icolorex-pt.technoluxpro.com/ColaMarcas de cola

O que pode ser colado com cola quente, lafhaki para criar artesanato original

Para as necessidades domésticas, muitas vezes é necessária cola - é com a ajuda dela que você pode consertar sapatos, metais, plásticos, couro e produtos de vidro. A cola também é amplamente utilizada para bordar, fazendo artesanato de tecido, papel. Em alguns casos, apenas o adesivo de fusão a quente, que adere tão firmemente à superfície, ajudará a conectar de maneira confiável as peças que serão impossíveis de arrancar o produto com as mãos. Ao contrário das soldas a frio à base de água, esses produtos contêm polímeros complexos.

As principais vantagens e características do adesivo hot-melt

Sob a cola quente, entende-se a composição adesiva que, ao atingir a temperatura de fusão (100-200 graus), torna-se líquida e, quando resfriada, entra em estado sólido, e essas "metamorfoses" podem ser repetidas. Na indústria de móveis, a cola quente é conhecida há muito tempo e é chamada de cola hot melt. É na forma líquida que o material tem a propriedade exclusiva de penetrar nas menores fendas, amolgadelas e tem a maior adesão. Quando a cola fica dura, a costura formada fica incrivelmente forte.

Cola em bastão para a arma

A composição de cola quente está disponível em uma forma especial - nas hastes. Parece assim porque é possível o uso com uma pistola térmica. Este último possui um canal para a inserção de tal vareta e é projetado especificamente para aquecer e aplicar fundos. O adesivo hot melt possui várias vantagens:

  1. Ligação para serviços pesados. O material cola as peças melhor do que muitas formulações e possui a maior resistência à tração. Para descolar o produto, você deve aplicar uma força não inferior a 150 kg. Por força, a fixação com cola quente é semelhante aos fixadores de metal.
  2. Secagem rápida. A cola polimeriza em alguns minutos e a uma certa temperatura - em segundos. Essa característica do produto é ideal ao trabalhar com peças pequenas, embora ao montar produtos de grande porte seja necessário demonstrar destreza.
  3. Operação longa. A cola não responde a fatores agressivos - temperaturas frias, água, radiação ultravioleta, produtos químicos domésticos. Graças a essas propriedades, a linha de cola vai durar muitos anos.
  4. Preço razoável. O adesivo hot-melt é vendido em qualquer lugar, é barato e pode ter um comprimento diferente da haste (você pode escolher uma ferramenta mesmo para a menor parte e não pagar a mais).
  5. Sem vestígios ao remover a cola. Se você deseja remover a linha de cola, depois de aquecida e limpa, não haverá pontos feios, o produto não será danificado.
  6. Trabalhe como selante. Usando adesivo hot melt, você pode selar firmemente as ranhuras, rachaduras.
  7. SegurançaA cola derrete sem liberar componentes nocivos, podendo ser usada mesmo para a criatividade das crianças.

As desvantagens incluem a baixa plasticidade do produto. A cola forma uma junta rígida que não encolhe. Portanto, você nem sempre pode usá-lo. Se construção, materiais de decoração, produtos domésticos tiverem um grande coeficiente de expansão térmica, a conexão poderá ser interrompida. É verdade que não se trata de todos os tipos de cola. Agora existem polímeros modernos que são elásticos na estrutura e toleram perfeitamente a vibração, outras influências mecânicas.

Usando cola quente, é obtida uma junta extra forte.

Não há restrição em relação ao adesivo termofusível se materiais heterogêneos devem ser colados. É adequado para plástico e madeira, pode até unir metal à cerâmica, se necessário.

para conteúdos ↑

Variedades de cola

Dependendo das características (composição, cor, tamanho e outros recursos), existem vários tipos de adesivo hot melt.

Na composição

Todos os adesivos têm uma composição semelhante. A base (até 50% em peso) são de polímeros termoplásticos, o restante é distribuído entre resinas e plastificantes. Este tipo de cola não contém solventes orgânicos prejudiciais. Na maioria das vezes, produtos à base de acetato de etileno vinil, poliamida podem ser encontrados à venda, embora existam outros tipos de materiais.

Adesivos de acetato de vinil etileno (EVA)

Os adesivos de fundição a quente EVA têm a relação preço-qualidade mais favorável, portanto são os mais populares. Eles estão disponíveis na forma de hastes para a pistola, você pode colar qualquer produto de uso doméstico, aplicar, reparar, no canteiro de obras. Para a indústria, os adesivos de acetato de vinila e etileno são frequentemente fornecidos em pellets para uso automático. Na indústria de móveis, essas ferramentas são usadas para colar bordas, perfis e folheados. Com a ajuda deles, blocos de molas são feitos para colchões e filtros de carro.

Composição à base de acetato de etileno e vinil

para conteúdos ↑

Adesivos de poliamida (PA)

Essas ferramentas são geralmente usadas para colar materiais sujeitos a requisitos especiais. Isto é devido à resistência dos compostos de poliamida à ação de altas temperaturas, temperaturas extremas (-35 ... + 135 graus). Os adesivos de poliamida não se deterioram com a ação da água, óleos minerais e vegetais, lubrificantes. Uma cola quente conduz corrente? Devido à baixa condutividade elétrica, o material é amplamente utilizado para o reparo de engenharia elétrica e LEDs, a produção de isolamento para fios elétricos.

para conteúdos ↑

Adesivos de poliolefina

Esses agentes têm taxas de adesão ainda mais altas. Esses adesivos são econômicos em consumo, têm a maior flexibilidade entre todos os tipos de adesivos hot melt. Devido à excelente adesão, os agentes podem ser aplicados pelo método do ponto linear ou por pulverização. Esses adesivos são utilizados na fabricação de embalagens plásticas, pois proporcionam o melhor desempenho.

Campo de viscosidade média fundido em olefina

para conteúdos ↑

Adesivos de poliéster

Se o adesivo hotmelt contiver resinas de poliéster, isso significa que você pode colar produtos de fibra de vidro com segurança, prender metal ao vidro, papel alumínio à cortiça e até amianto ao cobre, outra liga metálica. A adesão poderosa procede da presença de grupos hidroxila e carboxila na molécula de poliéster. Na maioria das vezes, poliésteres de ácido maleico, polietileno glicóis e vários comonômeros (acetato de vinila, estireno) são usados ​​para criar adesivos. As colas suportam até 40 ciclos de congelamento, o efeito de fatores atmosféricos por 5 anos.

para conteúdos ↑

Borracha adesiva sintética

Os adesivos residuais contêm borracha artificial. Após a secagem, eles mantêm alguma viscosidade, mas a resistência ao calor dos produtos é muito alta, assim como a elasticidade e a resistência à umidade. Normalmente, os adesivos de borracha são usados ​​para fixar as raízes de livros e revistas, além de colarem sondas e anexam cartões de plástico. Este tipo de material é adequado para impregnação de materiais não tecidos, isolamento de fios.

para conteúdos ↑

Polialfaolefina amorfa (APAO) na fabricação de adesivos

Essa composição inclui uma poliolefina termoplástica sólida, pelo menos um poliéster (geralmente à base de uretano, policaprolactona), uma amida. Esse tipo de adesivo é caracterizado pela boa adesão a qualquer superfície, exceto o Teflon - esse material não pode ser retido pela composição adesiva. A ferramenta é usada na indústria automotiva (por exemplo, para faróis, filtros), na indústria moveleira e na criação de decoração de interiores.

para conteúdos ↑

Poliuretano Reativo (PUR) como base para adesivos

Os adesivos fundidos a quente sobre poliuretano após a polimerização formam um filme flexível e de alta resistência que não se deteriora a altas e baixas temperaturas. A diferença de outros tipos de adesivos hot-melt consiste em um longo endurecimento - dura 1-2 dias e depende da umidade e da espessura da camada adesiva. A capacidade única do poliuretano reativo é a possibilidade de processamento adicional da costura após a secagem. Os mais duráveis ​​na linha de tais adesivos são os adesivos POR, excelentes para polipropileno, polietileno, vulcanização de borracha.

Composição reativa de poliuretano

para conteúdos ↑

Por cor

Dependendo da cor, as composições adesivas também podem variar. Cada um deles tem seu objetivo:

  • as colas brancas translúcidas são meios universais que permitem colar objetos e fazer artesanato você mesmo (por exemplo, flocos de neve);
  • adesivos brancos opacos - usados ​​para colar peças brancas, adequadas para vidro;
  • adesivos amarelos transparentes - geralmente usados ​​para papel, papelão, possuem propriedades universais;
  • adesivos opacos coloridos - usados ​​para colar produtos coloridos, a fim de criar uma costura invisível;
  • adesivos pretos e cinza são selantes, devido à segurança da composição, eles podem ser usados ​​em um aquário; eles também são adequados para fios isolantes.

Hastes de fusão a quente coloridas

para conteúdos ↑

Por diâmetro e comprimento de bastões de cola

O diâmetro do núcleo da cola geralmente é igual a 7 ou 11 mm. Também existem soluções não padronizadas - um pouco mais ou menos do que o tamanho especificado, mas ao comprar é necessário levar em consideração o diâmetro da pistola de cola existente. O comprimento dos bastões de cola é geralmente de 4 a 20 cm, eles devem ser selecionados dependendo da necessidade, do tamanho das superfícies a serem coladas.

Pistola de cola quente: design e recursos

O formato da pistola de cola é semelhante a uma pistola comum, por isso recebeu esse nome. O dispositivo é temperado com um bastão de cola, que quando aquecido derrete até obter uma consistência fluida. Você precisa instalar a haste na parte de trás da ferramenta, colocando-a em um receptor especial. Sua ponta cai no módulo de aquecimento durante a operação e em cerca de 4-5 minutos a cola derrete. Quando você pressiona o gatilho, a composição deixa o bico na superfície do produto.

O design da pistola de cola inclui os seguintes elementos:

  1. Módulo de aquecimento. Localizado no porta-malas, é um reservatório de metal, do qual existe uma unidade de aquecimento. Os modelos mais caros têm várias unidades de aquecimento para derreter a cola.
  2. Empurrador de anel. Esse é o mecanismo de suprimento de cola, que geralmente falha, principalmente com o esforço excessivo do usuário.
  3. Acoplamento. Na aparência, este é um receptor tubular localizado sob a câmara de aquecimento de cola. A embreagem é necessária para vedar os elementos do sistema para que a composição fundida não entre neles.
  4. Bico (bico, bico). Permite direcionar o fluxo de cola na direção certa. No interior, há uma válvula de fechamento que impede o fluxo livre da solução. No exterior, o bico é revestido com uma liga resistente ao calor que o protege de danos. Esta parte da pistola deve ser regularmente limpa de resíduos de cola.

Dispositivo de pistola de cola

para conteúdos ↑

Características distintas das pistolas de cola quente

Ao escolher, você deve prestar atenção à qualidade do corpo da pistola térmica de cola. A própria caixa deve ser feita de polímeros duráveis ​​que possam suportar o calor sem queimar a mão. Existem modelos com uma janela de visualização onde você pode ver o restante da cola. As inserções antiderrapantes são frequentemente feitas nas alças e um suporte está incluído na embalagem. Interessante é o design da pistola de pintura, que acelera bastante a aplicação de cola em grandes superfícies. Ao comprar uma arma, é necessário comparar o diâmetro do cano com o tamanho do núcleo de cola - eles devem corresponder.

para conteúdos ↑

Temperatura de aquecimento necessária da cola

A cola começa a derreter já a +80 graus, mas o processo será muito lento. Portanto, as armas permitem derreter o material a + 150 ... + 200 graus, o que aumenta seriamente a produtividade. Em modelos profissionais caros, a temperatura de aquecimento da cola atinge +500 graus.

Taxa de alimentação da cola

Geralmente, as pistolas de cola podem fornecer 5-20 g de cola por minuto, embora a velocidade dependa do tempo de aquecimento e das necessidades do usuário. O limite superior do indicador, de fato, é o limite das capacidades do dispositivo e do mestre, caso contrário, há um grande risco de erro. No entanto, pistolas especiais de alta velocidade são vendidas a profissionais (30 g de cola por minuto ou mais).

para conteúdos ↑

Métodos para aplicação de cola

As maneiras mais fáceis e baratas de realizar trabalhos com cola - aplicação manual, espalhando a massa com um pequeno rolo com aquecimento preliminar. No entanto, é muito mais conveniente usar uma pistola de cola, especialmente se você precisar prender peças não muito pequenas. O bastão de cola na pistola aquece, após o que a composição estará pronta para uso.

A ligação é realizada desta maneira:

  • limpe as peças da sujeira, poeira, desengordure completamente a superfície de trabalho (as gorduras podem ser dissolvidas com acetona, álcool);
  • secar sua base, caso contrário, o grau de adesão do adesivo diminuirá bastante;
  • peças lisas para melhorar a adesão à cola devem ser tratadas com lixa;
  • aqueça elementos muito frios ou traga-os para a sala para que não haja diferença acentuada de temperatura e a cola fique uniformemente;
  • insira o bastão de cola no cartucho, ligue a pistola (no soquete ou com um botão, se o dispositivo estiver funcionando com bateria);
  • puxando o gatilho, aplique cola com tiras, pontos ou um sinusóide;
  • interconecte rapidamente as peças, pressione-as firmemente uma à outra sem demora, conserte.

Aplicação da composição termoplástica com uma pistola

A quantidade de cola seca é sempre indicada nas instruções. Geralmente, endurece completamente após 15 a 30 minutos, mas é melhor começar a usar o produto após 2-3 horas.

para conteúdos ↑

Segurança de cola quente

A toxicidade das substâncias que compõem o adesivo hot melt é baixa, mas, para evitar a inalação de fumaça durante o uso prolongado, ainda vale a pena usar um respirador. Com a ligação rápida de produtos de área pequena, uma ventilação suficiente da sala é suficiente. Outros problemas costumam surgir - queimaduras, porque a cola sai muito quente. Deve-se tomar cuidado ao trabalhar com a composição, se necessário, trabalhar com luvas.

para conteúdos ↑

Artesanato De Cola Quente

O que pode ser feito com adesivo hot-melt? Na Internet, existem muitas idéias de artesanato para iniciantes (por exemplo, no canal do YouTube Trum-Trum-Select), descrições de vida e itens interessantes do interior. Para trabalhar, você precisará de:

  • pistola de cola;
  • folha;
  • papel translúcido;
  • um lápis;
  • lápis de cera;
  • papelão;
  • tintas acrílicas;
  • brilhos etc.

Usando cola quente, você pode decorar a capa do telefone. O produto é espremido no produto na forma de qualquer padrão que você desejar, deixe secar e depois cuidadosamente pintado com tinta acrílica. Você também pode derramar cola no molde de silicone, inserindo um anel de metal na parte superior. Após a solidificação, você precisa remover o formulário - você obtém o chaveiro original.

Fazendo brinquedos com uma pistola térmica

Usando uma arma, é fácil derramar presas no Halloween. Para fazer isso, unte o papel alumínio com um creme para as mãos comum e aperte os espaços em branco diretamente no creme. Após a solidificação, eles podem ser removidos, pintados e colados a uma máscara de papelão. Usando adesivo hot melt, é permitido desenhar em tecido, lã, papel e papel de parede, cumprindo todas as idéias mais originais.

para conteúdos ↑

Remoção de cola da roupa

Acontece que durante a operação a cola pega nas coisas, na parede e até no estofamento do carro. Como remover essas manchas da roupa ou lavar o carro? No estado congelado, o adesivo hot-melt é uma substância sólida, mas, sendo quente, penetra facilmente entre as fibras do tecido. Existem várias maneiras de remover cola se você acidentalmente colar roupas e outras coisas:

  1. Coloque a coisa suja no freezer, espere a cola solidificar e raspe-a com uma faca, colher.
  2. Cubra a tábua de passar com um pano branco, coloque uma coisa sobre ela, cubra a mancha com uma aba de cima. Passe a área contaminada com ferro, enquanto o derretimento quente irá para a aba.
  3. Limpe a mancha com um pano embebido em acetona. Substitua a acetona por qualquer solvente orgânico. Antes do trabalho, é aconselhável verificar em uma área discreta como o produto atua no tecido, pois pode dissolver o padrão.

Remoção de termoplástico da roupa

É melhor trabalhar com cola quente com cuidado ou usar roupas especiais desnecessárias. Às vezes, mesmo após a remoção do influxo no tecido, permanece um ponto mais leve; portanto, é necessário prever isso com antecedência e excluir danos às coisas.

Comentários e críticas (2)
  1. Alexander

    É permitido o contato da junta colada com produtos alimentícios ao usar hastes transparentes de etileno vinil acetona?

  2. Catherine

    Boa noite, ajuda! Para uma lição de trabalho, exija uma pistola com hastes à base de água, se houver?
    Se eles trouxerem o de sempre, colocarão 2, pois é necessário que as crianças não sejam queimadas, a escola não fornece nada, e cada vez que exige algo novo dos pais !!! Obrigado

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas