icolorex-pt.technoluxpro.com/TintasPintura do carro

Como e o que pintar o motor do carro você mesmo

Nem todos os proprietários de automóveis pensam em pintar um motor, e muitos nem sequer percebem a possibilidade de tal manipulação. De fato, a pintura do motor é um tipo de ajuste e traz várias vantagens.

Você pode fazer a coloração com as próprias mãos, no entanto, o processo não será fácil e exigirá algum esforço.

Auto-pintura de um motor de carro
Auto-pintura de um motor de carro
para conteúdos ↑

Objetivo e características da pintura

Muitas vezes, aqueles que desejam alcançar a transformação externa desta parte do carro recorrem à pintura do motor. Depois de aplicar a tinta, todo o espaço sob o capô ficará elegante, atrairá a atenção e parecerá mais bem cuidado. Uma grande vantagem é a coloração realizada ao vender um carro - depois disso, você pode aumentar levemente o preço de um carro ou vendê-lo mais rapidamente.

Motor pintado - um "destaque" muito popular entre as máquinas que participam de vários shows. Além disso, a coloração do motor possui uma função prática. Elimina a corrosão incipiente e torna-se a prevenção de ferrugem no futuro, aumentando a vida útil da unidade.

Pintura a motor para shows

A pintura do motor possui vários recursos. É feita somente após a remoção do elemento, pois, caso contrário, a aplicação de tinta de alta qualidade será impossível. Antes de pintar, é aconselhável revisar o motor para se livrar imediatamente dos problemas técnicos existentes. Para o trabalho, você terá que comprar tipos especiais de revestimentos, pistolas ou rolos de pulverização, bem como pré-fazer a preparação completa da superfície.

para conteúdos ↑

A escolha da composição de coloração para o motor

Para obter um excelente resultado, preste muita atenção à escolha da tinta. Primeiro você precisa decidir sobre a cor, embora este não seja o único critério que deve ser levado em consideração.

A pintura convencional é completamente inadequada para a pintura do motor, pois pode deteriorar-se rapidamente quando aquecido e a temperatura mudar. A opção ideal é tinta em pó para o motor, que após a aplicação requer cura sob aquecimento. Infelizmente, esse método é inacessível para a prática independente, por isso é usado principalmente pelos fabricantes de automóveis.

Revestimento em pó de peças de motor
Revestimento em pó de peças de motor

A maneira mais fácil é comprar tinta em uma lata de spray, certificando-se de que seja suficientemente resistente ao calor. Esses materiais são vendidos em lojas de automóveis e são apresentados em uma ampla gama de cores. Sem falhas, tintas com alta resistência a altas temperaturas são usadas para pintar o coletor de escape e a cabeça do cilindro, que ficam muito quentes durante a condução. Para colorir recipientes com líquidos, podem ser usadas composições menos duráveis, incluindo esmaltes automáticos convencionais.

Não compre tintas baratas desconhecidas - sua vida útil pode ser curta. É melhor dar preferência a marcas populares, muitas das quais produzem revestimentos de alta temperatura, por exemplo:

  • Ferrugem-petróleo;
  • Duplicolor;
  • Krylon;
  • VHT etc.
Pintura para o mecanismo Dupli-Color
Pintura para o mecanismo Dupli-Color

Muitas marcas produzem toda a gama de produtos resistentes ao calor - tintas, vernizes, primers.As instruções de uso sempre indicam a temperatura máxima de operação do material (geralmente até +300 graus). Qualquer pintura para o motor deve suportar facilmente os efeitos de sais, derivados de petróleo e também ter propriedades protetoras e decorativas altas.

Na maioria das vezes, as tintas para o motor são feitas com base em resina epóxi, silicone, silicatos ou são multipolímeros. Alguns revestimentos modernos incluem partículas de cerâmica que fornecem resistência ao calor superior a +1000 graus. Esses materiais são ideais para componentes de motores muito quentes.

para conteúdos ↑

Preparando o mecanismo para pintura

Antes de pintar, você terá que desmontar o motor e removê-lo do compartimento do motor. Os iniciantes são aconselhados a fotografar todas as etapas do trabalho e numerar os cabos com velas de ignição para que a montagem ocorra sem problemas. Todos os detalhes que serão pintados são limpos de sujeira, desengordurados com um solvente; caso contrário, os materiais de pintura não ficam na superfície.

Para se livrar de graxa, óleo, sujeira, você pode usar jateamento de areia. Com ele, todas as manipulações serão mais rápidas e a qualidade da preparação da fundação aumentará. Se isso não for possível, retifique os locais onde houver corrosão, com uma lixa fina ou com um rebolo. Áreas de dobras e ranhuras são especialmente tratadas com cuidado.

Os "artesãos" populares usam uma maneira original de limpar o motor:

  • ferver água;
  • despeje o sabão em pó na água;
  • abaixe o motor em uma solução de sabão;
  • deixe o líquido ferver novamente;
  • retire uma peça limpa.

Preparando o bloco do motor para pintura

Após a secagem da unidade, um epóxi ou outro primer resistente ao calor é aplicado, embora alguns mestres pulem esta etapa devido ao risco de superaquecimento do motor no futuro. De qualquer forma, não execute mais de uma camada de primer nos principais componentes do motor.

para conteúdos ↑

Massa e primário

Se houver defeitos na superfície do motor, a massa deverá ser feita. Para esse fim, apenas formulações especiais vendidas em lojas de construção ou automotivas são adequadas. Antes do trabalho, a base da mistura de massa é conectada ao endurecedor estritamente de acordo com as instruções, colocadas com uma espátula na área do problema. Se a fissura for significativa, trabalhe em várias camadas com secagem intermediária completa de cada camada.

Massa dura

Após a polimerização final da massa, a superfície do local é moída com uma lixa fina ou um moedor especial. Como resultado, a área do problema deve ficar perfeitamente plana. É desengordurado novamente e o primer deve ser aplicado.

para conteúdos ↑

Processo de vedação do motor

Para que a tinta não penetre nos compartimentos internos do motor, todas as aberturas devem ser cuidadosamente seladas. Caso contrário, após a secagem, a pintura obstruirá os canais. Uma maneira simples, mas não muito confiável, é usar fita adesiva para selar cabeças, recessos e furos. É melhor apertar todos os parafusos primeiro, conectar os bujões de madeira, pregos, chopiks ou outros tipos de bujões nos orifícios e só depois colar com fita adesiva.

para conteúdos ↑

Coloração do motor

A pintura da unidade é realizada de acordo com esse plano:

  • diluir, misturar tinta ou agitar a pintura em uma lata de spray;
  • aplicar a composição de um balão, com um rolo ou com uma pistola de pintura;
  • secagem da primeira camada;
  • aplicação de camadas subseqüentes (até 3);
  • secagem do motor.

O trabalho com o motor é realizado a uma temperatura de + 20 ... + 25 graus, proporcionando boa ventilação na garagem. O próprio motor deve estar frio. Cada camada de tinta é fina para que a camada de tinta comum não interfira com o calor do motor para se dissipar. A primeira camada é a mais leve, pois seu objetivo é criar uma base para as demais camadas.A secagem intermediária entre camadas dura de 20 a 30 minutos.

Pintando o bloco do motor VAZ 21120

Se a tinta for aplicada a partir de uma lata de spray, esta será mantida a uma distância de 25 a 30 cm da superfície. Quando a pulverização é realizada a curta distância, gotejamentos podem permanecer no substrato. Depois de concluir a pintura, deixe o motor secar por 24 horas e instale-o no lugar certo, depois de remover todos os plugues e fita.

para conteúdos ↑

Pintura da tampa da válvula

Antes de pintar, é aconselhável remover a tampa - isso funcionará em uma ordem de magnitude mais conveniente. Os fios da vela de ignição são removidos, os prendedores são desaparafusados ​​e a tampa da válvula é retirada de uma e da segunda borda e removida. Se a camada selante ainda estiver forte, faça um esforço para removê-la. As tampas de borracha que desempenham o papel de uma junta podem ser removidas sem problemas.

Após remover a tampa, a parte superior do motor é coberta com filme plástico, para que a tinta não entre. Coloque a peça em uma superfície limpa e inspecione cuidadosamente. Se o revestimento de proteção no material base estiver parcialmente desgastado, ele será removido com um removedor de tinta. Deixe a composição de lavagem por 10 minutos, deixe agir e limpe as partículas de revestimento com uma escova de metal. Lave a tampa com água limpa, deixe secar. Todas as manipulações são realizadas na sombra para excluir o contato com a luz solar direta.

Tampa da válvula de primer
Tampa da válvula de primer

Como medidas preparatórias, são executadas as seguintes ações:

  • trate a base com um brilho uísque vermelho, sem perder a menor área;
  • limpe a superfície da tampa com um solvente ou outro desengordurante para remover completamente as manchas de óleo;
  • cubra o primer com um primer epóxi de alta temperatura em 2 camadas com secagem intermediária em 15 minutos;
  • deixe o segundo revestimento primário secar por meia hora;
  • aplique tinta em 4-5 camadas com secagem intermediária em 10 minutos;
  • se necessário, aplique a última camada de verniz.

Depois que a tampa da válvula seca, a camada de selante é restaurada, a própria peça é colocada no lugar e parafusada. Antes de retornar ao local, a junta de borracha antiga é limpa, coberta com uma fina camada de óleo e só depois instalada. Verifique se os parafusos não estão apertados demais ou muito apertados, o que pode interferir na operação da peça.

para conteúdos ↑

Colorir a tampa plástica do motor

A tampa do motor é pintada de maneira semelhante, embora haja alguns recursos no trabalho que está sendo feito. A peça é removida do mecanismo antes da pintura, para que as manipulações sejam mais convenientes. Agir desta maneira:

  • plástico lavado;
  • trate a superfície com fita adesiva cinza;
  • deixe secar;
  • áreas não pintadas são cobertas com fita adesiva;
  • limpe a base com um desengordurante;
  • aplique um primer especial para plástico em 1 camada fina;
  • após 15 minutos, execute uma camada de um primer automotivo convencional;
  • mancha de plástico, deixe a tinta secar;
  • envernize o produto.
Aerógrafo na tampa do motor
Aerógrafo na tampa do motor

Com uma certa habilidade e abordagem cuidadosa, você pode pintar o motor com suas próprias mãos. É importante apenas escolher uma tinta de alta qualidade, para que a camada aplicada dure muito tempo e forneça à unidade proteção real contra danos.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas