icolorex-pt.technoluxpro.com/ColaResinas

Oficina de bricolage para fazer uma mesa de resina epóxi

À venda, existem diferentes versões de mesas de cozinha - clássicas e originais, feitas de madeira, MDF, vidro e outros materiais. Você pode fabricar esses móveis com suas próprias mãos. A mesa feita de resina epóxi parece incrivelmente bonita, porque esse material permite criar designs únicos, objetos de arte reais.

Recursos materiais

A resina epóxi é frequentemente usada em master classes na fabricação de jóias, artesanato, esculturas e artigos de interior. Particularmente popular é o epóxi transparente, que tem uma enorme margem de imaginação. A composição do epóxi para preenchimento inclui compostos sintéticos de oligômeros, álcoois e vários outros componentes. Para obter as propriedades desejadas, é necessário derramar o endurecedor no produto - somente depois disso a resina pode endurecer.

Argamassa epóxi transparente

Dependendo da quantidade de endurecedor, a introdução de outras substâncias, a resina para produtos, pode assumir características diferentes. Ele pode se tornar sólido ou se transformar em cola, ser resistente ou semelhante à borracha. Para o abismo das mesas de jantar, é necessário usar resinas duras, tanto para criar móveis novos quanto para restaurar os antigos. Esse revestimento será resistente à abrasão e durável.

para conteúdos ↑

Vantagens e desvantagens de bancadas epóxi

Uma enorme vantagem dos produtos é seu design exclusivo. A bancada pode ser de qualquer tipo que o usuário desejar. Para decorar cadeiras, mesas de café, mesas de cozinha e até mesas, são utilizados materiais diferentes - pedaços de madeira e vidro, tocos, pedras, papel alumínio e glitter, serragem e areia. Eles também usam conchas, lascas de mármore, pedras, lembranças e dinheiro, flores e folhas secas. A resina pode ser pintada em qualquer cor até o tom mais saturado, para obter o efeito de paisagem, mar, rio, etc.

Outras vantagens dos produtos são as seguintes:

  • impermeável, lavável;
  • portabilidade de muitos eletrodomésticos;
  • falta de retração durante a operação, preservação da forma, cor inicial;
  • falta de deformação e reação ao estresse mecânico moderado.

Bancada em resina e madeira

Ao escolher esta tecnologia, você precisa levar em consideração suas deficiências. O custo de uma mesa na cozinha, na sala, nas bancadas do banheiro será alto. O consumo por 1 m2 de epóxi é grande, pode levar de 10 a 20 litros de resina ou mais. Se houver uma violação da sequência de ações, com a menor supervisão, aparecerão bolhas de ar no interior, das quais é difícil se livrar.

para conteúdos ↑

Tipos e recursos de design de tabelas

Normalmente, usando epóxi, faça mesas. As pernas da mesa são feitas de outro material, embora também possam ser derramadas. Existem diferentes opções para tabelas:

  • transparente sem base;
  • à base de cortes de serra, tábuas e outras partes de madeira;
  • combinado;
  • com conteúdos diferentes.

Estruturas sem superfície de suporte

Se fizermos uma mesa transparente maciça ou em miniatura sem suporte, uma forma deve ser feita para ela. Sua aparência é qualquer, até bizarra. É nessas tabelas que a luz de fundo do LED, elementos de néon brilhante e "raios" são frequentemente usados. A mesa gelatinosa com a adição de água parece original - na superfície você obtém objetos espaciais reais. A desvantagem das tabelas sem base é a necessidade de operação cuidadosa.

para conteúdos ↑

Bancadas de madeira e epóxi

A combinação de carvalho, olmo, pinho e outras madeiras com epóxi é muito popular. A resina pode ser usada de forma transparente ou pintada conforme desejado. As bases foscas parecem piores, pois as inserções de madeira são pouco visíveis. Você pode pintar um corte de serra de madeira, torná-lo mais brilhante ou luminoso.

Outra opção como fazer uma mesa é derramar resina sobre a base de madeira, gavetas, tábuas velhas servem. Para a base da mesa, você pode pegar uma superfície de madeira compensada pintada com tinta, aglomerado de mármore. Você pode até definir a imagem, a natureza morta, o desenho como base.

Preenchendo a base de madeira com resina

para conteúdos ↑

Mesas de madeira com revestimento de epóxi

Tais produtos envolvem a fabricação de uma mesa de madeira completa - redonda, quadrada, original. A decoração está espalhada por ele (seixos, conchas, plantas, cones, parafusos e porcas pintados, grãos de café, botões). O cânhamo com musgo está lindo, os pedaços de toras branqueados estão lindos. Em seguida, a mesa é servida com uma mistura de epóxi em uma camada espessa, impondo pára-choques nas bordas.

Mesas de Laje e Epóxi

Uma laje (cega) é chamada de laje maciça maciça de madeira, pedra. A mesa de pedra cheia de resina epóxi será muito pesada, mas o produto terá sucesso com uma laje de madeira. É necessário preparar uma laje com as seguintes características:

  • espessura da madeira - 5-15 cm;
  • corte longitudinal, sem aresta aparada;
  • matriz - sólida, sem locais de ligação;
  • o desenho é bonito, rico, com nós, uma textura interessante.

A laje pronta pode ser comprada, encomendada em uma empresa de madeira. Quanto custará depende do tamanho, tipo de madeira, qualidade do material.

Tampo de bancada

para conteúdos ↑

Mesa rio

O rio na mesa é uma versão interessante da decoração, muitas vezes adjacente à lava vulcânica. No centro da bancada, há uma inserção semelhante a um rio que flui através de um desfiladeiro da montanha. A pastilha tem uma cor azul, azul esverdeado, a base é geralmente feita de madeira maciça. No fundo do "reservatório" você pode colocar pedras, conchas. A forma da mesa é feita por qualquer pessoa - retangular, oval, redonda ou quadrada.

A escolha da resina para fazer a mesa

Qual resina escolher para criatividade? As marcas de epóxi são diversas, a melhor que tem um longo período antes da solidificação e é absolutamente transparente. Se as propriedades do material forem diferentes, o tempo de moldagem camada a camada aumentará, a própria resina poderá ferver - superaquecer e deteriorar-se. Resinas de base como ED-20 não são adequadas devido à sua densidade. Após o endurecimento, as bolhas de ar serão substituídas na mesa. A transparência das resinas de base barata é baixa, e sua força nem sempre é igual.

Qual resina é melhor para a mesa? Várias ferramentas são adequadas para a produção de móveis:

  1. Art Array. Resina epóxi modificada de baixa viscosidade. Permite preencher uma camada com 60 mm de espessura.
  2. "Mestre de epóxi." Esta resina endurece facilmente com uma camada de 5 cm, preenche perfeitamente áreas de difícil acesso. A reatividade do produto é média, para que você possa trabalhar com ele em produtos de grande porte.
  3. Art Eco por Ekovanna. Este material é derramado apenas em camadas finas, mas é resistente a rachaduras e permite o uso de cores acrílicas.
  4. Epoxacast 690. Resina de jóias transparente, ótima para colocar pequenos itens em cima da mesa.
  5. PEO 610KE. A resina russa não fica amarela, não fica turva, não escurece com a radiação ultravioleta.

Arte em resina transparente Eco

para conteúdos ↑

Contagem de epóxi

Para não se enganar, é necessário calcular cuidadosamente a quantidade de resina consumida. Cada fabricante indica o consumo exato do material, mas as diferenças entre as marcas são pequenas. 1-1,1 kg de massa são consumidos por metro quadrado de superfície por camada de 1 mm de espessura. Você precisa multiplicar esse valor pela espessura estimada em milímetros e quadratura, adicionando um pouco de material ao erro.

Mesa DIY - tecnologia

Para fazer uma tabela, você precisa ler as instruções e seguir passo a passo todos os pontos. É importante lembrar que o epóxi endurece rapidamente à temperatura ambiente; portanto, você deve trabalhar com ele mais rapidamente. Algumas pessoas se perguntam se é possível e por que aquecer a resina com um queimador. É proibido aquecer o preenchimento por cima, ele se deforma imediatamente. Outras regras para trabalhar com epóxi:

  • não se esqueça das medidas de segurança, use um respirador, luvas, óculos, para não prejudicar a saúde;
  • trabalhe apenas em uma área bem ventilada;
  • impedir que a luz solar endureça a resina, que pode ficar amarela;
  • não faça movimentos de varredura ao misturar dois componentes (resina e endurecedor); caso contrário, não poderá evitar o aparecimento de bolhas de ar;
  • não congele a bancada até que esteja totalmente cozida - haverá uma separação do material;
  • Não se esqueça de polir, revestir com um verniz protetor.

A composição endurece pouco com alta umidade, portanto deve ser ajustada na sala de trabalho. Para aumentar a taxa de cura da solução, aumente a temperatura na sala, mas sem aquecer diretamente o produto.

para conteúdos ↑

Materiais Necessários

Dependendo do modelo escolhido, podem ser necessários acessórios diferentes para operar:

  • resina na quantidade certa;
  • tintas acrílicas para interiores;
  • fita adesiva;
  • varas de madeira para dividir as bancadas em setores;
  • jarros (recipientes) para misturar resinas de cores diferentes;
  • espátula para espalhar resina na bancada;
  • lixa fina para moagem ou moedor;
  • nível de construção, laser;
  • decoração desejada;
  • pranchas;
  • parafusos autorroscantes, parafusos para madeira;
  • mancha;
  • madeira compensada no molde;
  • equipamento de proteção individual;
  • serra de madeira;
  • celofane para cobrir o produto derramado.

Lixadeira para preparar uma superfície de madeira para vazar

para conteúdos ↑

Desenhando

Para executar um esboço, é melhor entrar em contato com alguém com experiência em modelagem, se for decidido preparar um produto complexo. É melhor para iniciantes começar a criar tabelas com designs simples. É necessário calcular o tamanho, todos os lados do produto, desenhá-los em papel, não esquecendo de marcar a localização da decoração.

Produção da estrutura de suporte

As instruções passo a passo para criar uma tabela começam com a criação de um suporte. Quando o suporte não é fornecido pela tecnologia, este item é ignorado. Normalmente, o quadro é feito de madeira compensada, madeira e menos metal. Neste último caso, é necessária uma máquina de solda, porque essa técnica é usada com pouca frequência. A forma e o tamanho da estrutura são escolhidos levando em consideração as dimensões da tabela futura.

Cofragem e preparação de enchimento

A bancada pode ser inteira ou consistir em partes separadas. Dependendo das necessidades, a cofragem é preparada, cujas extremidades devem ser o mais suaves possível. Todas as juntas são seladas com silicone para que a resina não vaze pelos orifícios. A cofragem é instalada na base, são colocados elementos decorativos no interior. Em seguida, eles são colados individualmente com cuidado à base, não permitindo que a cola se sobressaia; caso contrário, será visível em uma resina transparente.

Cofragem para bancada

Antes de encher as bancadas, o formulário deve ser desengordurado. Como cobrir o suporte para que a resina não grude? Para esse fim, são implementados primers especiais ou formulações de cera. Além disso, a superfície interna pode ser coberta com uma película transparente de polietileno.

para conteúdos ↑

Cozinha epóxi

A cola Epoxy é amassada estritamente de acordo com as instruções anexas.Qualquer composição é de dois componentes. Os tons são adicionados apenas à resina antes da introdução do endurecedor, misture bem. A tinta deve primeiro ser aquecida a + 30-35 graus para interferir melhor com a composição. Você não pode aquecer mais - isso pode estragar a resina!

Em seguida, um endurecedor é adicionado ao componente principal. Normalmente, a proporção é de 10: 3,5, mas pode variar dependendo da marca da resina. A massa é bem amassada, mas sem movimentos bruscos, para que não apareçam bolhas. Se houver, sopre cuidadosamente o epóxi com ar quente do secador de cabelo enquanto estiver misturando. A composição deve ser derramada dentro de 5-7 horas, tem uma vida útil limitada, portanto, não funcionará para amassar a massa de uma só vez em várias camadas.

Preparação de epóxi

para conteúdos ↑

Preenchimento correto

Comece a derramar, dependendo da densidade da solução e das necessidades do mestre:

  • textura líquida - usada para preencher várias cavidades, cantos, essa massa é drenada facilmente de um bastão;
  • "Mel líquido" - um epóxi mais viscoso, permite criar gotas, lentes, uma pequena decoração, também é usado para encher bancadas redondas;
  • "Mel espesso" - é mais adequado como cola, não é adequado para derramar;
  • A resina "borracha" já é um material semi-congelado, mas os produtos podem ser moldados a partir dela, como plasticina.

Em uma camada, despeje epóxi até 5-6 cm de espessura. Caso contrário, você terá que fazer o trabalho em várias etapas, mas somente depois que a primeira camada estiver completamente curada. Despeje a resina em um fluxo fino do centro, para o qual um bastão de madeira é colocado na solução. Depois que eles fazem a massa fluir para baixo. A solução é nivelada no topo com uma espátula.

Em seguida, remova todas as bolhas que aparecerem (perfurando, secando o cabelo). O preenchimento final é coberto com celofane, deixado até a polimerização completa. Poeira, o contato com qualquer objeto deve ser excluído!

para conteúdos ↑

Moagem e envernizamento

Algumas resinas não implicam polimento, outras precisam ser finalizadas. Somente a menor lixa é útil para polimento, não pode ser retirado material grosso. O trabalho é realizado em um ritmo lento, para que a superfície não superaqueça. É melhor adicionar um pouco de água para a remoção oportuna do calor. Para concluir o trabalho, a base é revestida com um verniz protetor.

Lixar bancadas epóxi

para conteúdos ↑

Cuidados de bancada

Panelas quentes não devem ser colocadas sobre a bancada; os utensílios - derreterão. Para os cuidados, use apenas um pano macio - lã, flanela. Um pano forte remove a sujeira forte e depois enxuga. Não use abrasivos, agentes agressivos, acetona, álcool. Objetos pesados ​​também são prejudiciais às bancadas - se cair, o produto pode se deteriorar. Sujeito a essas dicas, a tabela servirá por um longo tempo sem reclamações!

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas