icolorex-pt.technoluxpro.com/ColaMarcas de cola

Tipos, características e aplicação de adesivos epóxi

Para prender peças diferentes, nem sempre é necessário o uso de solda ou pregos, parafusos. Nas lojas de construção, existe cola epóxi, e essa ferramenta fornece uma adesão muito confiável das superfícies. O escopo de uso do material é amplo, é comprado para necessidades domésticas e para criatividade, utilizadas na produção.

O objetivo da cola epóxi

O que é cola epóxi, todo mestre sabe, construtor-instalador, trabalhador técnico. É um adesivo com uma resina epóxi (epóxi) na composição, um material polimérico com excelente adesão a diferentes superfícies. Mesmo com o advento de adesivos mais modernos no mercado da construção, o epóxi não perde popularidade.

Adesivo epóxi para obras

Na maioria das vezes, a composição adesiva é usada na construção. É ideal para concreto e metal, madeira e vidro. Como a soldagem a frio, é necessário um material à base de epóxi para colar plásticos (polipropileno, policarbonato e muitos outros tipos de plástico). A versatilidade do adesivo o torna adequado para trabalhar com borracha, cerâmica, destina-se a pedras (granito, mármore, materiais artificiais). A resina epóxi é utilizada no preenchimento de pisos, faz parte de primers, betumes, misturas para azulejos, mosaicos.

O produto é amplamente utilizado na vida cotidiana. Devido à sua boa adesão e adequação ao plástico, eles podem colar vários produtos: equipamentos, eletrônicos, peças de computador. A ferramenta é útil no reparo de uma bateria de aquecimento, louça que não está em contato com alimentos, para madeira e produtos de madeira, joias e joias de couro. Na indústria automotiva e no reparo de automóveis, a cola epóxi é adequada para o pára-choque na presença de rachaduras, lascas, para vedar o tanque de gasolina do carro e o radiador para defeitos menores. Eles reparam barcos e barcos com cola epóxi, preenchem várias unidades tecnológicas e consertam painéis solares.

para conteúdos ↑

Vantagens e desvantagens

O epóxi tem várias características positivas, por isso continua a liderar entre os análogos. Aqui estão os benefícios da cola:

  • costura elástica - a presença de uma pequena mobilidade da junta adesiva impedirá o aparecimento de rachaduras e não permitirá a destruição;
  • a capacidade de suportar flutuações de temperatura - o produto é resistente ao calor, você pode usar o produto acabado em temperaturas de até +250 graus (adesivos individuais são ainda mais altas temperaturas);
  • sem danos devido a baixas temperaturas - a junta adesiva é resistente ao gelo, não perde características de resistência mesmo a -30 graus, o que permite que o material seja usado para trabalhos ao ar livre;
  • resistência à umidade - a cola com epóxi é à prova d'água, durante a operação não responde à ação da água, vapor de água;
  • adequação para colar os materiais mais conhecidos - a cola é realmente universal, adequada para praticamente qualquer superfície;
  • tempo de secagem curto - após a aplicação, as peças se tornam rapidamente inteiras e, após a polimerização final, é praticamente impossível removê-las.

O adesivo epóxi forma uma junta elástica durável

Apesar da alta qualidade e composição do produto para serviços pesados, ele apresenta várias desvantagens. Aqui estão elas:

  • você não pode usar a massa para colar objetos em contato com alimentos, isso prejudicará o corpo, pode causar envenenamento;
  • a instrução proíbe colar com um meio de silicone, polietileno, teflon, esses materiais serão destruídos pela ação da resina, o adesivo pode até dissolvê-los parcialmente;
  • a cola tem uma velocidade de endurecimento muito alta e o mestre iniciante pode não ter tempo para lidar com a tarefa;
  • limpar o produto da superfície é muito problemático; ele deve ser limpo imediatamente, antes do endurecimento;
  • Em contato com a pele, existe o risco de desenvolver alergias ou queimaduras, você só precisa trabalhar com luvas.
para conteúdos ↑

Composição e propriedades

Os adesivos epóxi de diferentes fabricantes podem conter componentes diferentes, mas a composição básica é sempre a mesma, está em conformidade com os certificados anexos GOST. Estritamente vinculativas são duas substâncias principais na composição:

  • epóxi em si;
  • endurecedor líquido ou em pasta.

A cola consiste em resina epóxi e endurecedor.

Poliaminas, ácidos carboxílicos, aminoamidas são usadas como agentes de cura. Os adesivos monocomponentes sempre contêm solventes (acetona, xileno, álcoois) que, antes do contato com o ar e a evaporação, impedem a solidificação da massa. Como a modificação de aditivos e cargas para cola pode agir:

  • borracha sintética;
  • resina de formaldeído;
  • fibra de vidro;
  • argila, giz;
  • alumina;
  • pós de vanádio, níquel, zinco;
  • resinas de organossilício.

A cola também inclui plastificantes, que conferem plasticidade. Graças a eles, a mistura endurece e não desmorona, permanece elástica. A porcentagem de cargas a granel e diferentes varia amplamente - de 5 a 50%.

Todos os componentes de ligação acima fornecem ao adesivo epóxi as propriedades desejadas:

  • densidade ótima;
  • força de costura;
  • alta taxa de cura;
  • resistência a óleos, gasolina, água, fatores atmosféricos;
  • resistência a rachaduras, encolhimento.

Enchimento adesivo epóxi

Também é importante notar que a cola não conduz corrente - é um isolador, por isso é frequentemente usada para isolar eletricidade.

para conteúdos ↑

A diferença entre cola epóxi e resina

A principal diferença entre esses materiais é que o epóxi é um polímero com um endurecedor e a cola é uma massa com uma composição complexa. Este último inclui vários modificadores e cargas. Além disso, as diferenças devem ser observadas pelos seguintes motivos:

  • tempo de solidificação: o adesivo começa a endurecer após o tempo especificado pelo fabricante, é impossível afetar o processo e a polimerização da resina pode desacelerar ou acelerar sob a influência de fatores físicos;
  • cor: geralmente a tonalidade da resina é transparente e permanece assim por muito tempo, e a cola inicialmente parece semelhante, mas depois fica amarela;
  • finalidade: para qual resina é usada, é difícil listar (vazamento, fabricação de vários tipos de plástico, betumes, revestimentos, figuras), com cola, você só pode reparar produtos diferentes.
para conteúdos ↑

Tipos e características de cola

Pelo número de garrafas incluídas na embalagem, a cola é dos seguintes tipos:

  1. Um componente É uma mistura de epóxi com solventes e plastificantes, prontos para uso. Começa a endurecer após abrir a embalagem selada. Normalmente, esses adesivos realizam uma pequena quantidade de trabalho, podem selar pequenos defeitos, selar as costuras, fechar as lacunas. Ferramentas são amplamente utilizadas na vida cotidiana, bordados.
  2. Dois componentes. É realizado em embalagens na forma de dois recipientes. Em um deles existe um epóxi na forma de pasta, plasticina, no outro - um endurecedor. Eles precisam ser misturados em uma certa proporção, rapidamente aplicados conforme as instruções. A maioria dos adesivos epóxi é de dois componentes, eles podem ser colados a praticamente qualquer item.

Adesivo epóxi bicomponente

A consistência dos adesivos é líquida e na forma de uma massa espessa de plástico. Os materiais líquidos são vendidos em tubos e não requerem diluição.Recomenda-se a massa de plasticina para reparar cavacos, caroços e outros defeitos. Antes de usar, deve estar amassando nas mãos, misture.

De acordo com o método de cura, os materiais são classificados nos que requerem tratamento térmico e não no tratamento. O primeiro é aquecido antes da introdução do endurecedor, o último deve ser mantido à temperatura ambiente.

para conteúdos ↑

Marcas comuns

À venda, você encontra uma enorme variedade de adesivos epóxi, entre eles, marcas nacionais e importadas:

  1. "Contato". Adequado para salas com alta umidade, adequado para vedação de tubos, banheiras, banheiros.
  2. "Momento" da Henkel. Implementado em todas as lojas de ferragens, as mais populares. É embalado em diferentes embalagens - com peso de 5 g, conveniente e confiável.
  3. Componente epóxi "Super-Grip" igual. A composição contém cargas minerais, o que aumenta a força de ligação. Não possui restrições sobre os materiais processados.
  4. "Bisonte". Um gel incolor de dois componentes, usado para preencher vazios, rachaduras, lascas, ajuda a restaurar a forma do produto.
  5. "Classe". Um análogo da composição anterior. Ideal para uso em metal e ligas diversas, ajuda a reparar carros, pias, canos.
  6. "Segundo". O efeito de ligação rápida é uma característica distintiva do produto, que endurece completamente em 3 minutos.
  7. "Carrinha epóxi adesiva Novocolor." É caracterizada pelo baixo encolhimento e alta adesão a vários substratos, permitindo selar produtos com grandes fendas e lascas.
  8. Ligação de metal. A cola de 5 minutos para todos os tipos de metal também pode grudar as superfícies metálicas na madeira, plástico e outros materiais.
  9. Composto K-153. A ferramenta é preta, usada para estruturas metálicas expostas à água, petroquímicos.
  10. Ultima ("Ultima"). Uma ferramenta de dois componentes usada para conectar a maioria dos materiais conhecidos, incluindo os decorativos e os de frente. Adequado para reparação de automóveis, barcos, eletrodomésticos, encanamento.
  11. Poxipol (Poxipol). Composição de secagem rápida, endurece 10 minutos após a preparação. Você precisa trabalhar com ele muito rapidamente.
  12. EAF. Ideal para todas as superfícies - de metal a vidro. Ótimo na relação "preço-qualidade".
  13. Aço epóxi. Ótimo para qualquer tipo de metal, geralmente é referido à categoria de produtos químicos para automóveis e é recomendado para reparos de automóveis.
  14. DoneDeal "Adesivo Epóxi" na seringa. Adesivo de dois componentes que fornece uma conexão totalmente impermeável à água.
  15. BisonEpoxy 5 min. Possui polimerização rápida, adesão altamente confiável de superfícies.
  16. "Abro" (Abro). A cola deste artigo está disponível em duas cores - branco, preto, é uma "soldagem a frio" para todos os tipos de superfícies.
  17. Novol Plus 710. Este é um kit de reparo composto por resina, endurecedor, tapete de vidro (fibra de vidro). Adequado se o produto a ser colado apresentar defeitos significativos, rachaduras.
  18. Uhu. É usado para conectar diferentes tipos de plástico e metais, podendo atuar como um meio de vazamento.
  19. "Defesa - CE". Adesivo epóxi resistente a produtos químicos, vendido em grandes embalagens (10 kg cada), utilizado principalmente na produção.
  20. Epóxi Titan. Material de maior resistência, resistente a cargas de choque, uniforme. Embalado em blisters de 20 e 200 ml, em baldes de 2 litros.

Adesivo impermeável de endurecimento rápido

para conteúdos ↑

Instruções sobre adesivo epóxi

Todo o trabalho pode ser dividido em três etapas principais - preparação da superfície, mistura da composição adesiva, colagem direta dos produtos. Qualquer instrução de uso significa que uma coisa pode ser reparada de maneira correta e confiável apenas com uma boa limpeza.

Todos os vestígios de sujeira, poeira devem ser lavados, gordura deve ser removida limpando com desengordurantes. Antes de colar o produto, ele deve ser bem seco. Somente um objeto seco pode ser revestido com epóxi, porque não tolera nem uma gota de água, deteriora-se imediatamente. Para melhorar a adesão, produtos lisos devem ser limpos com uma lixa.

Existem várias dicas ao colar diferentes superfícies:

  • uma garrafa muito fria, é melhor aquecer um tubo com resina antes do uso (isso pode ser feito em uma tigela com água quente, colocando o produto lá antes da abertura);
  • se, após a primeira utilização, o adesivo for armazenado, ele será colocado na geladeira e o máximo de ar possível será removido anteriormente;
  • é necessário observar rigorosamente as proporções de mistura de resina e endurecedor, indicadas na descrição do fabricante; caso contrário, o resultado será imprevisível;
  • serragem, aparas e giz podem ser adicionados à cola acabada - esses enchimentos ajudarão a reparar melhor grandes rachaduras (normas para enchimentos - 10 a 20%).

para conteúdos ↑

Preparação de cola

Como diluir cola epóxi? O método correto de preparação é indicado nas instruções do produto específico, também existem proporções de resina e endurecedor. Na maioria das vezes, recomenda-se misturar 10 partes de epóxi e 1 parte de endurecedor, mas em alguns casos a proporção é diferente - 5: 1.

É necessário criar material em uma tigela separada, de preferência em uma tigela descartável. É necessário preparar um recipiente com antecedência, que pode ser descartado. Primeiro, você precisa espremer a quantidade certa de epóxi e diluir com um endurecedor. O líquido deve ser adicionado lentamente, caso contrário uma reação térmica violenta começará no recipiente e a resina poderá se deteriorar. Em seguida, mexa cuidadosamente o produto manualmente até que a massa fique completamente homogênea. Para fazer isso, use uma espátula de madeira, fure.

A cola está pronta para uso, eles podem colar qualquer objeto, aplicar para moldar, umedecer papel, fibra de vidro, gaze. O material impregnado é enrolado em torno do produto ou uma peça é colada para selar o defeito.

para conteúdos ↑

Cola para concreto

Muitos adesivos epóxi são adequados para colar diferentes materiais nas superfícies de concreto. Todos eles são de dois componentes, consistem em resina e endurecedor. Um exemplo é a cola epóxi Eporip, que na forma acabada é uma pasta tixotrópica. O último é aplicado a substratos de concreto horizontais e verticais com uma escova.

Adesivo à base de composição epóxi para trabalhos em concreto

As composições são usadas para colar metal com concreto, unindo elementos pré-moldados de concreto armado. Eles também criam uma camada adesiva entre concreto velho e novo, preenchem as rachaduras. É proibido aplicar cola em uma superfície molhada, nem uma nova camada de concreto pode ser aplicada sobre a cola que acabou de endurecer.

para conteúdos ↑

Remédio de metal

Como colar produtos de metal usando adesivos epóxi? A tecnologia é padrão - você precisa misturar os componentes do produto, aplicá-los em uma superfície limpa e seca. A cola "Moment Super Epoxy Metal" é perfeita, é usada em aço, cobre, alumínio, ligas. A junta adesiva acabada pode suportar temperaturas de até 250 graus, para que os produtos possam ser utilizados em condições adequadas.

Argila Moment Super Epoxy Metal

para conteúdos ↑

Colagem de plástico

Usando epóxi, quase todos os tipos de plástico são colados, mas esse material é dividido nos seguintes tipos de aderência:

  • colado facilmente (a preparação não é necessária) - poliacrilato, ABS, policarbonato;
  • facilmente ligado condicionalmente (precisa de um pouco de preparação) - poliestireno, poliéster;
  • dificilmente colado (é necessária uma preparação séria) - polipropileno, poliformaldeído.

Em casa, você pode prender o plástico dos dois primeiros grupos, enquanto o terceiro tipo de material em casa é melhor não usar. Qualquer adesivo epóxi é adequado para plástico, um EAF é considerado uma opção ideal. Os materiais convencionais são tratados com lixa. O desengorduramento de plástico é realizado apenas com álcool etílico. Acetona, solventes não devem ser usados! Depois de aplicar a cola, conserte as peças por 1 a 1,5 horas e depois seque pelo tempo especificado nas instruções.

A cola EDP é usada para colar plástico

para conteúdos ↑

Modo de temperatura

A maioria dos adesivos tolera perfeitamente o aquecimento até + 150 ... 180 graus, a força da costura resultante disso não diminui. Algumas marcas podem suportar até 250 graus, enquanto outras sofrem uma exposição de curto prazo de 400 graus.

A temperatura em que a cola endurece é, obviamente, diferente. Normalmente, a temperatura ambiente é de 20 a 23 graus. Alguns produtos congelam bem em + 10 ... + 15, mas não muitos. Normalmente, uma diminuição da temperatura diminui a reação de polimerização, um aumento - para acelerar o endurecimento da resina.

para conteúdos ↑

Tempo de secagem

Por quanto tempo o adesivo epóxi seca? Como regra, a polimerização completa é alcançada em 24 horas, antes que o produto não possa ser operado. Mas itens pequenos que não transportam a carga podem ser usados ​​após 12 horas (por exemplo, broches). O endurecimento inicial dura 30 a 60 minutos, a soldagem a frio endurece em 5 a 20 minutos. É necessário ler atentamente as instruções antes do trabalho para ter tempo de aplicar a massa a tempo - caso contrário, será estragada.

Como remover uma ferramenta extra? Para remover resíduos de cola, você precisa agir imediatamente, até a composição endurecer. Um pano é usado, um pedaço de curativo, que remove a massa arrastada. No futuro, as manchas só podem ser removidas mecanicamente.

Composto epóxi de cura rápida

para conteúdos ↑

Medidas de segurança

O trabalho com cola deve ser realizado apenas com luvas, um respirador, roupas apertadas. A sala fornece ventilação forçada, porque o vapor de cola é prejudicial ao corpo. Se o produto entrar em contato com a pele, ele será lavado com sabão e seco cuidadosamente. Os pratos em que a cola foi diluída devem ser descartados - é impossível cozinhar nela e consumir alimentos. O trabalho em larga escala é melhor realizado ao ar livre, para não prejudicar a si mesmo e aos entes queridos.

Adicionar um comentário

Tintas

Cola

As ferramentas