icolorex-pt.technoluxpro.com/TintasTrabalhar com tintas

Como desenhar em guache - a escolha da tinta e os materiais necessários para iniciantes

O guache é um material popular entre artistas profissionais e iniciantes. É conveniente trabalhar com ele, a variedade de produtos é ótima, assim como a paleta de cores. Os desenhos em guache são muito bonitos, “suculentos”, podem ser realizados usando diferentes técnicas. Para desenhar uma imagem com essa tinta, você precisa se familiarizar com seus recursos e segredos.

Dicas para artistas iniciantes

Quer pintar pinturas reais em guache? Você deve começar comprando os materiais certos. Para iniciantes, você precisará de papel, uma caixa de tintas, pincéis, uma paleta para misturar tons, pratos para a água, um lápis simples. No conjunto mínimo, existem 12 cores básicas, quando combinadas, elas recebem uma grande variedade de cores e tons. Artesãos mais experientes também têm outras ferramentas, dispositivos - por exemplo, uma faca de paleta - um dispositivo para misturar e remover resíduos de guache, aplicando tinta espessa na tela.

Tintas de guache de arte para desenho

No início do trabalho, recomenda-se a pintura em guache das imagens mais leves - montanhas, árvores, paisagens -. Ir a naturezas-mortas ou retratos é apenas se você tiver certas habilidades, depois de visitar aulas de pintura, artes plásticas. Os esboços devem ser cuidadosamente desenhados com um lápis, para ajudar a evitar erros no papel.

para conteúdos ↑

Guache - informações básicas

O guache é um tipo de tinta à base de água, consiste em pigmentos moídos, substâncias adesivas à base de água e brancas. Estes últimos incluem amido, goma arábica, dextrina. Além disso, alguns tipos de tinta contêm chiclete, glicerina, mel, óleo, acrílico.

Sua principal diferença em relação às aquarelas é sua opacidade. O guache foi criado com base nas aquarelas, introduzindo tinta branca de titânio para aumentar a densidade, iluminar parcialmente os tons e amortecê-los. Para a criatividade das crianças, é usada tinta, contendo adicionalmente PVA.

O trabalho com guache é bastante simples, os desenhos são aplicados a diferentes tipos de materiais (papel, vidro, tecido, pedras, etc.). Com a ajuda dessa tinta, você também pode implementar idéias não convencionais: o guache é pintado na pele do rosto, corpo, mãos, unhas. Os matizes são vendidos em frascos de 10 a 30 ml, mas existem embalagens profissionais de 500 a 1000 ml.

As vantagens do guache são óbvias:

  • excelente poder de ocultação, a capacidade de cobrir manchas escuras com cores claras;
  • custo moderado, custo-efetividade;
  • secagem rápida;
  • boa solubilidade em água;
  • facilidade de correção de erros;
  • a capacidade de diluir tinta seca com água.

As tintas guache são diluídas com água e secam rapidamente.

Todas essas propriedades permitem que você conduza lições criativas com crianças usando guache. Isso o ajudará a aprender a desenhar de maneira bonita e correta, enquanto a técnica pode ser completamente diferente. O desenho final não fica sujo, não precisa ser envernizado, a menos que seja executado em vidro, tecido ou cerâmica.

para conteúdos ↑

Tipos de guache

Nem todos os guaches têm propriedades universais. Dependendo da espécie, a qualidade pode variar.Existem até pós secos que precisam ser diluídos com a consistência necessária com água, embora raramente sejam encontrados à venda.

Arte

Esse tipo de tinta também é chamado de profissional. Ela se concentra ao máximo na criação de grandes e belas pinturas, distingue-se pelo alto poder de cobertura aveludada e fosca. Uma mancha de material em uma camada será brilhante, saturada, sobreporá facilmente a aquarela. Geralmente, o guache artístico é vendido em 36 garrafas em um conjunto (pode ser encontrado pelo código OKPD 2 entre os artigos de papelaria). Para criar algumas marcas de tinta artística usando goma arábica cara.

para conteúdos ↑

Pôster

Essa tinta é usada para desenhar pôsteres, cenários de teatro, por isso inclui pigmentos e cola brilhantes para maior durabilidade e secagem rápida. Além disso, em vez de cal, o caulim está presente aqui, o que torna os desenhos inadequados para o esgotamento rápido. Você pode trabalhar com guache em madeira compensada, papelão, lona. Na maioria das vezes, o guache de pôster é vendido em conjuntos de 24 frascos.

Conjunto de pôster em guache

para conteúdos ↑

Fluorescente

Além das opções de cores clássicas, você pode encontrar tintas fluorescentes originais à venda. São suspensões de pigmentos fluorescentes - uma solução de corantes, fósforos em resinas orgânicas. Cola de PVA, anti-sépticos e plastificantes são adicionados ao guache.

Graças aos pigmentos introduzidos, as tintas parecem brilhantes, têm a propriedade de brilhar sob a influência da radiação ultravioleta. O poder oculto desse guache é menor, portanto eles são aplicados apenas em bases brancas com traços finos. Existem até cores neon - elas mesmas brilham no escuro.

para conteúdos ↑

Acrílico

O guache à base de acrílico não é comum, mas suas propriedades diferem das da tinta comum. Graças aos acrilatos, o produto é ideal para qualquer superfície, o padrão é mais brilhante e mais resistente a danos mecânicos.

Conjunto de tintas guache em acrílico

para conteúdos ↑

A escolha de pincéis para pintura

Escovas muito macias não são adequadas para trabalhar com guache. É melhor comprar pincéis feitos de lã de esquilo - eles são moderadamente macios, têm uma ponta afiada, permitem aplicar traços finos com contornos claros. Mas para desenhos grandes, esses produtos podem parecer insuficientemente elásticos e o trabalho fica mais lento. Além disso, as desvantagens das escovas de esquilo incluem abrasão muito rápida.

Os pincéis de coluna são mais duráveis ​​e resistentes, mas seu preço é uma ordem de magnitude superior ao custo do esquilo. Para sombrear, criar um fundo e preencher, você pode usar escovas de cabra, produtos sintéticos (nylon). A superfície da textura na tela e no papel é boa ao usar pincéis feitos de cerdas de porco.

Se o guache for diluído em água para obter uma consistência mais líquida, uma escova de texugo é uma boa opção. Para criar efeitos especiais, os profissionais às vezes usam borracha, escovas de silicone, mas não são adequados para ensinar crianças e iniciantes. Para pintar uma natureza morta, você também pode usar esponjas de espuma, rolos, guardanapos de papel comuns. Algumas técnicas envolvem trabalhar com um fio em vez de um pincel.

Conjunto de escova de lã de texugo

Que formato de pincel escolher para guache? Aqui estão as principais recomendações:

  • plano - usado para preencher o fundo, aplicar traços largos, executar peças grandes;
  • redondo e oval - universal, altere a espessura dependendo da pressão;
  • contorno - usado para desenhar peças individuais;
  • ventilador - preenche o fundo, usado na técnica de vitrificação.
para conteúdos ↑

Superfícies para a base da imagem

O guache pode criar obras de arte reais em quase qualquer tela e material, o principal é que seja denso.

De papel

Recomenda-se que os desenhos mais leves para iniciantes sejam feitos em papel. Você deve escolher um papel Whatman A3 ou A4, mas com densidade aumentada. O papel Whatman é liso, a tinta cai perfeitamente, enquanto a base não absorve. Se o papel for fino, a partir do guache, ele começará a entortar imediatamente.

O papel Whatman é adequado para desenhar com tintas guache

Uma boa opção para criar uma imagem é papelão. Deve ser branco, uniforme na textura.Em alguns casos (dependendo das especificações da imagem), é permitido o uso de cor ou papelão colorido. Papelão ondulado e guache, pelo contrário, são incompatíveis - a base é deformada ao longo do tempo.

para conteúdos ↑

Contraplacado

Guache sobre madeira compensada é um prazer. Este material nunca ficará molhado se for de alta qualidade e suave. Não deve haver manchas no compensado que possam sair da camada de tinta.

De vidro

Guache também pode ser usado para trabalhar com vidro. Geralmente ela pintava copos, pratos, vitrais, artesanato. É recomendável que você primeiro desenhe com um lápis em uma folha de papel comum e use uma cópia carbono para transferi-la para o vidro. Depois você pode aplicar a tinta.

Infelizmente, a base de água do guache não permite salvar desenhos no vidro por um longo tempo. Mas isso pode ser uma grande vantagem, porque você sempre pode retratar novas fotos - por exemplo, faça desenhos para o Ano Novo em um painel de janela. A criança gosta de realizar suas idéias, ajustando facilmente os detalhes com um pano úmido. O guache fica bem em garrafas de vidro - não flui, seca rapidamente. O produto final pode ser envernizado por cima.

O guache pode ser pintado em vidro.

para conteúdos ↑

Tecido

As estampas da moda em camisetas, saias e calças estão agora no auge da popularidade. Além disso, artesãs que fazem cortinas e produtos para crianças desenham no tecido. Obviamente, o padrão usual de guache no tecido não vai durar muito, a menos que seja feito com cuidado. Água, a lavagem lavará a tinta completamente. Portanto, para fixar a impressão, o verniz ou a cola são introduzidos na tinta ou o desenho final é revestido com um verniz especial para o material. Se é para lavar uma coisa dessas, é melhor usar não guache, mas cores acrílicas especiais.

para conteúdos ↑

Técnicas de pintura em guache

Há um grande número de técnicas pelas quais você pode aprender a desenhar - recomendações passo a passo, vídeos, master classes estão na Internet. Até a técnica exclusiva de "desenho do lado direito do cérebro" foi desenvolvida - você não precisa usar a lógica para criar um desenho. Todo o trabalho dura vários minutos, como resultado, uma imagem original é obtida. A seguir, são apresentadas as técnicas mais populares de pintura em guache.

para conteúdos ↑

Glaze

Por envidraçamento, queremos dizer a aplicação em fases de camadas transparentes e translúcidas de guache após a camada anterior secar completamente. Isso permitirá que você obtenha tons complexos misturando cores ópticas. A aplicação de tinta antes de secar a primeira camada leva a danos na imagem, obtendo uma cor "suja". O efeito de transparência é obtido diluindo a tinta com água. O número de camadas não passa de 5.

Camadas de tinta

para conteúdos ↑

Técnica pastosa

Nesse caso, traços grossos são aplicados à superfície de trabalho sem diluir o guache. A textura, tons específicos dependerão da direção dos traços. Para um resultado ideal, o PVA é adicionado ao guache - ele não deixa a camada de tinta rachar, embora ainda não seja necessário aplicar traços grossos.

Sgraffito

Nesta técnica, os primeiros traços de luz são aplicados à base e, depois da secagem, eles trabalham com tinta escura - preto, azul etc. Após a secagem final do desenho, eles pegam uma agulha especial, uma vara ou faca afiada e arranham a camada superior, expondo a inferior. A técnica é semelhante à gravação, mas é realizada nos primeiros minutos (o guache seca rapidamente). Como resultado, as texturas originais são criadas, especialmente no primeiro plano da imagem.

para conteúdos ↑

Mídia mista

Nesta modalidade, diferentes técnicas são usadas, por exemplo, o fundo é sombreado, o padrão é feito com tintas acrílicas. Guache também é usado em uma pintura, juntamente com aquarela, óleo, pastel, têmpera.

O guache é frequentemente usado com outras tintas.

para conteúdos ↑

Segredos de trabalhar com guache

Há várias dicas que os artistas sempre seguem ao trabalhar com tinta. Aqui estão os principais:

  • desenhe do escuro para o claro - primeiro desenhe tons escuros e depois coloque brilho, pontos de luz;
  • conectar sombras, sem esquecer o círculo de luz (as cores próximas dão tons sem sujeira, mistura de cinza);
  • para desenhar um contorno, use um tom do setor oposto;
  • desenhe sombras com azul, verde, roxo, mas não preto;
  • manchas corretas após o guache estar completamente seco;
  • ao secar o guache vai clarear, é necessário cores mais brilhantes;
  • em vez de uma paleta para misturar tintas, você pode usar papelão, um quadro;
  • as nuvens no céu são pintadas com cal branca comum, grama com tinta verde e árvores com um tom de verde mais claro que a grama.

Pintura em guache

É necessário avançar no domínio das etapas, do simples ao complexo, para que os desenhos saiam com mais sucesso.

para conteúdos ↑

Master class: pintura com guache

Um exemplo simples de como fazer uma imagem real (árvore de inverno) passo a passo:

  1. Você deve começar com o fundo - neve, céu. Na área onde a árvore estará, é necessário tornar o céu mais brilhante.
  2. Depois de secar o fundo com um lápis, desenhe uma árvore com galhos. Em seguida, desenhe os contornos com tinta, tendo desenhado bem o tronco, galhos marrons; nas pontas, ficam brancos de neve. Nos galhos principais, você deve desenhar mais galhos pequenos.
  3. Faça os detalhes. Para fazer isso, ilumine pequenos galhos e "fortaleça" o tronco com um guache preto marrom escuro. Adicione ramificações às sombras cinza.
  4. Para criar uma imagem mais clara, você pode inserir rosa, azul no fundo, como tons do céu.

Para decorar a imagem, você também pode desenhar animais, pássaros, uma guirlanda - tudo o que a fantasia conta. O guache rapidamente se tornará um material favorito para a criatividade, porque trabalhar com ele é fácil e divertido!

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas