icolorex-pt.technoluxpro.com/TintasTrabalhar com tintas

Como misturar tintas para obter uma cor marrom

Para artistas iniciantes, pode surgir a questão de como obter uma cor marrom, porque está longe de estar sempre no conjunto de guache. Este tom não está incluído no grupo principal e pode ser obtido a partir de uma mistura deste último. Mas a abordagem incorreta da combinação de tintas geralmente leva a uma massa cinzenta ou à tonalidade errada que era originalmente necessária. Para criar uma tinta que não seja diferente da loja, você precisa conhecer os truques da cor.

Regras de mistura de tons

Todas as informações sobre a compatibilidade de cores e recursos da combinação de cores combinam cores científicas. É baseado em uma roda de cores com uma variedade de tons e seus subtipos. Existem três cores básicas - vermelho, amarelo e azul. Branco e preto se destacam, embora não pertençam aos básicos. Todos os outros tons podem ser obtidos com misturando tintas, porque são chamados secundários (verde, roxo, laranja, azul etc.).

As regras para a obtenção de flores derivadas dos principais

Existem leis básicas para misturar corantes:

  • todas as tonalidades são divididas em cromática (cor) e acromática (branco, preto, cinza), as primeiras diferem em tom de cor, leveza, saturação;
  • ao misturar duas cores localizadas no acorde da roda de cores, um tom intermediário será obtido;
  • quando duas cores opostas são combinadas a partir de um círculo, é obtida uma tonalidade acromática diferente;
  • você pode misturar tintas mecanicamente (misturar cores de dois tubos) e opticamente (aplicar manchas uma na outra).

Você pode combinar guache, acrílico, aquarela, emulsão aquosa, óleo e tintas de construção em uma paleta branca - é assim que a tonalidade final é vista em detalhes. Se não houver paleta, use uma placa de barro branca, em casos extremos - pratos descartáveis ​​(plásticos) brancos ou papel.

Misturar cores para obter uma nova cor deve estar em um fundo branco

para conteúdos ↑

Que cores tornam o marrom

Você pode até fazer marrom com plasticina, tinta com canetas de feltro, mas o melhor resultado será alcançado com o guache. Para criar tinta marrom, você precisa preparar amarelo, azul, vermelho, verde, preto e branco - suas várias combinações participarão na obtenção de um novo tom.

Existem vários métodos que permitem fazer a cor desejada com outras tintas. É necessário tirar tons clássicos e puros sem impurezas. Existem várias opções - a principal, três cores e intermediária, assim como os artistas estão cientes de várias técnicas adicionais para criar marrom.

para conteúdos ↑

Usando cores primárias

Este método é o mais fácil, requer apenas precisão e cores de alta qualidade.

Verde com vermelho

Até os alunos das aulas de desenho sabem que o marrom ficará vermelho se você adicionar vermelho a verde. Quando o verde não está disponível, amarelo e azul podem ser misturados. Estes últimos são tomados em proporções iguais para criar um tom verde "clássico", embora desejos individuais possam ser levados em consideração. Para obter um marrom mais transparente, você pode usar um pouco mais de amarelo.

Os principais métodos para obter a cor marrom

É importante inserir a cor vermelha em verde, mas não vice-versa. Adicione-o gota a gota para não estragar o novo tom, transformando-o em bege, enferrujado ou tijolo. A principal coisa aqui será verde, mas o vermelho torna o tom marrom mais quente.

para conteúdos ↑

Laranja com azul

Primeiro você precisa fazer uma cor laranja brilhante (se não estiver pronta). Para fazer isso, pegue o vermelho e, aos poucos, adicione amarelo. A quantidade de amarelo não deve ser grande, 10 a 15% da massa total da cor final é suficiente. A tonalidade final deve ser laranja escura, um tom claro não é adequado para a coloração marrom.

Em seguida, tinta azul é adicionada ao laranja - cerca de 7% do total. Após a introdução de cada gota, a cor é bem misturada, ajustando a saturação do marrom.

Adicionando tonalidade azul ao laranja para uma cor marrom

para conteúdos ↑

Roxo com amarelo

Uma maneira intermediária de obter o marrom envolve criar uma cor roxa e combiná-la com amarelo. A princípio, eles assumem tonalidade igualmente vermelha e azul. Como resultado de sua mistura, o roxo nobre é obtido. Então eles começam a adicionar um pouco de cor amarela, o que clareará o violeta. Marrom neste caso não será escuro, mas terá um brilho quente e agradável. Adicionar novas porções de púrpura age de maneira oposta - "esfria" a sombra. Usando esta técnica, a introdução de um grande volume de tinta amarela permite obter a cor do ocre.

para conteúdos ↑

Métodos adicionais

A combinação de cinza escuro com laranja também dá uma cor marrom, no entanto, ele permanecerá frio mesmo com a introdução de uma quantidade aumentada de laranja. O marrom também é obtido pela mistura de verde, roxo e laranja; no entanto, essa técnica de vários estágios é complicada.

Obtendo uma cor marrom escura

Em qualquer uma dessas opções, a introdução de partes adicionais de cor escura ajuda a obter um tom marrom escuro. Estamos falando de cores azuis, verdes e roxas. No entanto, os tons de marrom serão diferentes, porque cada componente contribui para sua criação.

Métodos para obter tons escuros de marrom

Existe outra maneira simples de obter uma cor marrom escura de acrílico, óleo ou qualquer outra tinta. Um pouco de tinta preta é pingada no marrom acabado. Mas você precisa trabalhar com extrema cautela, caso contrário, a cor ficará preta suja. No início, os profissionais misturam preto com uma pequena quantidade de branco e depois cozinham marrom em sua base. Para que o preto seja mais suave, dê um tom marrom escuro mais agradável.

A cor chocolate escuro pode ser obtida da seguinte forma:

  • combine amarelo e azul para ficar verde escuro;
  • misture vermelho e um pouco de amarelo separadamente para fazer laranja;
  • misture verde escuro e uma gota de laranja até obter uma cor de grama;
  • cor de ervas pronta para misturar com vermelho, ficando chocolate;
  • para fazer chocolate amargo adicione uma gota de tinta preta.

O branco é adicionado ao chocolate leitoso, o amarelo ao chocolate dourado.

para conteúdos ↑

Cor marrom clara

É fácil fazer um tom marrom claro diluindo um marrom claro com tinta branca. Quanto mais intenso o clareamento, mais brilhante a cor. É importante não exagerar, porque o marrom é um tom quente e o branco o esfria. Normalmente, 1-5% do peso total da tinta é suficiente para atingir um grau suficiente de iluminação. Você também pode obter um marrom claro se adicionar inicialmente mais amarelo, embora seja bastante difícil calcular as proporções com tanta precisão.

Tons claros podem ser obtidos adicionando tinta branca ao marrom

para conteúdos ↑

Castanho médio

Para obter uma intensidade marrom média, misture amarelo, azul em partes iguais e adicione 20% de vermelho em peso da mistura. Em seguida, ajuste a profundidade da tonalidade adicionando preto ou branco - dependendo da necessidade.

Tonalidade marrom vermelha

O segredo para criar marrom com um brilho vermelho é a introdução de mais tonalidade vermelha nele. Quando você o adiciona ao verde, primeiro adquira o marrom habitual e traga para a tonalidade desejada. A intensidade dependerá do volume da tonalidade. Além disso, a cor desejada é criada misturando vermelho, azul e amarelo. A maneira mais fácil de "tingir" o marrom é adicionar uma gota de vermelho ao tom marrom acabado.

para conteúdos ↑

Cor marrom

Esta tonalidade é feita combinando laranja e azul, seguido pela adição de tinta preta. Além disso, é obtida uma cor cinza ou café misturando violeta (magenta) e laranja com a introdução do preto.

Tons de marrom - mesa

Abaixo estão os dados sobre as cores que devem ser misturadas para obter o marrom, bem como suas proporções aproximadas:

Matiz Misture cores Proporções
Castanho médio Azul Vermelho Amarelo 100:100:5
Castanho claro Verde Vermelho Branco 100:5:5
Castanho escuro Roxo Amarelo Preto 100:10:5
Chocolate Verde escuro (grama) Laranja Vermelho 100:50:40
Café Laranja Azul Preto 100:50:10
para conteúdos ↑

Dicas e truques

Os artistas aconselham a compra de um marrom pronto, se houver alguma dúvida sobre a qualidade da mistura de tintas com suas próprias mãos. Por exemplo, ao trabalhar com acrílico, podem surgir problemas quando aplicados a uma tela ou roupas - na tela, a cor terá uma aparência diferente dependendo do fabricante e dos componentes específicos da composição.

Também é melhor pintar na loja, se você tiver que pintar um grande volume de paredes na casa - é quase impossível obter uma segunda porção da mesma tinta sem equipamento especial. Em outras situações, não tenha medo de experimentos e crie novas cores - isso permitirá que você expresse totalmente sua imaginação!

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas