos soviéticos. Mesmo a aparência no mercado de tintas acrílicas tecnologicamente mais avançadas e ambientalmente amigáveis ​​não abalou a posição dos esmaltes alquídicos. Eles ainda são populares devido às suas altas qualidades de trabalho.

Âmbito de aplicação

Na maioria das vezes, o esmalte PF-115 é usado para pintar radiadores, portas e janelas de aquecimento central. O PF-115 é à prova de intempéries, portanto, é frequentemente usado para pintar todos os tipos de estruturas de madeira e metal na rua: mandris, bancos, varandas, cercas, estruturas de serviços públicos. A resistência à umidade evita o descascamento e o aparecimento de bolhas no revestimento (isso é impedido por uma película protetora que mantém o esmalte na superfície pintada).

Pintura de telhado de ardósia com esmalte PF-115

Outro argumento importante a favor desse esmalte é sua capacidade de resistir à radiação ultravioleta. Devido a essa qualidade, o revestimento não desbota ou desbota. O PF-115 é usado para colorir não apenas madeira e metal, mas também chapas de drywall, tijolo e superfícies de concreto.

para conteúdos ↑

Composição e rotulagem

O esmalte PF-115 é uma suspensão na qual existem pigmentos e cargas especiais em uma mistura alquídica. O principal componente é o produto semi-acabado do verniz pentaftálico - PF-060, além do dióxido de titânio. Como solvente, é utilizada aguardente branca ou outro dessecante. Modificadores são usados ​​para fornecer propriedades adicionais ao PF-115. PF-115 inclui corante finamente disperso.

Os esmaltes estão disponíveis em cores diferentes, com os aditivos apropriados. Por exemplo, tinta branca, que contém branco de zinco. O preto de carbono é adicionado à tinta cinza. Em azul, o ferro azul é usado como um modificador.

A variedade de cores é bastante diversificada, embora principalmente limitada a cores básicas. Vários tons estão disponíveis, mas sua lista é limitada (cinco dezenas de opções). O fato é que, no caso de tons (como a cereja), é difícil garantir a qualidade adequada da fabricação do esmalte. Portanto, essas tintas são atribuídas não à mais alta, mas apenas à primeira série em qualidade.

Gama de cores do esmalte PF-115

A marcação deste material de pintura indica sua composição (PF - base pentaftálica) e paleta de cores (número 115 da série correspondente). O padrão de produção é GOST 6465-76, que foi alterado em 2001 para melhorar as especificações do produto.

Os fabricantes produzem duas variedades de tinta produzidas para diferentes consumidores - industrial e varejo. As diferenças entre as modificações estão na tecnologia de produção. Corantes industriais são oferecidos em forma concentrada. Esses esmaltes precisam ser diluídos com solventes. Mas os produtos para o comprador de varejo estão disponíveis em forma diluída. No entanto, mesmo um produto de varejo deve ser diluído ainda mais.

para conteúdos ↑

Recursos técnicos do esmalte

Para o esmalte PF-115, são características as seguintes características técnicas:

  • a formação de um revestimento brilhante (o nível de brilho é de 50%);
  • nível de adesão - até 1 ponto (também existem opções de óleo com menor adesão);
  • a proporção de componentes não voláteis varia de 49% a 70%;
  • índice de elasticidade à flexão - não mais de 1 milímetro;
  • a taxa de secagem do revestimento em temperatura ambiente é de até 24 horas;
  • dureza específica - de 0,15 a 0,25 unidades convencionais;
  • índice de viscosidade condicional - de 60 a 120 unidades convencionais;
  • capacidade de resistir à umidade - até 2 horas, combustíveis e lubrificantes - até 24 horas, detergentes agressivos - até 15 minutos.

A tinta é caracterizada pelo alto poder de ocultação. Em média, a vida útil da superfície a baixas temperaturas é de 4 a 5 anos, mas em climas quentes não excede 1 ano.

O revestimento de esmalte PF-115 mantém suas propriedades por 4-5 anos

A desvantagem do PF-115 é o risco de incêndio dos revestimentos e um nível bastante alto de toxicidade. Ao aplicar esse esmalte em ambientes fechados, as precauções de segurança (roupas de proteção e óculos de proteção, um respirador) devem ser observadas.

para conteúdos ↑

Normas estaduais

A tecnologia de produção do PF-115 é regulada pelo GOST 6465-76. Este padrão foi criado pelo Ministério da Indústria Química da URSS em 1976.

Existem outros padrões estabelecidos pelo estado que regulam certos aspectos do processo de produção.

A lista de GOSTs, que contém informações sobre este esmalte:

9980.1 - as regras de aceitação são estabelecidas;

9980.2 - a ordem da amostragem é determinada;

9980.3 - pintou as regras para o uso de embalagem e rotulagem;

12.1.005 - são listadas as classes de perigo dos componentes da tinta;

12.1.044 - risco de incêndio é caracterizado;

12.3.005b 12.1.004 - define os requisitos para processos de produção e teste, bem como para o uso de esmalte.

Os GOSTs também regulam o uso de roupas e dispositivos de proteção que garantem a segurança dos trabalhadores.

para conteúdos ↑

Pintura

As qualidades universais do PF-115 tornam possível pintar a superfície a uma temperatura do ar de 5 a 35 graus Celsius. Para aplicar tinta, use pincéis, pincéis, rolos ou pistolas de pintura. A coloração por imersão também é usada.

Pintura em madeira com esmalte PF-115

As estruturas metálicas são pintadas com pelo menos duas camadas de esmalte após o preparo preliminar. Para pintura de madeira, tijolo, concreto ou gesso de alta qualidade, você precisa de duas ou três camadas com uma espessura de 18 a 23 mícrons cada. A variação na espessura está associada a diferenças na estrutura do material que está sendo pintado e na cor da tinta.

Depois de aplicar uma camada de esmalte, a superfície deve secar. A secagem a 20 graus leva até 24 horas. Quando é necessária uma secagem mais rápida, é permitido o uso de altas temperaturas (100-110 graus).

Depois que o esmalte seca, a superfície fica lustrosa, uniforme e lisa. É resistente à abrasão, intempéries e influências químicas. O PF-115 é compatível com praticamente qualquer tipo de pintura.

para conteúdos ↑

Preparação de superfície

Antes de aplicar o esmalte, é necessário executar medidas preparatórias para que a camada de tinta seja colocada em alta qualidade.

O trabalho é realizado na seguinte ordem:

  1. Remova vestígios de graxa, sujeira e tinta velha da superfície. Para fazer isso, você pode usar sabão em pó, sabão ou solução de refrigerante. Areia de materiais de madeira. Remova vestígios de ferrugem das estruturas metálicas.
  2. Seque bem a superfície (especialmente quando se trata de gesso ou concreto).
  3. Se você precisar pintar o metal, trate-o com um composto desengordurante e aplique um primer resistente à corrosão.
  4. Se a árvore for esmaltada, aplique verniz, primer Biotex ou verniz universal.
  5. Para superfícies porosas, é preferido um iniciador alquídico.

Preparação de superfícies para pintura com esmalte PF-115

Regras de aplicação do iniciador:

  1. Dilua a composição com um solvente (se necessário, de acordo com as instruções).
  2. Mexa a composição com uma vara de madeira.
  3. Aplique uma camada fina de primer usando um pincel ou rolo.
  4. Deixe a superfície secar.

Preste atenção! Os primers pentaphthal podem ser aplicados sobre tinta velha. No entanto, você precisa lixar sua camada.

para conteúdos ↑

Medidas de segurança

A pintura deve ser realizada apenas com equipamento de proteção individual (óculos, luvas, respirador). Em caso de contato com a pele, lave a área afetada com uma solução quente e sabão.Ao realizar trabalhos, é necessário fornecer uma boa ventilação natural ou artificial. Não deve haver fontes de fogo perto da área a ser pintada.

Ao aplicar o esmalte PF-115, um respirador deve ser usado

para conteúdos ↑

Consumo de esmalte

Uma das vantagens do PF-115 é seu consumo econômico. Indicadores específicos dependem de muitas circunstâncias:

  1. Método de Aplicação. Ao trabalhar com um pulverizador, o material da pintura é gasto menos economicamente comparado ao uso de um pincel.
  2. Tecnologia de fabricação. O PF-115 é produzido não apenas de acordo com GOST, mas também de acordo com a TU. Neste último caso, o consumo é aproximadamente 50% maior.
  3. O grau de preparação da base. Uma superfície bem preparada reduz o consumo de tintas e vernizes.
  4. O consumo por 1 m2 depende mesmo da cor do esmalte. A opção mais econômica é a tinta preta e a mais esbanjadora é a branca. Outras cores são intermediárias.
  5. Tipo de material a ser pintado. O consumo por 1 m2 de metal será menor do que na pintura de madeira, que absorve parte da pintura.

Consumo de esmalte - de 100 a 180 gramas por metro quadrado de uma camada.

para conteúdos ↑

Fabricantes de tintas

O esmalte PF 115 é produzido por muitas empresas russas. A empresa Yaroslavsky Color a produz em uma ampla gama de cores (várias dezenas de cores e tons). Além disso, os produtos de marcas como Norma, Host, Profilyuks se provaram bem.

Esmalte PF-115 sabor universal de Yaroslavl

Preste atenção! Um produto de qualidade deve ter um certificado de conformidade.

Produtos de diferentes fabricantes são diferenciados por suas propriedades de consumo. Portanto, o esmalte Lacra é muito decorativo, possui boas qualidades adesivas. Uma ampla seleção de tons é oferecida. A maioria das opções para esse esmalte dá um efeito brilhante. O prazo máximo de validade do material de pintura é de 2 anos.

O material de verniz e tinta da Tex Optimum é de secagem rápida (5-8 horas). No entanto, recomenda-se que cada demão subsequente seja aplicada antes de 24 horas depois. O prazo de validade da tinta é menor do que alguns concorrentes - 1,5 anos. O PF 115 deste fabricante se encaixa bem em drywall, painéis de fibras e painéis de partículas.

A tinta da Tex Fazenda difere em um tom de revestimento semi-fosco, maior resistência a influências externas e é bem limpa da poluição. A área pintada é capaz de suportar até o solvente.

Esmalte PF-115 Fazenda da TEKS

O esmalte da marca Bio é destinado ao uso em instituições médicas e educacionais, uma vez que a LKM possui um bioaditivo especial com propriedades bactericidas e virucidas. Os padrões técnicos que regem a produção de esmaltes com essas propriedades estão contidos no GOST 10.03.76.

para conteúdos ↑

Condições de armazenamento

Como o esmalte PF 115 é inflamável, é proibido armazenar latas nas imediações de uma chama aberta. Também é inaceitável encontrar a composição sob luz solar direta ou em um ambiente úmido. A composição da pintura mantém suas qualidades de trabalho nas temperaturas do ar de 40 graus abaixo de zero a 40 graus acima de zero.

Os fabricantes geralmente oferecem uma garantia de um ano para seus produtos. No entanto, as garantias são mantidas apenas se o esmalte for armazenado em uma embalagem fechada. Caso contrário, a composição seca muito rapidamente.

Um comentário adicionado
  1. Andrey

    Esse esmalte dura por muitos anos nos caixilhos das janelas da região sul.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas